Entenda qual perfil de imóvel é o melhor para você

01/06/2022min de leitura

Existe uma grande variedade de tipos de construções residenciais, por isso, na hora de procurar o seu próximo imóvel, seja ele comprado ou alugado, é aconselhável que seu conhecimento sobre os perfis de imóveis seja mais profundo para que você possa escolher de acordo com o que deseja e suas necessidades. O mercado imobiliário dispõe de diversas e excelentes alternativas, cada uma com um aspecto que as torna diferentes.


Na hora de tomar a decisão final, é indispensável que você considere esses aspectos para avaliar e determinar se a sua opção é a mais adequada, sempre levando em consideração o seu estilo de vida e o que você precisa no momento. Logo, nada melhor do que a pesquisa para que você obtenha as informações que precisa para evitar contratempos desnecessários no futuro. Lembre-se que este pode ser um dos maiores investimentos da sua vida, é importante ter calma e atenção na hora de fazer sua escolha.


Para te ajudar na sua decisão, a Nova Época Imóveis preparou esse post com os tipos de imóveis que você encontra com maior facilidade no mercado, suas características, as diferenças e vantagens de cada uma. Para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog e caso você esteja à procura do imóvel ideal para você e sua família, temos mais de 15 mil imóveis disponíveis no nosso site! Entre em contato com um dos nossos corretores, eles podem ajudar a tornar esse processo bem mais tranquilo para você!


Afinal, qual a importância de conhecer os diferentes perfis de imóvel


Como dissemos brevemente acima, entender as peculiaridades dos diferentes tipos de imóveis residenciais do mercado te ajuda a identificar com mais segurança qual deles mais se adequa ao que você procura e te convém para locação ou aquisição. Estando ciente das particularidades de cada modelo de imóvel, você vai ter menos trabalho na hora de procurar o ideal para você, pois é possível limitar sua busca exatamente ao que você quer.


Além disso, é fundamental que você conheça os diferentes tipos de imóvel que existem disponíveis no mercado porque, além da localização, segurança, qualidade de vida e infraestrutura no entorno, também é fundamental saber o tamanho do imóvel, o número de cômodos que ele possui, quantas pessoas ele comporta, entre outras características.


Tipos de imóveis mais comuns no mercado


1. Casa geminada


Esse tipo de residência integra construções idênticas, ou seja, com a mesma divisão interna, o mesmo visual, que compartilham o mesmo teto e estão erguidas em um terreno repartido proporcionalmente. A separação entre as casas é feita por uma parede, que atua como uma divisória.


As áreas de lazer e de serviço e o estacionamento das casas geminadas podem ser compartilhados, sendo a responsabilidade de cuidar por conta dos respectivos moradores. Com isso, a integração e a conquista de novas amizades se tornam mais fáceis. Construindo um bom relacionamento, é possível contar com o vizinho para observar sua residência durante uma viagem, por exemplo, por isso é importante cultivar boas relações nesses casos.


2. Kitnet


A kitnet ou quitinete é um modelo de imóvel residencial muito comum em cidades mais universitárias ou com uma demanda de moradia para pessoas solteiras ou até casais sem filhos. Isso porque é um imóvel com espaço mais compacto, podendo sua área variar de 15 m² a 40 m². Esse imóvel costuma ter um quarto, uma sala e uma cozinha conjugadas e integradas à área de serviço.


Por conta do seu espaço menor, a kitnet é mais prática e fácil de decorar, de fazer a limpeza e de manter a organização. Além disso, esse tipo de imóvel também é um atrativo para investimento principalmente por ter sempre uma boa procura por esse tipo de moradia.


3. Apartamento


Os apartamentos são unidades domiciliares que ocupam uma fração de um edifício administrado por um síndico escolhido pelos moradores ou contratado para isso. Os apartamentos costumam ter suas divisões de cômodos definidos e, em geral, são especificados pelo número de quartos, podendo oferecer 1, 2, 3 ou mais dormitórios, com suíte ou não, cozinha, banheiro, área de serviço, de lazer e vaga na garagem. Dependendo dos condomínios, ainda é possível contar com academia, salão de festas, churrasqueira, parquinho ou segurança monitorada 24h. 


Um apartamento também pode ser identificado pela quantidade de andares que tem, podendo ser um duplex, que possui dois andares, e um triplex, que possui três. Estes são apartamentos maiores, geralmente localizados na cobertura dos edifícios. A divisão dos espaços nos apartamentos duplex costuma ser: áreas de serviço e sociais ficam no primeiro pavimento e quartos e banheiros no segundo. Já nos triplex, o terceiro pavimento costuma ser destinado à área de lazer, que costuma incluir salão de jogos, piscina e sauna. 


Outro tipo de apartamento é o garden ou Giardino, comumente mais procurado por quem está trocando uma casa por um apartamento, pois ambos possuem alguns espaços iguais, como o jardim, por exemplo. Esse tipo de apartamento costuma ficar localizado no andar térreo e dispõe de quintal e de um jardim. Alguns também contam com piscina e churrasqueira.


4. Loft


Esse tipo de imóvel residencial costuma ter um espaço amplo, que não tem os ambientes divididos por paredes, com pé-direito alto, mezanino e janelas grandes, que ajudam a favorecer a iluminação natural do lugar, a economia de energia elétrica e uma visão diferente do espaço urbano ao seu redor. Seu espaço proporciona uma flexibilidade para você usar o lugar da maneira mais conveniente, de acordo com sua rotina e suas necessidades.


Esse é um modelo de habitação inspirado nos antigos galpões industriais e armazéns encontrados nos Estados Unidos na década de 1970. Naquela época, esse tipo de imóvel era mais comumente reformado e habitado por profissionais liberais, artistas, executivos e publicitários.


5. Cobertura


Localizada no último andar dos edifícios, a cobertura é um modelo de imóvel que disponibiliza diversas facilidades que as diferenciam das demais unidades do edifício, sendo elas: área de lazer externa com piscina, churrasqueira, sauna e espaço para musculação. Esse imóvel oferece um ótimo espaço para morar, tendo sua área de um tamanho equivalente a dois apartamentos, com alguns bônus. 


Além disso, na cobertura é mais fácil vivenciar a privacidade típica que você costuma encontrar nas casas com a segurança proporcionada pela vida em condomínio. Outra vantagem desse tipo de imóvel é a possibilidade de personalizar o espaço de acordo com a sua personalidade e do seu jeito.


6. Flat


Também conhecido como apart-hotel, o flat é um tipo de imóvel residencial que conta com cozinha, banheiro e geladeira, além de dispor de serviços similares aos de um hotel, porém com taxas menores e sem as formalidades e características de uma hospedagem. Os benefícios deste modelo de imóvel variam conforme as regras do condomínio, porém, em geral, estão incluídos serviços de porteiro 24h, camareira, área de lazer, lavanderia, manobrista, televisão e restaurante.


Como podemos perceber, existe uma boa variedade de modelos de imóveis no mercado, por isso é indispensável que você conheça os mais comuns para tomar a decisão certa! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":