Entenda qual o melhor momento para financiar um imóvel

Conquistar o sonho da casa própria é a meta de muitos brasileiros, e para atingir esse objetivo rapidamente, um bom caminho é o financiamento imobiliário. Uma pergunta muito comum que passa pela cabeça de muita gente que está pensando em dar esse grande passo na vida é: afinal, qual é o melhor momento para financiar um imóvel? 


Porém, antes de fazer o financiamento e tomar qualquer decisão, é fundamental compreender a situação atual do mercado imobiliário para, assim, identificar as melhores oportunidades de negócio. Uma boa forma de estar sempre por dentro do que está acontecendo no mercado imobiliário é acompanhando a opinião de especialistas e fazendo muita pesquisa.


Para te ajudar a entender quando é o melhor momento para fazer um financiamento imobiliário e como se planejar para dar esse grande passo, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com tudo o que você precisa saber. Para mais informações sobre esse setor e em caso de dúvidas, entre em contato com um dos nossos associados! 


Financiar um imóvel em tempos de juros altos e inflação vale à pena?


Em tempos de inflação e juros altos, como no caso do fim de 2021, muitas pessoas se perguntam se vale à pena assumir o compromisso de fazer um financiamento imobiliário ao observar taxas mais altas e menor poder de compra. Mas afinal, e na prática, é ou não é um bom momento para financiar? 


A verdade é que nos momentos em que a inflação está alta, os diferentes indexadores de crédito imobiliário também podem estar sofrendo mudanças rápidas. A curto prazo, o financiamento também sente essas mudanças. Como uma das soluções para a inflação alta é o aumento da taxa Selic, base dos juros no país, isso também pode encarecer operações de crédito como financiamentos e empréstimos.


O fim de 2021 e início do ano de 2022 é um momento em que quem mais sente o baque é quem vinculou as parcelas do financiamento ao IPCA, o índice oficial da inflação. Com a taxa Selic também em alta, instituições e bancos que fazem financiamentos repassam taxas mais altas. Ou seja, a operação tende a ficar mais cara a curto prazo, o que pode tornar o uso da taxa referencial mais vantajoso na correção a curto prazo. 


Segundo especialistas, caso você já tenha um planejamento feito para financiar um imóvel, não é o ciclo de alta dos juros que vai tornar o momento inviável para seguir em frente com esse processo, afinal, ao mesmo tempo que os juros encarecem, muitas oportunidades de comprar imóveis mais baratos têm surgido. Isso pode abrir oportunidades ainda mais interessantes de desconto.


Afinal, qual o melhor momento para financiar um imóvel?


O mercado imobiliário está sempre trazendo novas oportunidades e isso pode tornar um pouco mais difícil de saber qual o melhor momento para financiar um imóvel. Na prática, o momento certo é quando você se planejou financeiramente da forma mais cuidadosa possível. Organização vai ser sempre a palavra-chave, independente de se economistas e analistas apontarem o melhor momento para financiar um imóvel.


Fatores para ajudar a saber se chegou a hora de fazer seu financiamento


Como podemos perceber, não existe exatamente um momento melhor para financiar um imóvel. Vai depender mais de como está o seu planejamento do que de como estão as circunstâncias do momento. Por isso, separamos alguns critérios e planejamentos para te ajudar a saber se chegou a hora de sair do aluguel e financiar sua casa própria.


1. Planejamento financeiro 


É essencial que você se planeje e monte uma boa reserva para conseguir pagar uma entrada maior. Você pode pagar 50% do valor do imóvel de vez, ao invés do percentual mínimo de 20%. É importante, também, nunca ultrapassar 30% da sua renda mensal com o valor das parcelas. Tome cuidado, ainda, para não acumular dívidas simultâneas, pois elas podem dificultar uma boa oferta de crédito.


2. Nome limpo


É imprescindível que você garanta que seu nome está limpo e que você está com tudo pago em dia e com um bom score de crédito para garantir boas ofertas. Lembre-se: sua documentação também deve estar em dia para que tudo ocorra bem.


3. Cuidado na escolha do imóvel


Na hora de escolher um imóvel, é indispensável que você leve em consideração algumas questões, como: o tipo de imóvel que estou buscando será útil a longo prazo? Tenho planos de criar uma família mais para frente? Pretendo continuar trabalhando no mesmo lugar por muitos anos? 


4. Observe o preço e as condições do financiamento


Se você encontrou aquela opção, ou aquelas opções, que parece ideal para o que você estava procurando, agora é imprescindível que você leve em consideração o preço a se pagar e como você irá financiá-lo. 


Importância de contar com apoio especializado na hora de financiar um imóvel


Fazer um planejamento e se organizar por conta própria é o primeiro, e um dos mais importantes, passos no processo de financiamento e compra da casa própria. Porém, outro passo importante é poder contar com ajuda especializada durante esse processo, afinal, tem sempre um limite de quanto você é capaz de dar conta. 


Dessa forma, vale muito a pena fazer seu financiamento com apoio de uma assessoria de crédito, pois elas são um caminho para comparar taxas oferecidas por vários bancos para o seu perfil, levando em consideração os índices de correção monetária, taxas administrativas e os seguros. 


E se você está pensando em pedir um financiamento ou à procura de um novo imóvel, entre em contato conosco! A Nova Época conta com um time de profissionais altamente treinados que estão à disposição para tirar dúvidas e te ajudar com todos os passos desses processos. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho