Corretor de imóveis: dicas de como otimizar sua rotina de trabalho

A rotina de trabalho de um corretor de imóveis não é nada fácil e isso é um fato, afinal, esse profissional tem que trabalhar com muitas variáveis e enfrenta vários desafios no dia a dia, como a concorrência do mercado e o aumento no nível de exigência dos clientes. E trabalhar com mais eficiência e precisão é recomendável em qualquer segmento do mercado, principalmente se você atua em áreas muito competitivas e dinâmicas, como é o caso do setor imobiliário.

O corretor de imóveis, além de estar em constante contato com clientes e sempre visitando diferentes imóveis, também está sempre procurando novas estratégias de marketing e formas de captar novas unidades, assim como se informar sobre as constantes atualizações desse segmento do mercado.

Diante dessa realidade, muitos profissionais dessa área procuram sempre tentar otimizar seu trabalho por meio de uma rotina mais eficiente, de modo a ganhar mais vendas e nome no mercado. E conhecer dicas para ajudar nessa questão pode ser extremamente importante nesse processo.

Para te ajudar a entender como aumentar suas vendas, manter um bom ritmo de trabalho, proporcionar um atendimento de excelência para seus clientes e ser um corretor bem-sucedido, a Nova Época Imóveis  trouxe esse post com algumas dicas que envolvem gestão de tempo, organização, foco e dedicação. E não esqueça: para mais dicas sobre o setor imobiliário, não deixe de conferir nosso site!

1. Planeje bem suas atividades

A primeira dica da nossa lista para te ajudar a otimizar a rotina de corretor de imóveis é fazer um bom planejamento de atividades. Além de ser o primeiro passo, ele também é essencial, uma vez que o dia a dia do profissional que trabalha com corretagem envolve uma série de funções muito diferentes, como a análise de propriedades, a elaboração de contratos de locação, a apresentação para vendas, entre outros.

Fazer um esboço de cada atividade pode te ajudar executá-los com mais facilidade, diminuindo o risco de esquecer algum compromisso ou prazo importante. Outra dica que vale à pena, no fim do expediente, é realizar uma pequena análise para verificar quais tarefas foram concluídas e quais vão precisar de remarcação.

2. Aprenda a gerir seu tempo

Outra dica muito importante é que você precisa saber gerir seu tempo para otimizar a rotina de trabalho, afinal, para um corretor de imóveis cada minuto é importante. Atualmente, é muito comum que as pessoas tenham dificuldades em administrar seu tempo, o que leva muitos a gastar horas de trabalho que acabam não resultando em muita produtividade.

Para saber gerir seu tempo, é necessário que você organize seus eventos, seus compromissos e suas reuniões de maneira que seja possível fazer a distribuição das horas de trabalho da melhor forma, assim como controlar sua disponibilidade. É fundamental, também, que todas as tarefas sejam feitas na data correta, sem atrasar sua agenda.

3. Aproveite os benefícios dos aplicativos

A tecnologia está chegando em todas as áreas do mercado para facilitar nossa vida, por isso, uma dica para te ajudar a otimizar sua rotina de trabalho de corretor é usá-la em seu benefício. Atualmente, existem inúmeros aplicativos, com as mais variadas funções, disponíveis no mercado que podem trazer soluções para os profissionais de corretagem.

Porém, não é só investir em aplicativos direcionados para o mercado imobiliário e seus profissionais. Você precisa investir em aplicativos que podem te ajudar a se deslocar com mais facilidade, aplicativos que funcionam como agenda digital, para te ajudar a gerenciar melhor seus compromissos e reuniões, aplicativos que funcionam como gestores de contatos, de agendamento de visitas, de listas de clientes. Qualquer aplicativo que possa facilitar a sua vida de alguma forma é válido.

4. Aprenda a direcionar seu foco

Outra dica essencial para você conseguir montar uma rotina de trabalho eficiente é aprender a direcionar seu foco. Pode parecer que não, mas não é difícil encontrar profissionais atarefados que não conseguem definir quais as suas prioridades e quais as tarefas que podem ser feitas mais tarde, sem comprometer seus prazos e o andamento das suas vendas.

Lembre-se: não é possível fazer todo o serviço ao mesmo tempo, por mais que você tente, por isso, é necessário direcionar o foco para o que é de maior importância ou mais urgente. O cenário ideal é aquele em que você faz uma tarefa por vez, o que ajuda a proporcionar melhores rendimentos e qualidade para seu trabalho.

5. Procure ter uma rotina na sua vida pessoal também

Não é mistério que a forma como gerenciamos nossa vida pessoal afeta nossa vida profissional. Por isso, ter uma rotina saudável na sua vida pessoal é, sem dúvidas, uma ótima maneira de aumentar sua produtividade no trabalho, colhendo, assim, melhores resultados na vida profissional. Para isso, você precisa cuidar da sua saúde, ter seu sono regulado e bons momentos de lazer em dia. Desse modo, você terá muito mais energia e, consequentemente, produzirá muito mais no trabalho.

É importante, também, que você não se esqueça de relaxar a mente para ter mais concentração ao realizar suas atividades. Procure adaptar sua rotina de trabalho e adote pausas programando alguns intervalos ao longo do dia, assim, você pode descansar a mente e descontrair. Mesmo durante aqueles dias mais estressantes e de muito trabalho, é importante que você tire alguns minutos para você.

6. Melhore sua comunicação com os clientes

Nossa última, mas não menos importante, dica para te ajudar a montar uma rotina de trabalho como profissional de corretagem mais eficiente é melhorar a comunicação que você tem com seus clientes. Um bom corretor de imóveis não pode permitir que os clientes o esqueçam, principalmente se estiverem em um processo aberto de vendas ou locação. Porém, também é preciso ter cuidado para não ser inconveniente, pois você pode acabar perdendo o cliente e as indicações futuras.

O mais indicado é que você faça contatos com equilíbrio e sempre com autorização apropriada. Independente da estratégia que você escolher usar, seja através do WhatsApp ou por e-mail marketing, procure mandar somente aquelas mensagens que seus clientes queiram receber, com anúncios relevantes e personalizados.

Seguindo essas dicas, a Nova Época espera que você, corretor de imóveis, consiga otimizar sua rotina de trabalho para melhorar seu desempenho e conseguir resultados muito melhores no fim do mês.

 

 

Escrito por Mariana Carvalho