Consórcio Contemplado: Entenda o que é e por que pode ser o Caminho Mais Seguro para Adquirir Bens Imóveis
Quem pensa ou está se planejando para comprar uma casa ou apartamento precisa estudar todas as opções de ajuda para realizar este feito. O consórcio contemplado é uma alternativa como se fosse à vista, a diferença é que o número já foi sorteado e o documento pode ser usado quando quiser. Para isso, você precisa adquirir a cota e aguardar a contemplação ou já comprar a carta de crédito contemplada.
O consórcio contemplado nada mais é do que uma modalidade em que o interessado já pode usar a carta de crédito para comprar o bem, sem a necessidade de um financiamento imobiliário. No entanto, existem regras a serem seguidas para legalizar a compra da casa própria e evitar possíveis problemas com a administradora. Independentemente de como você irá usar este consórcio, é importante estar atento às regras a serem seguidas em cada um dos casos.
Ficou interessado em saber como funciona o consórcio contemplado, quais as vantagens de escolher fazer um para comprar uma casa ou apartamento e quais os principais cuidados a serem tomados nessa situação? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Se você está procurando por um imóvel no Rio de Janeiro, mas não sabe ainda por onde começar, fale com um dos nossos corretores para receber ajuda especializada e confira nossos imóveis em www.novaepoca.com.br!
Afinal, o que é um Consórcio Contemplado?
O consórcio contemplado é uma modalidade cuja carta de crédito já teve seu número sorteado ou lance escolhido, antes mesmo do débito ser totalmente quitado. Com base nisso, o cotista tem o direito de adquirir o bem desejado como se fosse à vista, uma vez que o valor será antecipado. Este é, inclusive, o motivo pelo qual existe o fundo comum. Ao fazer um consórcio de imóveis, você adquire uma cota que será paga em determinada quantidade de meses predeterminada e por um valor específico.
Assim como em qualquer outro consórcio, todos os valores mensais pagos pelos consorciados são revertidos para esse fundo comum, processo que ocorre pelo menos uma vez por mês. Além disso, ainda existem os lances, uma forma de antecipar a contemplação do consórcio. Todos os mensais pagos pelos consorciados são revertidos para esse fundo comum. Conforme um deles é contemplado, o dinheiro serve para custear o uso da carta de crédito. Logo, esse documento tem uma numeração que poderá ser sorteada.
De qualquer maneira, a cota dos consorciados recebe a carta de crédito, documento que permite realizar a compra do bem. Dentro do consórcio, você pode escolher entre apartamentos, casas, veículos, serviços, entre outros. Sendo o consórcio contemplado ou não, seu funcionamento é o mesmo. Esse é um dos passos para a compra do imóvel próprio!
Consórcio Contemplado x Consórcio Não Contemplado
A diferença entre o consórcio contemplado e o consórcio não contemplado é a possibilidade de uso da carta de crédito. Enquanto, no primeiro caso, ela já está disponível e pode servir para adquirir um bem na hora, no segundo caso será preciso esperar o sorteio ou participar de um lance para antecipar o valor a ser recebido.
De resto, nada muda. Com qualquer uma das modalidades, o consorciado tem os mesmos direitos e deveres, precisando arcar com todos os compromissos financeiros. Caso contrário, não será possível usar a carta de crédito ou pode ter o bem recuperado.
Como Funciona o Consórcio quando é Contemplado?
Quando é contemplado, o consórcio funciona a partir da entrega da carta de crédito ao cotista, que recebe esse documento que irá permitir a compra do bem como se fosse à vista. Ao escolher o bem que interessa, ele irá cumprir as etapas da administradora, que fará o repasse dos valores ao vendedor. O recebimento da carta de crédito vai depender da numeração da cota ter sido sorteada ou do cotista ter vencido uma das modalidades de lance disponíveis.
Outra alternativa é adquirir um consórcio já contemplado. Qualquer que seja o caso do consorciado, essa possibilidade existe tanto para a compra quanto para o investimento em imóveis e outros bens. Basta fazer apenas a aquisição da modalidade certa.
Quanto Tempo leva para receber Consórcio Contemplado?
Já o tempo para receber o consórcio contemplado é de, no mínimo, 3 dias úteis após o vencimento do lance ou sorteio. Porém, o prazo pode variar de acordo com a administradora e o cumprimento das etapas exigidas. Além disso, é importante lembrarmos que não existe obrigatoriedade de contemplação a qualquer momento. Caso chegue à data de vencimento do grupo do consórcio de imóveis sem vencer sorteio ou lance, todos os participantes recebem a carta de crédito.
Como comprar Cartas de Consórcio Contempladas?
Para comprar as cartas de consórcio contempladas, basta adquiri-las nessa condição junto a um cotista que foi sorteado ou teve seu lance escolhido. Independentemente do caso, será necessário passar por uma análise cadastral da administradora. Após a aprovação, o consorciado receberá o documento, porém sua recusa também pode ser feita. Apesar disso, a taxa de autorização costuma ser menor do que no financiamento imobiliário.
Reforçamos, ainda, que a aquisição da carta de crédito contemplada é uma opção válida. Contudo, ainda que a cota tenha sido sorteada, a administradora precisará autorizar a troca de titularidade para liberar o dinheiro para a compra de imóveis, por exemplo.
E Quanto Custa o Consórcio Contemplado?
Um consórcio contemplado pode custar entre 25% e 30% a mais do que o valor do crédito. Essa é a taxa válida para a compra de imóveis. Para outras modalidades, a alíquota vai variar de 10% a 30%. Nesse caso, vai ser importante lembrar que o consórcio de imóveis precisa ser comparado ao crédito imobiliário via financiamento. Afinal, tendo a carta de crédito mais cara, é válido calcular para ver se há diferença no valor final pago.
