Dicas práticas para montar uma biblioteca em casa

Você já deve ter visto em filmes, séries ou novelas algumas casas e apartamentos que possuem uma parede inteira cheia de livros ou até mesmo uma pequena estante para eles que te chamou a atenção na composição do ambiente. Criar um cantinho especial para a leitura é uma excelente maneira de estimular esse importante e saudável hábito, que só traz benefícios para todas as idades.


Ter uma biblioteca em casa ajuda a instigar os incríveis poderes da leitura, ampliando nossa visão do mundo, ajudando a construir o senso crítico e sendo uma ótima forma de treinar nossa imaginação e memória. Poder curtir esses momentos relaxantes sem sair de casa é o sonho de todo amante da leitura, quase como um paraíso. Somado a isso, podemos apontar ainda o fator estético que a biblioteca tem, que torna o ambiente diferenciado, criando espaços muito bonitos e clássicos. 


Se você é um amante de livros, mas está um pouco perdido e não faz ideia de onde começar a montar uma biblioteca em casa, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com algumas dicas de como montar uma biblioteca no seu apartamento para tirar suas dúvidas e te dar uma direção de onde e como começar!


1. Defina um espaço para sua biblioteca


O primeiro passo na montagem de uma biblioteca na sua casa ou apartamento é destinar um cômodo para instalá-la. É importante decidir se você vai disponibilizar um cômodo inteiro ou aproveitar o espaço livre de um local do imóvel para a biblioteca. Lembre-se: cada uma dessas decisões exigirá outras escolhas importantes. 


Caso você tenha um espaço sobrando na sua casa e é do tipo de pessoa que reserva um tempo da rotina para leitura, tudo o que você precisa para fazer deste um momento seu com você mesmo é garantir uma boa e aconchegante iluminação, poltronas ou sofás confortáveis e uma estante, de sua preferência, para organizar seus livros. 


Para quem mora em apartamentos mais compactos, cada cantinho é válido para instalar uma estante onde você possa organizar seus livros. Ele pode ser no seu próprio quarto, com móveis que se adequem ao tamanho, na sala, onde tiver um espaço sobrando, ou no escritório. O tamanho do espaço da biblioteca fica a seu critério, afinal, tamanho não é documento, certo? 


2. Escolha o móvel adequado 


Com o espaço da sua biblioteca já definido, podemos passar para o próximo passo: é hora de procurar o móvel ideal para seus livros de acordo com o ambiente e tamanho disponíveis na sua casa ou apartamento. Nesse momento, é essencial que você fique atento e saiba, pelo menos por alto, a quantidade de livros que você tem na sua coleção e, especialmente, à grossura de cada exemplar, já que isso vai afetar diretamente na escolha do móvel e seu material.


Hoje em dia já existem várias opções de prateleiras, nichos e estantes no mercado e o tipo que você vai escolher também deverá ser definido de acordo com o local definido para a biblioteca. Para paredes e cantos pequenos, por exemplo, vale investir em nichos e prateleiras. Já para quem tem ambientes maiores disponíveis, as estantes são opções melhores, já estando disponíveis com porta de correr de vidro, que ajudam a proporcionar melhor conservação para seus livros sem atrapalhar a estética. 


Também é possível optar por móveis sob medida, que podem ser feitos de acordo com a sua decoração e espaço, porém, nesse caso de projeto, é mais recomendado que você tenha uma quantia maior disponível para investir. É importante ficar atento à altura desse tipo de mobília, para que ela seja compatível com o perfil de todos os membros da família que vão usá-la. 


3. Invista em uma boa iluminação


Essa é uma dica muito importante, afinal, sabemos que é fundamental ter uma boa iluminação na hora de ler para evitar forçar a vista. Conforto é um fator crucial para que a leitura de um livro seja prazerosa. Locais pouco iluminados podem cansar sua vista e causar dores de cabeça e aqueles com iluminação exagerada podem gerar maior exaustão, prejudicando, também, sua leitura. 


Uma boa dica é adquirir uma luminária de leitura, que trará a iluminação para mais perto do leitor, fornecendo a quantidade de luz adequada e na temperatura certa para tornar toda a sua experiência mais confortável. Você também pode usar lustres e pontos de luz que deixam o ambiente claro o suficiente para longos períodos de leitura, tornando-o ainda mais sofisticado, agradável e convidativo.


4. Garanta conforto para o momento de leitura


A leitura costuma ser uma atividade que requer muita concentração e toma muito tempo. Por isso, é importante que você faça dessa prática um momento tranquilo e de lazer. Para isso, sua biblioteca precisa ter os acessórios certos que proporcionem o conforto esperado, afinal, o local que você vai escolher sentar para ler também pode fazer toda a diferença para a sua experiência. 


Os sofás, as poltronas e os puffs contribuem muito para tornar o ambiente ainda mais aconchegante e assegurar que você fique na postura certa enquanto lê. Caso seu espaço seja limitado ou você tenha crianças em casa, as almofadas e os tapetes peludos são algumas das opções perfeitas para deixar sua biblioteca ainda mais acolhedora e esteticamente bonita. 


5. Organize e decore o ambiente


Por último, porém não menos importante, é chegada a hora de organizar e decorar sua biblioteca. Além disso, esse é o momento mais esperado do processo de montagem. Com o espaço e os móveis já definidos e devidamente instalados, chegou a hora de organizar seus livros do seu jeitinho. Para ajudar a dar vida à decoração, você pode intercalar seus livros com outros objetos de decoração nas estantes e prateleiras.


É nessa hora que você pode colocar sua criatividade para trabalhar e organizar esse espaço do jeito que achar melhor, colocando um pouco da sua personalidade nele. A organização também é fundamental para sua experiência de leitura, pois favorece que você tenha tudo o que precisa mais acessível. Não deixe de planejar e organizar cada lugar do ambiente se baseando nos seus gostos na hora da leitura, assim, você pode criar um espaço único e dentro das suas expectativas. 


Viu como montar uma biblioteca em casa pode ser fácil e prático quando você se planeja? E para mais dicas de decoração e informações sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho