Espelho Adnet: Como usar essa tendência na decoração da sua casa?

O que é o espelho adnet?

O espelho adnet foi criado pelo arquiteto e designer Jacques Adnet, nos anos 1940. À época, a peça foi feita em parceria com a Maison Hermés, para a linha de mobiliário da grife francesa. Desde então, tornou-se um ícone do design.

Originalmente, a estrutura tinha 60 cm e era composta por um espelho redondo, uma moldura metálica e algumas tiras de couro circundantes. Ao longo do tempo, sofreu alterações (a maioria, com o intuito de baratear o custo e facilitar a execução), mas seu DNA continuou o mesmo: simples e atemporal.

Como usá-lo na decoração?

Versátil, o espelho adnet pode ser usado em diversos ambientes: o segredo é integrá-lo ao restante da decoração. Para isso, não há necessidade de deixar tudo combinando, mas as peças devem conversar.

Portanto, atente-se à cor da alça, bem como ao tamanho da estrutura e à altura do espelho na hora da instalação (as pessoas precisam enxergar seus rostos). Depois, fique à vontade para:

  • colocá-lo no hall de entrada, sozinho ou em dupla, nesse caso, com estruturas de tamanhos diferentes;
  • usá-lo no quarto do casal, para dar charme a algum cantinho vazio ou sobre a penteadeira;
  • pendurá-lo sobre a pia do lavabo ou do banheiro, mas apenas se os materiais usados na peça forem resistentes ao vapor;
  • colocá-lo na sala de estar, com moldura amadeirada, compondo a parede do sofá junto de alguns quadros, retratos e outros itens decorativos.

 

Onde buscar mais inspirações?

Blogs de decoração, bem como referências no Instagram e Pinterest, além de revistas do segmento, são boas fontes de inspiração. Em projetos de interiores com estilo escandinavo e industrial, por exemplo, trata-se de um elemento bastante presente.

Já para quem tem habilidade com trabalhos manuais, no Youtube há diversos tutoriais (estilo “faça você mesmo”) ensinando a fazer esse modelo de espelho. Uma forma de bolo redonda, um espelho e um ou mais cintos podem resultar em uma peça linda, acredite.

Assim, o espelho adnet é um clássico que continua em alta na decoração. Moderno e, ao mesmo tempo, neutro, ele tem capacidade de renovar diferentes ambientes, independentemente do local. Outro aspecto bacana é que há modelos para todos os bolsos, dos mais baratos aos mais caros. Por isso, se você também aprecia esse tipo de acessório, pode trazê-lo para o seu lar sem receio.