Saiba quais os sinais de que está na hora de sair da casa dos seus pais

Morar com os pais pode parecer tudo de bom e realmente tem suas vantagens, como ter suas roupas sempre limpas, geladeira sempre cheia de coisas gostosas, contas sempre pagas, as vantagens são muitas. Porém, a vida é feita de fases e chega um momento em que apenas isso já não basta mais nós precisamos crescer, conquistar e construir nosso próprio espaço, da nossa maneira. Um dos sinais que está na hora de sair da casa dos seus pais é quando esse sentimento se instala.


Porém, de alguns anos para cá, essa dinâmica mudou um pouco. Até poucas décadas atrás, as pessoas saíam bem jovens da casa dos pais, geralmente já casadas e com o intuito de construir suas próprias famílias. Atualmente, esse cenário é um pouco diferente, já que são muitas possibilidades e nenhuma regra. 


Alguns jovens sonham desde a adolescência em ter um cantinho próprio para receber os amigos, decorar do seu jeito, com a sua personalidade, ou até mesmo para lavar a louça na hora que desejar. No entanto, mesmo que não seja um desejo de muito tempo, sair da casa dos pais se tornará uma necessidade em algum momento. Afinal, com o tempo, as pessoas começam a trilhar o próprio caminho e pode ser que ele não inclua os pais.


Para te ajudar a refletir um pouco sobre esse momento delicado e te ajudar com possíveis dúvidas se esse é o momento certo, a Nova Época Imóveis trouxe alguns sinais de que está na hora de sair da casa dos seus pais e seguir seu próprio caminho, além de algumas dicas de como fazer isso da melhor forma possível. E se você está procurando por um imóvel, não deixe de conferir nosso site, temos mais de 15 mil opções em todo o RJ!


Sinais de como saber se é a hora de sair da casa dos seus pais


1. Você sente que seu espaço está sendo invadido constantemente 


Falta de privacidade e de liberdade são algumas das queixas mais frequentes que existem quando o assunto é morar na casa dos pais. Isso porque tem aqueles que se metem em tudo, que querem saber que horas os filhos saem de casa e o horário que planejam voltar, mexem nos seus pertences e têm um sentimento de posse muito grande com a casa, afinal, eles são os responsáveis por bancar o lugar. 


Por isso, o primeiro sinal, e um grande indício, de que está na hora de você começar a se planejar para sair de casa e arrumar seu próprio cantinho é quando você se sente constantemente invadido dentro de casa. 


2. Seus horários e estilo de vida não combinam mais com os dos seus pais


Quando ainda somos crianças ou adolescentes, nossos pais têm um papel fundamental nas nossas vidas. Afinal, são eles que decidem o que devemos ou não fazer. No entanto, conforme vamos ganhando idade, criamos um estilo de vida próprio que geralmente não coincide com o dos genitores. Por exemplo, caso você goste de receber amigos em casa, mas seus pais não gostam de dormir tarde, pois precisam levantar cedo no dia seguinte, você não conseguirá se reunir muito com os amigos em casa.


Além disso, é normal que os pais exijam silêncio quando estão dormindo, mas quando se trata dos filhos, não se importam de acordá-los. Se seus pais acordam muito mais cedo do que você, toda a rotina da casa levanta com eles, o que pode atrapalhar seus horários de descanso. Esse é outro sinal importante de que está na hora de você arrumar um lugar próprio. 


3. Você sente que precisa ter suas próprias conquistas


Nem sempre o desejo de sair de casa é consequência de um mau relacionamento com os pais ou de um mal estar por viver naquele local. Muitas pessoas também sentem que, mesmo com tudo aquilo à disposição, devem seguir seu próprio caminho e conquistar suas próprias coisas. Afinal, é muito bom chegar em casa e sentir que tudo ali funciona por mérito seu e, caso você já possua uma certa estabilidade financeira, esse pode ser seu próximo passo.


Por isso, se você tem vontade de andar com seus próprios pés e construir seu espaço, esse é outro sinal importante de que está na hora de você se planejar a procurar seu canto. 


