Dicas e vantagens de ter um closet em casa

Sabe aquele cômodo da sua casa ou apartamento que está vazio desde a mudança e você não tem ideia do que fazer com ele? Uma ótima ideia é transformá-lo em um closet, afinal, ter um closet em casa é sinônimo de praticidade, modernidade e aconchego, além de ser viável para a maior parte dos imóveis, até mesmo os menores.

Há algum tempo atrás, pensar em ter um closet em casa era um luxo que só quem tinham mais dinheiro poderia alcançar. Porém, hoje em dia, esse ambiente ganha cada vez mais espaço dentro dos lares brasileiros. A ideia principal do closet é ter um lugar exclusivamente para organizar roupas e acessórios, ajudando a tornar o quarto um lugar mais clean e aconchegante.

Por isso, se o seu desejo é manter seu quarto mais organizado, saiba que é possível acabar com esse problema facilmente implementando um closet na sua casa. E se engana quem pensa que um closet precisa de um espaço amplo e que sua instalação é trabalhosa. Hoje o closet cabe em qualquer tipo de imóvel, grande ou pequeno.

Para te ajudar a entender como aproveitar o espaço do seu quarto para criar seu closet e acabar com a interminável bagunça, a Nova Época Imóveiselaborou esse post com algumas dicas e informações que você precisa saber sobre esse cômodo, além de apontar aqui algumas vantagens de instalar um na sua casa. E para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog!

O que é closet?

Antes de falarmos sobre suas vantagens e sua instalação, é importante entendermos o que, de fato, é o closet. Para definir esse cômodo, basta recorrer ao seu imaginário, já que este tipo de ambiente é bem ilustrado e muito presente nos filmes e séries. O closet, basicamente, é um ambiente que geralmente está ligado ao quarto e tem armários, gaveteiros, e maleiros para você guardar suas roupas, sapatos, acessórios, malas e outros objetos pessoais.

O closet é quase um armário do tamanho de um cômodo e você pode optar por colocar ou não porta na entrada. Porém, por ser um ambiente separado do quarto, ele costuma ter iluminação e decoração próprias. Como você vai decorá-lo depende da sua necessidade, algumas pessoas optam por adicionar poltronas, espelhos e até bancos para tornar o espaço mais funcional, afinal, na hora de escolher o que vestir ou calçar um espelho e um lugar para sentar podem sempre ser úteis.

O closet é bem diferente dos guarda-roupas e das araras, que podem ficar disponibilizadas nos quartos ou em outros ambientes por conta do seu fácil transporte. Além disso, as araras servem para pendurar as roupas de forma arejada, já que são abertas e não têm portas. Já os guarda-roupas são móveis mais estáticos, que podem ser feitos sob medida e embutidos, mais usados para pendurar roupas.

A ideia do closet é ser um cantinho exclusivo para organizar roupas e outros acessórios de modo a manter o resto do quarto limpo, como um espaço acolhedor de descanso. Para definir o espaço para um closet, é essencial que ele seja de fácil acesso e, de preferência, com um banheiro para que você possa ter tudo que precisa à mão, de forma a manter tudo o mais organizado possível.

O closet ideal é aquele que guarda, de forma inteligente, todos os seus objetos, desde roupas a bolsas, sapatos, casacos mais pesados, maquiagens e outros acessórios sem que nada fique amassado ou escondido em gavetas. Afinal, como dissemos acima, o objetivo principal do closet é dar mais praticidade e organização para você.

Tipos de closet

1. Closet à parte

O tipo de closet mais comum nas decorações de imóveis é o closet à parte, onde você usa um espaço anexado ao quarto. Esse espaço pode ou não ter janelas, dependendo da sua preferência, e permite maior liberdade na hora de decorar. Peças como espelhos, sofás, penteadeira e pufes são uma ótima forma de complementar o espaço, pois, além de tornar o ambiente mais prático, também acrescenta a ele um toque acolhedor.

2. Closet em formato de L

Já o closet em formato de L é uma ótima opção para quem tem pouco espaço e deseja aproveitar melhor os cantos do quarto. Para quem tem apartamento compacto, esse tipo de closet é o mais recomendado. Nesse caso, como o closet não tem portas, ele acaba somando as características da arara de roupas externa e do guarda-roupas.

3. Closet no corredor

Com o closet no corredor, você pode aproveitar o espaço longo e estreito entre o quarto e o banheiro para criar um espaço prático e aconchegante. Para ajudar a criar a sensação de amplitude no cômodo, uma boa dica é optar por uma porta de correr de vidro, assim, você ganha mais espaço e não prejudica a circulação de outras pessoas entre os ambientes.

Vantagens de ter um closet

1. Melhor aproveitamento do espaço físico

A principal vantagem, e a mais visível, de adotar um closet na sua casa é a do melhor aproveitamento do espaço, final, com o closet é possível aproveitar o ambiente com nichos, puxadores, gavetas, prateleiras, cabideiros, sapateiras, tudo em um só lugar e de forma organizada. Além disso, por ser um projeto planejado, você consegue descobrir a melhor forma de aproveitar todo o espaço disponível e escolher o tipo de closet que se adapte às suas necessidades.

2. Contribui para o consumo consciente

Outra vantagem, e das grandes, de se ter um closet é que tudo fica muito visível, o que te dá a oportunidade de ver a quantidade de coisas que tem e que coisas são essas. Com isso, você evita correr o risco de uma peça ficar esquecida por meses ou até mesmo anos, conseguindo eliminar também a sensação de sempre ter necessidade de comprar uma peça ou acessório novos, passando a ter um consumo mais consciente.

3. Mais organização e menos mofo

Com um closet em casa, as roupas não vão mais ficar espalhadas e jogadas pelo chão do quarto ou de outros cômodos da casa. Isso poque você terá um lugar onde organizar esteticamente suas roupas. Além disso, como o closet é um espaço aberto, suas peças não só ficam em um espaço organizado, mas também arejado e livres de mofo e do odor terrível de coisa guardada.

4. Valorização do imóvel

Quando transformamos um imóvel para nosso gosto e necessidades, é importante pensarmos no futuro e, no caso da instalação de um closet, se você decidir vender o imóvel, ele com certeza sairá para o mercado ainda mais valorizado com o espaço extra.

Gostou da ideia de instalar um closet na sua casa? Está com dúvidas ou gostaria de saber mais? Entre em contato com um dos nossos corretores! E se você está à procura do seu cantinho e não sabe por onde começar ou está tendo dificuldades de achar, confere as ofertas no nosso site! A Nova Época tem mais de 14 mil imóveis em todo o Rio.

 

 

Escrito por Mariana Carvalho