Existe Reajuste depois de ter sido Contemplado?
Sim, existe reajuste depois de ter sido contemplado, a legislação permite a atualização das parcelas de acordo com um indicador de mercado para que todos os participantes do grupo consigam comprar bens de forma igual, ou seja, com o mesmo poder de compra. Caso essa atualização deixasse de acontecer, quem recebesse a carta de crédito mais para o final seria prejudicado ou o consórcio não teria sustentabilidade financeira.
O que acontece com quem é Contemplado no Consórcio e tem Nome Sujo?
Caso você seja contemplado no consórcio e tenha o nome sujo, poderá ter o uso da carta de crédito recusado. A administradora fará uma análise de crédito nesse momento, que irá levar em consideração o histórico de consumo e as dívidas existentes. Ou seja, é preciso garantir as condições de pagamento para que o consorciado receba o documento e possa comprar o bem.
Em outras palavras, caso o consorciado esteja com o CPF negativado, poderá ter problemas para ter a carta liberada para a aquisição do bem, o que tende a atrapalhar a compra da sua casa ou apartamento.
Como é feita a Contemplação no Consórcio Imobiliário?
A contemplação no consórcio de imóveis é feita através de sorteios ou lances, sendo os primeiros realizados todos os meses durante a assembleia geral. Logo, todos os consorciados adimplentes participam. Já os segundos ocorrem no mesmo dia, mas de maneira separada, somente com quem deseja passar por esse processo. Dessa forma, o sorteio é normal e você participa desde o momento que adquire a cota, a única exigência para ter esse direito é pagar todas as parcelas em dia.
Em contrapartida, o lance precisa de uma ação separada. Existem 3 principais tipos, com características diferentes que incluem:
- Lance fixo – o valor é definido pela administradora do consórcio, representando de 15% a 30% da carta de crédito;
- Lance livre – cada consorciado que deseja participar desse processo oferece a quantia que quiser, quem indicar o valor mais alto ganha;
- Lance embutido – oferta de parte da carta de crédito como lance, que será descontada do montante final a ser contemplado;
- Lance com recursos do FGTS – você pode usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para dar o lance, basta avisar a administradora com antecedência e apresentar o extrato do FGTS. Confira também as regras nesse caso.
Quais as Vantagens de Adquirir um Consórcio Contemplado para a Compra do Imóvel?
Os benefícios de adquirir um consórcio contemplado para a compra de imóvel incluem a obtenção do bem na hora e a possibilidade de parcelar o restante do crédito. Isso ajuda a facilitar na hora de fazer o planejamento financeiro e evita que você pague aluguel, além da parcela nova da casa ou apartamento comprado.
Na prática, o consórcio contemplado elimina as desvantagens do modelo tradicional. Nesse caso, ao invés do contemplado adquirir a cota e aguardar até ter o número sorteado ou participar de um lance, o acesso à carta de crédito é disponibilizado e é possível comprar o bem na hora.
Quais os Cuidados Necessários para o Consórcio Contemplado?
- Confirme a Existência da Carta de Crédito – todo consórcio deve ser administrado por uma empresa autorizada pelo Banco Central, por isso, verifique no site do Bacen se a administradora é credenciada. Confirme, ainda, que a contemplação existiu, que o crédito será liberado e que a administradora é idônea para evitar cair em golpes ou fraudes;
- Conheça as Regras do Consórcio – para adquirir um consórcio contemplado deverá cumprir todas as regras impostas por quem está vendendo a cota, por isso, é importante saber como é previsto o pagamento das parcelas, os detalhes de funcionamento do grupo, entre outros. Verifique, ainda, se a administração autoriza a transferência e quais as exigências feitas;
- Leia as Cláusulas do Contrato – o contrato é o documento que traz todos os direitos e deveres do consorciado, por isso, é necessário lê-lo com atenção e descobrir todas as informações relativas à cobrança de taxas, seguro, reajuste das parcelas, datas das assembleias ordinárias, penalidades por inadimplência e condições para convocação das assembleias extraordinárias;
- Verifique como será a Transferência – o processo de transferência da cota de um titular para outro deverá seguir alguns trâmites, burocracia necessária para garantir a legalidade da operação. Também pode ser cobrada taxa, por isso, é importante se informar sobre ela junto às etapas necessárias para a efetivação da mudança;
- Certifique-se de que as Parcelas Cabem no Orçamento – o planejamento financeiro é fundamental ao adquirir um consórcio contemplado, por isso, o pagamento do restante das parcelas deverá ser feito, além do pagamento do que o vendedor da cota já quitou ou o que ele está exigindo;
- Analise as Regras de Uso da Carta de Crédito – por ser uma modalidade de compra coletiva, os consórcios possuem regras aplicáveis a todos os cotistas. Por isso, certifique-se de conhecer todas as normas que devem ser seguidas, qual a finalidade do grupo e o que a carta de crédito permite adquirir;
- Cheque os Valores já pagos da Cota – solicite um extrato de pagamentos à administradora para saber os valores que foram pagos, se a cota em questão está adimplente e o que ainda falta quitar. Isso ajuda a manter a transparência da operação.
Gostou do post? A Nova Época espera ter sanado todas as suas dúvidas sobre o consórcio contemplado! Se você já começou sua jornada no consórcio imobiliário e foi contemplado, ou está perto de dar um lance, não deixe de falar com nossos corretores para encontrar o imóvel que você sempre quis! Para mais informações sobre o mercado imobiliário e suas nuances, não deixe de seguir nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!
Escrito por Mariana Carvalho