Entenda o que são cotas imobiliárias e se este é um bom negócio

A Nova Época Imóveis já falou algumas vezes aqui no blog sobre como investir no mercado imobiliário pode ser a melhor maneira de alavancar seu patrimônio, sendo este um dos tipos de investimento dos mais vantajosos. Isso porque é seguro e confiável, pois o imóvel é um bem durável que oferece alta rentabilidade e baixo risco. É nesse assunto que entra a chamada cota imobiliária, modelo de negócio que tem se mostrado bastante atraente. 


E falando em rentabilidade, esse é um dos principais fatores considerados na hora de realizar um investimento, por isso, investir em cotas imobiliárias pode trazer um retorno muito maior do que a média. Mas, afinal, o que são as cotas imobiliárias? Você conhece essa modalidade de investimento? A cota imobiliária é uma excelente forma de adquirir um imóvel de luxo por um preço mais acessível.


Essa modalidade costuma ser mais indicada para pessoas que pretendem comprar um imóvel de luxo, mas não desejam ou não podem arcar com os custos da compra e das demais despesas sozinhas. Ficou interessado em saber mais do assunto? Então continue aqui com a gente! A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre as cotas imobiliárias e se este negócio vale mesmo à pena. Em caso de dúvidas ou para mais informações fale com um dos nossos profissionais e se você está à procura de um imóvel de luxo não deixe de conferir nosso site prime!


O que são as cotas imobiliárias?


Para os investidores, as cotas imobiliárias são Construções a Preço de Custo. Ou seja, um grupo de investidores se reúne para executar a construção de um empreendimento, formando a SPE ou Sociedade de Propósito Específico, visando viabilizar o processo. Com isso, os cotistas investem o necessário para a construção e, na hora de receber seus ativos, que no caso de prédios residenciais são os apartamentos, podem vendê-lo a preço de mercado, que é muito mais alto do valor que foi investido. 


Como funciona a Construção a Preço de Custo?


Antes de explicarmos como funciona a cota imobiliária, vamos falar da Construção a Preço de Custo, citada acima. A SPE é formada com o propósito de construir um empreendimento. Cada sócio da Sociedade de Propósito Específico possui cotas de acordo com o valor investido, com um administrador que costuma ser uma construtora ou incorporadora. No entanto, todos os ativos são de propriedade da SPE, não da construtora.


A criação dessa sociedade é feita quando o grupo de investidores é fechado e as cotas são preenchidas. A administradora costuma determinar qual terreno será comprado para a concretização da obra e, em seguida, passa para a fase de pré-obra. É nesse momento que será adquirido o terreno e a aprovação do projeto é passada para os órgãos públicos. 


Com todas as licenças em mãos, o projeto pode ser finalmente executado. No final da obra, as unidades são distribuídas de acordo com as cotas de cada investidor e a Sociedade de Propósito Específico pode ser dissolvida. 


Como funciona a cota imobiliária?


As cotas imobiliárias, também conhecidas como compra fracionada ou sistema de multipropriedades, são uma excelente oportunidade para quem deseja comprar um imóvel de alto valor econômico, mas não consegue arcar com os valores do bem no modelo tradicional. Isso porque na aquisição de um imóvel tradicional, despesas de manutenção vão interferir diretamente no orçamento familiar, sendo um empecilho para muitos.


Já no caso das cotas imobiliárias, este custo é diluído entre todos os proprietários, assim, o sonho de investir em um segundo imóvel se torna mais acessível. Com isso, podemos afirmar que a maior vantagem dessa modalidade de investimento é a economia, pois é possível se tornar dono de um imóvel por um preço menor com os mesmos direitos de uso que os outros proprietários. 


Para que todo o processo corra da melhor forma possível, esse tipo de transação é amparado pela lei e suas principais vantagens são:

 

  • Investimento em imóvel de maior valor econômico;
  • Possibilidade de vender, alugar, transferir, hipotecar ou deixar como herança para os dependentes;
  • Divisão de despesas de manutenção e custeio;
  • Possibilidade de usufruir o bem por períodos iguais para todos os proprietários.

 

Cada administradora tem sua forma específica de trabalhar esse aspecto, porém, no geral, as cotas imobiliárias são divididas e vendidas em grupo que podem conter de 10 a 28 famílias. Com isso, o custo total pode ficar muito mais barato para todos e o sonho de adquirir um imóvel de férias em algum lugar turístico se torna muito mais palpável. 


Afinal, vale à pena investir nas cotas imobiliárias?


A resposta é sim, vale à pena! O sistema de cotas imobiliárias não é só uma forma de adquirir um imóvel em um lugar turístico para que você e sua família tenham uma excelente opção de lazer, é também uma forma de possuir um bem e não ter que se preocupar com a sua manutenção. Quando você não quiser usar o imóvel durante o período que ele vai estar liberado para uso, uma boa maneira de torná-lo rentável é alugando.


Porém, antes mesmo de tomar qualquer decisão de compra, é importante verificar se existe a possibilidade de locação com a administradora. Isso porque as condições vão variar de uma administradora para outra, por isso, é fundamental ter todas as informações do que é possível fazer com o espaço bem claras no contrato, inclusive se é possível alugar, emprestar ou deixar sua cota como herança para alguém.


Em determinadas administradoras é possível, ainda, que o proprietário de uma cota imobiliária disponibilize seu período de uso em um pool de locação, assim, a administradora se dispõe a alugar as diárias e transferir o lucro para o proprietário, já descontando as despesas e taxas administrativas. Outro fator que chama muita atenção sobre as cotas imobiliárias é que elas podem ser vendidas para terceiros. 


Adquirir um imóvel através das cotas imobiliárias é sempre uma boa opção, já que é uma oportunidade de proporcionar mais lazer e conforto para a sua família em grandes pontos turísticos, de uma forma muito mais fácil e acessível. 


Como comprar cotas imobiliárias?


É possível comprar cotas imobiliárias de duas maneiras, que são: por substituição, ou seja, quando há o aumento do capital social ou quando se compra diretamente da sua sociedade; e pela compra direta de quotas, que é quando o sócio compra quotas diretamente de outro sócio, podendo ser parcial ou totalmente. 


Nesse último caso, a compra livre de quotas só acontece entre sócios da sociedade limitada, ou seja, se a pessoa não for sócia, a transferência pode ser limitada, só acontecendo na não oposição de ¼ dos titulares da Capital Social. 


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera ter conseguido explicar o que são as cotas imobiliárias, como elas funcionam e como comprá-las. Porém, em caso de dúvidas, fale com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar com o que for necessário! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":