4. Você está em um relacionamento amoroso que está ficando cada vez mais sério


Por último, mas não menos importante, outro sinal de que está na hora de você se mudar da casa dos seus pais é quando você está em um relacionamento amoroso e sente que está chegando a hora de construir uma família. Caso você esteja em um relacionamento bem estável e pense em se casar, ter filhos e montar seu próprio ninho, a casa dos seus pais será pequena demais para abrigar esse sonho. 


É como dizem, quem casa quer casa! Nesses casos, a mudança pode ser tornar ainda mais fácil, afinal, as responsabilidades são divididas entre o casal. 


Dicas para sair da casa dos seus pais da melhor forma


1. Planeje-se e pesquise com antecedência


Sem plano nenhum, é possível que você vá se estressar mais do que precisa. Por isso, o ideal é que você reflita um pouco sobre o que você realmente quer, quando e de qual forma. Independente do motivo porque você quer sair da casa dos seus pais, o principal é que você pense no momento de vida que você está, nas coisas que você precisa fazer no seu dia a dia e em quanto você pode gastar. A partir daí, você pode encontrar um caminho realista do que você precisa fazer para alcançar o resultado que você quer.


Antes de tomar essa decisão, é essencial que você saiba o que significa sair da casa dos pais, ou seja, o quanto você precisa e o quanto pode gastar por mês, dividindo em custos fixos (aluguel, água, luz, telefone, internet) e variáveis (lazer, comer fora, festas, compras). Para te ajudar com isso, procure tirar um mês para anotar todas as suas transações, dar uma olhada nos valores e nas categorias desses gastos. Com esses números em mãos, procure economizar, pois você precisará de um dinheiro reserva para emergências. O ideal é que você tenha 6 meses de custo fixo de vida. 


2. Procure imóveis que caibam no seu orçamento


Com seu planejamento e suas economias em dia, está na hora de você começar a procurar pelo lugar ideal para você e suas necessidades. Pode parecer um pouco óbvio, mas é importante ressaltar que é melhor você olhar somente aqueles imóveis que você pode de fato bancar, em um planejamento a longo prazo. 


Dessa forma, você pode evitar o estresse de perder um lugar lindo pelo qual você se apaixonou, mas que, na prática, você não pode pagar neste momento da sua vida. Uma dica dada por especialistas em finanças para você se preparar é que o valor gasto com moradia não passe de um valor X da sua renda mensal, assim, você pode evitar passar por apertos. 


3. Conheça os documentos exigidos para alugar um imóvel


Outra dica para que sua mudança de vida seja a melhor possível é que você saiba quais os documentos exigidos em um contrato de aluguel, afinal, você tem que começar a se virar sozinho. Os documentos necessários para essa transação são:

 

  • Cópia autenticada de RG e CPF;
  • Comprovante de renda (deve ser pelo menos 3x o valor do aluguel);
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de Imposto de Renda.

 

4. Aprenda a cuidar da casa


Diferente da casa dos seus pais, quando você mora sozinho a louça não vai sumir da pia sozinha, a despensa não vai se encher se você não fizer as compras, as roupas não vão aparecer limpas no seu armário. Ou seja, você vai precisar fazer tudo isso por conta própria e, para isso, precisará aprender como cuidar de uma casa.


Uma boa dica é que você peça para familiares ou amigos te ensinarem algumas coisas básicas ou você pode procurar a ajuda do YouTube, que conta com inúmeros tutoriais de como limpar e organizar sua casa. 


5. Leve em consideração a ideia de dividir a casa com alguém


Uma boa forma de fazer a mudança da casa dos seus pais pesar menos no seu bolso é dividir um apartamento com alguém. Você pode buscar um apartamento para alugar com um amigo ou colega ou procurar um quarto vago em um apartamento de outra pessoa. Além de ser mais barato, de quebra você ainda ganha uma companhia, o que ajuda a atenuar um pouco da solidão e da ansiedade que esse momento pode gerar.


Gostou das nossas dicas? Fique atento aos sinais que enumeramos aqui e, caso você esteja pensando em ter um espaço próprio sem depender do pagamento de aluguel, a Nova Época pode ter o lugar ideal para você começar essa nova fase da sua vida. Veja os imóveis no nosso site e entre em contato com um dos nossos associados! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade