Dicas para montar um home office mais agradável, confortável e produtivo

Quem trabalha em casa sabe que o home office tem seus prós e contras. Trabalhar do conforto de casa pode ser muito bom, mas você tem que adotar uma rotina adequada e segui-la para fazer dar certo. Ter postura, seguir um cronograma de trabalho e se vestir adequadamente, mesmo dentro de casa, são algumas ações essenciais para fazer o homeoffice funcionar.

No home office, é possível encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, fazer a maior parte das suas tarefas do conforto da seu lar sem se deslocar e gerenciar sua agenda para ter mais tempo livre. Porém, uma das dificuldades desse esquema, que futuramente se transformará em vantagem, pode ser a montagem do seu home office. Ao montar um espaço de trabalho, reforce os prós que existem em trabalhar em casa, e faça o possível para tirar da sua vista qualquer coisa que possa tirar seu foco das suas tarefas.

Um dos aspectos negativos de trabalhar em casa é a possível queda de produtividade. Por conta das “tentações” existentes dentro de casa que podem te distrair, como ligar a televisão ou se distrair com as redes sociais, a produtividade pode acabar caindo. Para evitar que isso aconteça e trabalhar com foco, sem afetar seu nível de produtividade, é importante que você projete o home office sob medida, para ser o mais confortável possível.

Cada vez mais pessoas estão adotando esse esquema de trabalho, porém muitas pessoas ainda não estão preparadas para isso, afinal não é tão fácil quanto parece. Ao contrário do que muitos pensam, home office não se resume em ter um computador, é preciso montar um canto adequado. E para te ajudar a entender melhor como funciona esse esquema e o que é preciso fazer para que ele dê certo, a Nova Época trouxe algumas dicas para te ajudar a montar o seu home office.

1.Fique atento na ergonomia

 A ergonomia estuda a relação do homem com o ambiente em que ele se encontra. Em relação ao trabalho, esse estudo fala do bem-estar frente a males que podem ser causados pela jornada de trabalho, como problemas de visão e dores na coluna e nos pés. Nossa primeira dica é que você fique atento às regras ergonômicas.

Para evitar possíveis problemas, alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de montar seu home office, como: nivelar a parte superior da tela do seu computador ao nível dos olhos, o que ajuda a reduzir a fadiga ocular, ajustar sua cadeira para que seus pés descansem em alguma superfície e posicionar o teclado de maneira que seus antebraços fiquem paralelos ao chão e os pulsos retos.

2. Preste atenção à iluminação do ambiente

A segunda dica que temos para você é sobre a iluminação. Aproveite a oportunidade de criar seu próprio espaço e faça da melhor forma possível, investindo em um espaço que tenha uma boa iluminação. Uma opção é posicionar sua mesa perto de janelas para aproveitar da luz natural que vai te ajudar a se manter acordado, além de te proporcionar uma boa distração com sua vista na hora do seu descanso.

Para as horas mais escuras do dia, é importante que você tenha luz suficiente para não ter problemas futuros, como cansaço da vista. Caso você faça tarefas intensivas, é fundamental ter uma fonte de luz bem definida e bem direcionada ao que você está fazendo. Aposte em luminárias que oferecem um brilho suave e em luzes brancas, que são mais econômicas.

3. Mantenha a porta do ambiente fechada

Outra dica muito importante que vai te ajudar a melhorar sua produtividade é manter a porta do ambiente em que você trabalha fechada para evitar barulhos e incômodos. Ter um espaço só seu, que seja seu escritório particular, onde você possa fechar a porta e não ser incomodado é fundamental para manter seu foco, principalmente para quem tem muitas conferências ou reuniões por vídeo.

Além de bloquear a entrada de qualquer pessoa para impedir que alguém estrague uma gravação ou reunião, é importante que você pense também em adotar janelas antirruído. Com isso, é possível gravar o que você precisar com mais tranquilidade.

4. Mantenha tudo organizado

É importante que, ao escolher o lugar onde você vai montar seu home office, pense no lugar onde vai armazenar seu material. Sendo um dos principais problemas de quem trabalha em casa, manter tudo organizado e acessível é essencial para que esse esquema funcione.

Antes de definir onde você montará seu escritório, pense se é possível incluir mais móveis no local escolhido. O armazenamento nas paredes, em prateleiras ou estantes, é uma ótima opção para manter seus documentos organizados sem ter que fazer grandes mudanças nem adicionar muitos móveis. Caixas organizadoras setorizadas também ajudam a cumprir a função de manter cada coisa em seu devido lugar.

5. Crie um espaço confortável

Pense em criar um espaço que seja confortável não só para trabalhar, mas para seus momentos de descanso também. Trabalhar por muito tempo se paradas pode ser prejudicial não só à saúde, mas também à produtividade. Por isso, prepare um cantinho confortável, com uma cadeira confortável, uma boa luminária e um cantinho para o café.

Esse tipo de “área de conforto” existe em escritórios, então, por que não fazer no seu escritório particular? Invista nesse espaço por você e para você, sem negligenciar nenhum detalhe.

6. Personalize seu espaço

Outra dica que temos é que você invista em personalizar esse espaço do seu jeito, mas com bom senso. Deixe à disposição coisas que te façam sentir bem e confortável, seja com fotos de família ou com plantas. Busque elementos que te deixem animado e te incentivem, como desenhos que te façam rir, recordações boas de momentos pessoais e profissionais ou livros inspiradores.

7. Invista em um pouco de verde

Pode parecer um detalhe pequeno, mas uma planta é a decoração perfeita porque ela traz para dentro da sua casa um pouco do ambiente externo. Além disso, as plantas ajudam a tornar o ar mais limpo, aumenta a produtividade, diminui o estresse e torna as pessoas mais alegres.

Investir no verde tem efeito positivo na felicidade e satisfação das pessoas, ajudando-as a ter mais calma e tranquilidade. Elas também são uma ótima opção de personalização porque não chama atenção bastante para tirar sua concentração.

8. Tire da sua vista coisas que podem poluir o ambiente

Trabalhar em casa deve ser melhor e mais interessante do que trabalhar fora, por isso, é importante que você tire de vista qualquer coisa que pode te deixar para baixo. Além disso, tenha cuidado para não deixar os muitos cabos que farão parte do seu escritório visíveis e espalhados.

É importante que você mantenha somente o que importa em cima da sua mesa de trabalho. Um dos problemas mais comuns que as pessoas têm no home office é com a impressora, que costuma ocupar muito espaço na mesa. Por isso, pense em uma forma de coloca-la em uma prateleira ou armário.

Com essas dicas, a Nova Época espera ter te ajudado a entender que montar um home office em casa não é tão complicado quanto parece. Além disso, quanto melhor, mais profissional e mais confortável for o espaço, melhor para você e sua produtividade.