Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

IPCA ou TR: saiba qual o melhor índice para seu financiamento imobiliário

24/07/2025min de leitura

No mercado imobiliário brasileiro, para quem está considerando adquirir um imóvel com a ajuda de um financiamento, é fundamental compreender as diferenças entre as taxas e índices. Isso porque os índices imobiliários podem interferir de maneira direta nos custos do financiamento do imóvel. Se você está procurando por um imóvel e pensa em pegar um financiamento, certamente já deve ter se perguntado qual o melhor índice, IPCA ou TR.

De primeira, os dois índices desempenham papéis fundamentais na determinação do custo total do crédito habitacional, porém, eles operam de formas distintas, refletindo diferentes aspectos da economia nacional. Isso significa que a escolha entre IPCA ou TR pode ter um grande impacto nas finanças pessoais de quem procura por um financiamento imobiliário. Logo, entender o que é cada um e como eles funcionam vai ser importante para decidir a melhor opção.

Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para explorar as vantagens de cada um desses índices, para que você possa fazer uma escolha informada e mais adequada para a sua situação. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais informações sobre o mercado imobiliário, a compra e venda de imóveis, financiamento imobiliário e muito mais!

Relembrando: o que é IPCA e TR?

Para escolher a melhor opção para sua situação, é fundamental você entender que cada índice pode apresentar vantagens e desvantagens diferentes. Por isso, geralmente o que define a melhor escolha são suas necessidades imediatas, planos a longo prazo e possibilidades financeiras. Agora vamos explicar o que são esses termos e a função de cada um no processo de financiamento imobiliário:

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é o principal indicador usado para medir a inflação no Brasil, refletindo a variação média dos preços de produtos e serviços consumidos por famílias brasileiras. Ele é calculado mensalmente pelo IBGE. Assim, o IPCA abrange vários itens essenciais, como alimento, educação, transporte e saúde, proporcionando uma visão mais ampla dos custos de vida no país.

Quando o assunto é financiamento imobiliário, o IPCA tem ganhado destaque por ser uma alternativa à Taxa Referencial na correção monetária de saldos devedores. Isso porque, diferente da TR, que é vinculada às taxas de juros e pode não acompanhar a inflação de maneira direta, o IPCA oferece correção mais alinhada aos custos reais de vida dos consumidores.

Isso significa que, dependendo do caso, o IPCA pode suceder em prestações iniciais mais baixas em períodos de inflação controlada, porém implica em possíveis variações nas parcelas ao longo do tempo, dependendo das condições econômicas.

Taxa Referencial

A Taxa Referencial também é um índice financeiro importante no Brasil, principalmente em contratos de financiamento como os do Sistema Financeiro da Habitação. A TR foi criada em 1990 e é calculada pelo Banco Central, que leva em consideração a média das taxas de juros praticadas pelos principais bancos do país. Atualmente, ela reflete o custo médio do capital emprestado no mercado financeiro e é atualizada diariamente.

Isso significa que, além de influenciar a rentabilidade de investimentos, a Taxa Referencial ainda é usada para ajustar os saldos devedores em financiamentos imobiliários. Além disso, esse índice está diretamente ligado à taxa básica de juros, Selic, e pode não acompanhar aumentos nos preços. Ou seja, é possível que isso impacte no custo final de empréstimos e financiamentos vinculados a esse índice.

Como esses índices influenciam no mercado imobiliário?

Ambos os índices citados influenciam o valor dos imóveis e geram impacto direto na decisão de compra, tendo grande impacto no mercado imobiliário, principalmente quando o assunto é financiamento habitacional. A escolha da melhor opção pode afetar os custos e a dinâmica do mercado como um todo, influenciando em alguns aspectos:

Decisão de compra

Escolher entre IPCA e TR vai influenciar na decisão de compra dos consumidores, uma vez que financiamentos mais estáveis podem atrair compradores que buscam segurança, ao passo que aqueles que esperam uma inflação controlada podem preferir financiamentos atrelados ao IPCA para aproveitar prestações iniciais mais baixas.

Oferta e demanda

Mudanças nas taxas desses índices também podem afetar a oferta e demanda de imóveis, uma vez que uma alta na TR, por exemplo, pode reduzir a acessibilidade dos financiamentos, reduzindo a demanda por imóveis, ao passo que uma alta no IPCA pode levar a um aumento nas parcelas e uma redução na procura por financiamentos como consequência.

Valor dos imóveis

A forma como os financiamentos são corrigidos também tem poder de influenciar no valor dos imóveis, uma vez que, em um mercado onde os financiamentos são, em sua maioria, corrigidos pela TR, o valor dos imóveis pode ser mais estável. Já em um mercado em que predominam financiamentos corrigidos pelo IPCA, os valores dos imóveis podem oscilar mais atrelados à inflação.

Afinal, qual a melhor opção: IPCA ou TR?

A princípio, o IPCA costuma ser maior do que a TR, uma vez que o primeiro mede a inflação no Brasil, ou seja, a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias no Brasil. Pela inflação refletir o aumento global dos serviços na economia, o IPCA costuma ser mais alto. Já a TR é calculada com base na média das taxas de juros dos principais bancos do país e costuma ser mais baixa, pois não reflete diretamente as mudanças nos preços, mas sim as condições do mercado financeiro.

Vantagens e desvantagens de financiar imóvel pelo IPCA

Quem espera uma inflação controlada e prefere prestações iniciais mais baixas, essa é uma das maiores vantagens para escolher o IPCA. Outra característica que é uma grande vantagem é que as variações são mais controladas e menos agressivas ao mercado quando comparado a outros índices, como o IGP-M, por exemplo.

Porém, é importante estar pronto para possíveis variações das prestações, uma vez que, com a inflação aumentando, as prestações subirão com ela, o que pode tornar os pagamentos mensais imprevisíveis. Além disso, embora as prestações iniciais possam ser mais baixas, o custo total do financiamento pode ser maior caso a inflação permaneça alta durante o período do empréstimo.

Vantagens e desvantagens de financiar imóvel pela TR

Financiar um imóvel pela TR pode ser vantajoso para muitos compradores, especialmente devido ao seu custo-benefício a longo prazo. Por ser menos volátil, esse índice oferece uma previsibilidade maior sobre os valores das parcelas, que tendem a ser praticamente iguais mensalmente. Além disso, contratos que usam o Sistema de Amortização Constante têm o valor da prestação reduzido ao longo do tempo.

Quando o SAC é combinado com a TR, além da estabilidade que o índice proporciona, os mutuários também se beneficiam de uma queda progressiva no valor das parcelas. Isso torna o financiamento ainda mais acessível a longo prazo.

Porém, assim como o IPCA, também é importante entender que, em períodos de alta inflação, a TR pode não corrigir adequadamente o saldo devedor, resultando em um descompasso entre dívida e realidade econômica, desvalorizando o valor pago. Além disso, embora as parcelas possam ser mais estáveis, a correção monetária insuficiente no cenário de alta inflação pode gerar acúmulo de saldo devedor, que pode ser percebido apenas a longo prazo.

Outra desvantagem da TR é que ela não reflete diretamente as mudanças no custo de vida, o que pode ser negativo para quem prefere um índice de correção mais alinhado com a inflação.

Gostou do post? A Nova Época espera que você tenha compreendido as diferenças entre realizar seu financiamento imobiliário por esses dois índices. Assim, você pode analisar o que mais se encaixa na sua situação! Se você está em busca de uma casa ou apartamento novo no município do Rio, não deixe de conferir as opções que temos e fale com um dos nossos corretores para mais informações!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":