Entenda a importância da localização na hora da escolha de um imóvel

Localização é tudo e na hora de escolher seu imóvel isso não poderia ser diferente. Além da quantidade de quartos, área de lazer, número de vagas, entre outros aspectos, a localização de um imóvel também é um dos pontos mais importantes na hora de comprar ou alugar um imóvel, já que onde o imóvel fica localizado irá afetar diretamente sua rotina e dinâmica.

O bairro onde você escolher morar irá funcionar como uma indicação da qualidade de vida que a sua família terá. O momento da escolha do imóvel é a hora em que o comprador deverá se atentar e levar uma série de fatores em consideração, assim, ele poderá escolher um lugar que atenda suas necessidades, proporcionando mais comodidade e praticidade.

A localização de um imóvel pode influenciar seu valor em pelo menos 25%, mas você sabe o que exatamente contribui para essa valorização? Para te ajudar, a Nova Época fez esse post sobre a importância de se atentar à localização de um novo imóvel, o que é preciso levar em conta na hora de avaliar esse fator e quais os benefícios dessa avaliação. Não se esqueça de conferir nossas ofertas, nosso site e nossos profissionais estão sempre à disposição!

Por que é tão importante avaliar a localização de um imóvel?

Quando você pensa em comprar um imóvel novo, antes mesmo de começar suas pesquisas, você provavelmente já tem em mente algum bairro da sua preferência que satisfaz suas necessidades. A localização é, de fato, um dos fatores mais importantes e o primeiro item a se pensar na hora de comprar um imóvel.

Escolher um bairro bem localizado, ou seja, que fica próximo do centro da cidade e que oferece serviços básicos e essenciais, aumenta as chances de facilitar seu dia a dia. Morar em um imóvel localizado em um ponto estratégico da cidade oferece muitas vantagens, como passar menos tempo no trânsito, ter ao seu dispor diversos serviços e ter a possibilidade de fazer muitas coisas a pé.

Principalmente nas grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, o fator localização pode pesar muito mais tanto na avaliação do comprador quanto no peso do imóvel. Isso acontece por conta do trânsito que se faz mais presente nessas cidades e consome mais tempo útil no dia de uma pessoa.

O que se deve levar em conta ao avaliar a localização de um imóvel?

1.Acessibilidade

Um dos maiores problemas das grandes cidades brasileiras atualmente é o trânsito. Não existe nada mais desagradável do que perder horas em engarrafamentos, já que além do tempo perdido pode ser extremamente estressante. Por isso, é essencial que a primeira coisa a ser feita por quem pretende comprar um imóvel é analisar as vias de acesso ao bairro, as rotas para as principais regiões da cidade e a capacidade das ruas. Porém cuidado, pois nem sempre o mais perto é o mais acessível.

Em alguns casos, um bairro próximo de tudo pode ter um volume de veículos e movimentação muito elevados, resultando em dificuldades no acesso se comparado àqueles mais afastados. A dica é que o comprador vá visitar a região do imóvel que lhe interessa em dias e horários diferentes, assim, é possível verificar o comportamento do trânsito. Tente testar o transporte público e avaliar a oferta de táxis.

2. Proximidade com o centro

Outo aspecto importante que o comprador deve verificar no bairro onde se localiza o imóvel que lhe interessa é a distância que o afasta das principais áreas da cidade. Em geral, quanto mais próximo da região central da cidade, perto às áreas que se concentram comércio, lazer e outros serviços, mais valorizado será o imóvel.

3. Comércio

É importante que o comprador se familiarize com os arredores do bairro onde o imóvel de interesse se localiza e que ele dê preferência às regiões com boa oferta de serviços e centros comerciais. É essencial verificar se existem boas farmácias e bons supermercados nas proximidades da residência. A presença de outros serviços, como bancos, academias, restaurantes e shoppings centers são importantes não somente para facilitar a vida dos seus moradores, mas também para valorizar a região e, por consequência, seus imóveis.

4. Segurança

Outro aspecto muito importante que deve ser verificado com cautela é a segurança do bairro onde o imóvel fica. É essencial que quem procura um imóvel investigue se há histórico de ocorrências, das pequenas às mais graves, na região. Uma dica é que, ao visitar o imóvel, o comprador converse com quem já mora na vizinhança e pessoas que trabalham na região. Ele deve, também, verificar a iluminação e o movimento no bairro, principalmente à noite e nos fins de semana.

5. Valorização do bairro

Por último, mas não menos importante, um item que deve ser verificado é a valorização do bairro. A compra de um imóvel é um investimento e é preferível que você use seu capital para adquirir um bem com boas possibilidades de valorização futura. Uma dica é observar se existem construções em andamento na região e quais são seus perfis. Observar os investimentos públicos em infraestrutura, como asfaltamento, duplicação de vias, rede de água e esgoto, por exemplo, também podem apontar as possibilidades de crescimento da região.

Quais os benefícios de comprar um imóvel bem localizado?

1. Comodidade

Imóveis bem localizados costumam apresentar um crescimento maior, isso que dizer que você pode fazer várias atividades sem precisar enfrentar trânsito, ter dificuldades em estacionar seu veículo ou ter que fazer grandes deslocamentos, já que muito pode ser feito a pé. Assim, até mesmo o lazer fica mais fácil, pois existem inúmeras opções de restaurantes e bares próximos do seu novo imóvel.

2. Solidez patrimonial

Como dito acima, ao comprar um imóvel, você deve ter em mente que está fazendo um grande e importante investimento. Um imóvel bem localizado é considerado um patrimônio muito mais sólido do que propriedades que se localizam em regiões desfavorecidas em relação a valorização, ao crescimento e a qualidade de vida.

3. Estrutura

A localização do imóvel também está diretamente direcionada à infraestrutura do bairro onde ele se localiza. Aquelas regiões consideradas bem localizadas contam com boas condições das calçadas e ruas, da sinalização, da área de lazer, da arborização, do transporte e da iluminação pública.

Agora munidos dessas informações, a Nova Época espera ter te ajudado a entender que a localização de um imóvel não é apenas mais um detalhe na sua descrição. A região onde um imóvel se localiza diz muito sobre como vai ser seu dia a dia e se seu investimento valeu à pena ou não.