Dicas para montar o quarto infantil perfeito para seus filhos

Esse post é para você que já tem filhos e quer mudar a decoração do quarto deles, deixando mais moderno, e para você que é papai e mamãe de primeira viagem. Os quartos são os cômodos mais pessoais da casa, pois é neles que podemos expressar nossa personalidade, além de ser o lugar de descanso da casa, aquele que oferece refúgio, independente da idade. Por conta disso, é essencial que a decoração e a organização do ambiente reflitam os hábitos e gostos do seu dono.

Com quartos infantis, o assunto não é diferente. Ainda que a criança seja muito pequena para ter preferências definidas, é importante que o quarto seja confortável e possa transmitir para seu filho o sentimento de segurança, além de trazer referências dos seus gostos e das suas atitudes.

Quando se trata de decorar um quarto infantil, no entanto, não existe regra fixa. A única coisa que importa é pensar nos sentimentos que o ambiente irá transmitir para a criança. Outro ponto importante nesse processo é romper os estereótipos que dizem que quarto de menina deve ser rosa e quarto de menino azul. Como dito antes, a única coisa que importa é criar um ambiente harmônico, útil e agradável, onde a criança possa dormir, brincar e se sentir segura e tranquila.

Se você está decorando um quarto infantil pela primeira vez ou caso esteja pensando em repaginar a decoração do quarto do seu filho para torna-la mais moderna, a Nova Época está aqui para te ajudar a saber o que fazer. Vamos enumerar algumas dicas e diferentes ideias e técnicas de como decorar o quarto do seu filho de forma criativa, utilizando cores, móveis e outros elementos de decoração.

1.As cores são um detalhe importante

As cores estimulam os desejos e as emoções das pessoas e isso não é diferente quando se trata de bebês e crianças. É preciso que você componha um ambiente equilibrado, mesclando cores neutras com cores mais vivas. Se você quer que a decoração transmita calma e tranquilidade, invista em cores como azul, branco, roxo ou verde. Não se esqueça que as cores só expressam paz quando usadas em seus tons mais claros.

Cores vibrantes como laranja, rosa e amarelo são capazes de transmitir muita energia ao espaço. Porém cuidado, pois energia demais pode intensificar a agitação já muito comum e presente nas crianças. Uma boa dica é aplicar os tons mais fortes somente nos detalhes, como na mesa infantil ou no móvel principal do cômodo. Criar combinações com tons terrosos é uma ótima dica para dar um charme especial para o quarto.

2. Prateleiras são uma ótima opção de decoração e organização

Conhecidas por serem práticas, versáteis e fundamentais para organizar espaços, as prateleiras são a opção de decoração perfeita para organizar um lugar e ficam boas em qualquer cômodo da casa, inclusive em um quarto infantil. Usar pequenas peças decorativas como prateleiras para deixar o quarto mais alegre e garantir que objetos importantes como talco e fraldas estejam sempre à mão é essencial em quartos infantis.

Principalmente em quartos pequenos, esse item decorativo traz um charme especial para o ambiente e normalmente é acompanhado por livros, brinquedos, quadros e outros objetos decorativos que complementam a prateleira. A variedade de formatos e tamanhos é infinito e isso te dá mais opções para avaliar qual se encaixa melhor no projeto de quarto que você planejou e nas suas medidas.

3. Adesivos para parede

Os adesivos de parede são uma forma simples de complementar a decoração de um quarto, principalmente se for um cômodo infantil. Para quartos infantis, adesivos de filmes ou desenhos animados que a criança goste, assim como ilustrações com desenhos lúdicos ou adesivos que brilham no escuro são as opções mais criativas e que provavelmente chamarão mais a atenção do seu filho.

Outra ótima dica para acrescentar charme e dar um toque de criatividade ao quarto do seu filho são as estampas. Adicionar estampas em uma das paredes é uma grande contribuição para decorar o ambiente. O uso de papéis de parede estampados pode ser acrescentado ao leque de opções que você tem para decorar o quarto do seu filho e a dica continua ser investir em elementos lúdicos.

4. Dê preferência aos móveis coloridos

Como já vimos antes, acrescentar cores ao ambiente e usá-las a seu favor e da forma certa é muito importante para dar equilíbrio ao cômodo. Como já dito antes, as cores podem ser usadas em pontos estratégicos como nos móveis, principalmente se elas forem vibrantes. Móveis coloridos são capazes de trazer alegria ao ambiente e podem ser o ponto principal do quarto, servindo de base para o restante da decoração.

Lembre-se: mesmo com suas vantagens, móveis coloridos tem sua vida útil menor, pois a criança pode enjoar da sua cor, e ele pode atrapalhar mudanças na linha decorativa do cômodo. Atualmente é muito mais fácil comprar móveis de cores não tradicionais direto na loja, porém o preço nem sempre é acessível. Uma dica que vai te ajudar a economizar é comprar móveis brancos e depois tingi-los com uma cor da sua preferência.

5. Bichos de pelúcia e almofadas são um trufo

Por ser uma peça decorativa barata e que fica bem em qualquer ambiente, a almofada pode ser considerada um trufo que complementará a decoração do quarto do seu filho. Além de deixar o ambiente mais confortável, elas são práticas já que você pode manter sua parte de espuma e trocar somente as capas, o que aumenta seu custo-benefício. Peça decorativa e que traz aconchego ao cômodo, é possível encontrar diversos modelos no mercado, assim, você pode escolher o modelo que mais combina com o ambiente.

Misturar almofadas com pelúcias possibilita que você obtenha um efeito mais moderno, sem deixar de prezar pela harmonia entre as peças decorativas. Porém cuidado, não esqueça que é importante investir em peças hipoalergênicas para evitar acúmulo de ácaros, bactérias e fungos e, assim, desenvolvimento de alguma doença respiratória ou alergias.

6. Quadros são uma ótima opção de decoração

Na hora de preencher espaços vazios como um todo e paredes, um objeto decorativo que é um grande aliado são os quadros. Nos quartos infantis, essa opção também cai bem. Porém, nesse caso, você precisa ter mais atenção na imagem que escolhe e, principalmente, no lugar onde o quadro será pendurado para não colocar a segurança do seu filho em risco.

Quadros com temáticas lúdicas, que são sempre as mais recomendadas, e ilustrações com traços suaves são a melhor opção para esse tipo de cômodo. Quadros tipográficos ou com estampa geométrica trazem um toque moderno ao ambiente. Porta-retratos também decoram bem o lugar, o tornando mais aconchegante.

7. Parede tipo quadro negro pode se mostrar um grande amigo

Uma preocupação que muitos pais, principalmente os de primeira viagem, têm é que seus filhos façam das paredes da sua casa um lugar para desenhar. Uma ótima solução para isso é fazer uma das paredes do quarto do seu filho imitando um quadro negro. Além de ser uma peça decorativa muito criativa, isso ajuda seu filho a exercitar a criatividade.

Opção acessível e fácil de fazer, essa opção decorativa ainda serve como brinquedo e é totalmente personalizável. Para fazer essa parede, você só precisa de uma tinta esmalte fosca, que é um produto fácil de encontrar, e aplica-la obre a área escolhida. Porém atenção, pois no caso de crianças alérgicas, é preciso que o giz usado para essa parede seja antialérgico.

Com essas dicas, a Nova Época espera que agora seja mais fácil decorar ou redecorar o quarto do seu filho de forma que a criança possa se sentir acolhida, confortável e segura no cômodo.