Imóveis lindeiros: entenda o que são, quais suas vantagens e suas desvantagens

Você já ouviu falar no termo imóveis lindeiros? No ramo imobiliário, algumas nomenclaturas podem soar ou parecer um pouco confusas quando vistas pela primeira vez, principalmente aquelas mais utilizadas para especificar um determinado tipo de imóvel. Para um corretor de imóveis, este é um termo simples e bastante comum. No entanto, quando se trata do conhecimento comum, esse termo é um pouco menos conhecido.


Para quem ainda não está familiarizado com o termo, os imóveis lindeiros são uma opção de investimento no mercado imobiliário. Postos de gasolina, lojas de conveniência e restaurantes de “beira de estrada”, que ficam às margens das vias públicas e fora das cidades, são possibilidades interessantes de investimento. 


O termo imóvel lindeiro, como dissemos acima bastante usado por corretores de imóveis, é uma determinação jurídica que estabelece a característica de localidade de uma propriedade ou terreno. Essa especificação é necessária para regularização de um imóvel em casa de venda ou transferência.


Mas o que de fato torna um imóvel lindeiro? E quais suas vantagens e desvantagens? Quer saber mais sobre esse tipo de investimento? Para te ajudar, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com tudo o que você precisa entender sobre os imóveis lindeiros. E para mais informações sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog!


O que é um imóvel lindeiro?


Para entender o que é um imóvel ou lote lindeiro, primeiro precisamos compreender o que significa a palavra “lindeiro”. Se levada ao pé da letra, lindeiro significa limítrofe, ou seja, algo que pertence a um limite físico ou imaginário em determinada situação. Já no contexto do mercado imobiliário e das edificações propriamente ditas, representa um imóvel ou lote localizado em vias lindeiras, ou seja, ao longo das vias rurais e estradas, segundo o Art. 216 do Código de Trânsito Brasileiro. 


Na prática, no mercado imobiliário, um imóvel ou lote lindeiro é aquele que está à beira de vias públicas fora da área urbana das cidades. Postos de gasolina, lojas de conveniência, hotéis e restaurantes às margens de estradas e rodovias, imóveis de logística e indústria são alguns exemplos que se encaixam nesta definição. 


E, caso você esteja se perguntando, esse tipo de imóvel pode ser tanto negócio quanto usado como moradia. Ou seja, dependendo da sua situação, os imóveis lindeiros podem ser tanto uma fonte de renda estratégica para quem investe neles quanto uma opção para quem circula entre duas cidades separadas por uma estrada, vendo vantagem em morar no “meio do caminho”. 


Esses tipos de imóveis e lotes têm características jurídicas específicas, por estarem fora dos limites urbanos, não sendo classificados nas categorias urbana ou rural, nem estando sob cartórios de registros ligados a uma região específica. Lembre-se: é indispensável sempre consultar a fundo com os corretores qual é a situação legal de um terreno lindeiro antes de fechar negócio, assim, você pode evitar futuras dores de cabeça. 


Vantagens de adquirir um imóvel lindeiro


Assim como qualquer outro investimento no mercado imobiliário, existem algumas vantagens interessantes quando o assunto é investir em imóveis lindeiros. São elas:

  • Preços mais atrativos – fora dos centros urbanos, os imóveis lindeiros costumam ser vendidos a preços mais em conta;
  • Oportunidade de negócios – quem mora perto de áreas rurais ou de zonas onde existe demanda por mercadorias, o lote lindeiro pode ser uma área estratégica para instalar uma loja ou um centro logístico e, até mesmo, industrial. As oportunidades aqui são inúmeras e essa é uma das maiores vantagens de investir nesse tipo de imóvel/lote;
  • Vaivém – principalmente para quem não gosta de morar em centros urbanos, o imóvel lindeiro garante um afastamento que pode se mostrar útil para quem está em constante movimento entre cidades. 

 

Desvantagens de adquirir um imóvel lindeiro


Como nem tudo são flores, investir em imóvel ou lote lindeiro também tem suas desvantagens e pontos para manter atenção, por exemplo:

  • Regras próprias – imóveis e lotes lindeiros têm uma ordenação jurídica própria, por isso, qualquer investimento precisa ter uma consultoria prévia para tudo estar regularizado;
  • Distância – esse é um tipo de imóvel geralmente de acesso mais difícil para quem não tem um meio de transporte próprio;
  • Instabilidade nos negócios – por conta da sua característica, um imóvel lindeiro usado para comércio, por exemplo, tem um fluxo de caixa nem sempre estável, dependendo de como é o tráfego pela região onde ele se localiza, o que pode variar entre altas e baixas temporadas.

 

Assim como na aquisição de qualquer imóvel, é crucial que, para garantir que está fazendo um bom negócio ao comprar um imóvel ou lote lindeiro. Estude os motivos potenciais de problemas e avalie se, de fato, vale a pena finalizar a compra. Caso a resposta seja sim, é uma boa escolha!


O que você precisa levar em consideração antes de adquirir um imóvel lindeiro?


Como podemos observar, a estruturação jurídica de um imóvel lindeiro é feita de forma diferente daquela usada para imóveis urbanos ou rurais. Assim como a documentação é preparada seguindo critérios específicos, os valores cartorários também devem ser calculados com base em um conjunto de regras próprias. 


Por conta disso, se você está interessado ou avaliando a ideia de comprar um imóvel de “beira de estrada”, seja ele residencial ou comercial, é preciso ter atenção redobrada aos critérios adotados para a prática de transferência de propriedade. Por isso, a melhor forma de se precaver de irregularidades é consultar um corretor de imóveis para avaliar a situação jurídica do bem. 


Além do mais, a transferência de um imóvel ou lote lindeiro acontece da mesma maneira que a de uma propriedade urbana ou rural. A venda só pode ser concluída depois de estabelecida a devida regularidade do imóvel perante o cartório de registros correspondente.

Caso você pense em abrir um negócio em um lote ou imóvel lindeiro, é preciso, ainda, avaliar os riscos envolvendo a compra da propriedade a longo prazo, afinal, é importante levar em consideração que o ritmo do comércio em estradas segue um fluxo diferente das cidades, por isso, avaliar o modelo de negócio que mais combina com a região é essencial para você ter resultados positivos.


Entendeu o que são imóveis lindeiros? Gostaria de saber mais sobre o assunto ou está interessado em investir em um imóvel desses? Então entre em contato com um dos nossos corretores! Nossos profissionais estão aqui para te ajudar em todos os passos desse processo. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho