Dicas simples para economizar muito na limpeza da sua casa

É de senso comum que a limpeza promove uma sensação de bem-estar e traz ao novo ano novas vibrações, mas ela não precisa ser cara e desgastante. Todo mundo gosta de morar em um lugar organizado e cheiroso, mas gastar muita energia e esforços com faxina não é o que muitos querem. E quanto mais você adia a limpeza, mais difícil vai ficar de organizar o espaço.

Porém, economizar na limpeza da casa não significa deixar de limpar a casa, é muito pelo contrário. A partir do momento que você otimiza a faxina, economiza tempo e dinheiro, tornando essa experiência menos cansativa e traumática. Para isso, nada melhor do que montar um cronograma para dividir tarefas diárias, semanais e mensais.

Além disso, começar o ano com boas energias inclui não somente ter novas metas e investir em novos projetos. Inclui também começar o ano de 2021 com o pé direito, com uma casa mais limpa e organizada. E diferente do que muitos pensam, manter a casa sempre limpa não precisa necessariamente ser uma tarefa que demande grandes gastos.

Para te ajudar a fazer uma faxina na sua casa e deixá-la limpa e organizada, a Nova Época trouxe as dicas certas para tornar essa uma tarefa mais fácil e econômica. Não deixe de visitar nosso site e conferir nossas ofertas. Nossos profissionais estão sempre à disposição para ajudar com dúvidas e dicas.

Como é possível economizar na limpeza da casa?

Seguindo as dicas certas, é claro que é possível economizar na limpeza da casa. Coisas muito simples que você pode adotar no seu dia a dia podem ter um grande impacto e fazer uma diferença considerável no fim do mês. Para isso, é preciso ter um pouco de disciplina e considerar a troca de alguns produtos que você está acostumado a usar.

Porém, muitas pessoas têm receio de substituir alguns itens da limpeza por preocupação com a qualidade do produto. Hoje já existe uma variedade enorme de opções, o que aumenta a possibilidade de você encontrar um produto que atenda perfeitamente suas necessidades.

Dicas para economizar na limpeza da casa

Por conta das rotinas corridas, muitas pessoas usam da falta de tempo como argumento por não pensarem muito na questão de economizar com produtos de limpeza. Porém, se você não se atentar a isso, é possível não observar o impacto que essa questão tem no orçamento mensal. Por isso resolvemos separar agora algumas dicas importantes que podem te ajudar muito.

1. Saiba seu gasto com produtos de limpeza

É interessante você experimentar fazer as contas e colocar no papel seus gastos mensais com produtos de limpeza. Com isso, é possível ver se a resposta é positiva ou negativa e, assim, começar a pensar nesse aspecto. Com números concretos, é possível ter uma noção melhor de quais são os mais caros e quais acabam mais rápido, ou seja, gastam mais.

Com todo esse balanço, você pode buscar soluções mais baratas e que atendem à sua necessidade da mesma forma que um produto mais caro. Esse tipo de substituição é essencial para tornar essa tarefa mais econômica. Caso não dê certo para você, tudo bem! Porém, é importante tentar, pois sempre que há oportunidade vale à pena tentar economizar dinheiro.

2. Tenha um planejamento

A melhor forma para economizar tempo e dinheiro é ser organizado e ter um planejamento. Começar essa tarefa listando quais tarefas precisam ser feitas e em quais dias da semana elas serão feitas é uma ótima dica. Para facilitar ainda mais, você pode montar um cronograma diário, semanal e mensal. Afinal, existem coisas que não precisam ser feitas todos os dias ou toda semana, como limpar o ar-condicionado, os tapetes e colchões, por exemplo.

A limpeza da cozinha é outro exemplo de faxina que não precisa ser feita diariamente. Basta que você defina um dia da semana para fazer uma faxina mais pesada no cômodo e, nos outros dias da semana, você pode apenas conservar. Com isso, produtos de limpeza serão apenas utilizados quando for realmente necessário e, assim, você evita o desperdício.

3. Faça manutenção

Assim como um carro, por exemplo, nossa casa também precisa de algumas manutenções de tempos em tempos:

  • Limpar o ar-condicionado;
  • Limpar o colchão, as cortinas e os tapetes;
  • Fazer uma revisão nas dobradiças dos armários

Esses foram apenas alguns exemplos do que você deve fazer manutenção regularmente, mas o melhor é que você siga um cronograma de limpeza, ou seja, definir de quanto em quanto tempo essa limpeza deve ser feita. Caso você faça manutenção diária, evite o uso de produtos mais fortes e em maior quantidade.

4. Use os produtos da maneira correta

É importante que você saiba quais produtos são necessários para a limpeza de cada cômodo da sua casa. Isso é importante porque se você não entende que tipo ideal você pode gastar mais comprando muito e acabar danificando superfícies, isso pode gerar um custo ainda maior. Os limpadores específicos para cada tipo de assoalho, como o de madeira, é um exemplo disso.

Não se deixe enganar pelas propagandas, que estimulam o uso excessivo dos produtos para realizar a limpeza da sua casa, pois na vida real é o contrário. Saber a dosagem ideal para realizar todo o serviço usa menos quantidade dos produtos e acaba economizando no fim do mês. Outro ponto importante é ler o rótulo dos produtos de limpeza, pois a dose necessária para realizar a limpeza pode variar de um fabricante para o outro.

5. Separe o material que você precisa na hora da limpeza

Outra dica importante, que pode te ajudar a poupar muito tempo, é saber quais produtos você vai precisar para o cômodo que você irá limpar primeiro. Separar tudo o que você vai precisar e ter tudo pronto antes de começar a limpeza do primeiro espaço te ajudará a economizar muito tempo e tornará a tarefa mais prática e simples.

Essa dica é importante porque estudos já mostraram que você pode perder pelo menos 20% a mais do seu tempo nesse processo de ir e voltar só para pegar os materiais de limpeza que serão necessários.

6. Tente receitas caseiras

Para limpar alguns lugares, você pode tentar substituir os produtos tradicionais por receitas caseiras que podem ser tão eficazes quantos os produtos de marca. Receitas com vinagre, bicarbonato de sódio, limão, sabão de coco e diversos outros produtos que você facilmente encontra em casa podem ser ótimos substitutos na hora da limpeza.

Além de serem muito mais acessíveis, essas alternativas são muito mais econômicas já que custam bem menos do que os produtos vendidos em mercados e ainda causam um impacto muito menor no meio ambiente.

7. Aproveite as promoções para economizar na limpeza da sua casa

A maior parte dos produtos de limpeza que serão necessários para a limpeza da sua casa possuem uma data de validade bem extensa. Por isso, se você gosta de um determinado produto, vale à pena aproveitar promoções e fazer um estoque dele. Você também pode fazer a mesma coisa com aqueles produtos que você usa regularmente e, assim, já consegue fazer uma boa economia.

Porém, não compre o produto somente porque ele está na promoção. Basta que você compre uma quantidade maior de um produto que você já planejava comprar.

8. Utilize panos reutilizáveis

Outra dica importante é que você invista nos tipos de pano que podem ser lavados e reutilizados diversas vezes e em diversas lavagens, como por exemplo aqueles panos feitos de microfibra. Compre vários desses panos e os deixem separados para cada cômodo, sendo um para a cozinha, um para a sala e outro para o banheiro.

Além disso, se você vai investir nesse tipo de pano, procure usar o mínimo de produto possível e tenha um para cada tipo de uso específico, por exemplo um para a cozinha, outro para a sala, outro para o banheiro.

Como podemos observar, limpar a casa não precisa ser uma tarefa de grande impacto no seu orçamento mensal. Porém, é importante manter seu lar sempre limpo, agradável e livre de toda sujeira e micro-organismos. A Nova Época espera que essas dicas apresentadas tornem essa tarefa mais simples e econômica para todos.