Dicas de lazer para distrair as crianças sem sair de casa

A situação que vivenciamos ano passado foi atípica. Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, além das escolas estarem fechadas, de grande parte da população ter sido dispensada de seus serviços presenciais e das áreas comuns dos condomínios estarem fechadas, as famílias foram obrigadas a passar mais tempo em casa, fazendo o que podiam para se distrair. Isso mostrou a importância de se criar uma boa convivência em família, além de mostrar que podemos nos divertir muito com a família em casa e criar momentos especiais.

Nem sempre é fácil acompanhar o ritmo das crianças e os pais têm que se virar nos trinta para entrar no clima dos pequenos. Porém, é importante ter em mente que, antes de qualquer coisa, é preciso criar uma rotina que permita que você e seus filhos possam conviver em harmonia. Para passar o dia realizando atividades em casa com seus filhos, é preciso que vocês tenham, no mínimo, uma convivência respeitosa e harmônica. É, ainda, uma boa oportunidade para pais e filhos realizarem mais atividades juntos.

É importante que o equilíbrio entre lazer e rotina seja mantido e que você, como responsável, saiba a hora de brincar e a hora de fazer outras atividades. Manter horários para dormir, comer e estudar pode ajudar muito a manter as crianças tranquilas, além de ajudarem na manutenção da convivência em casa, lugar que se tornou, para muitos, o novo escritório depois dos eventos que vivemos no ano passado.

Para tentar ajudar você a melhorar sua rotina e a se adaptar com a convivência com as crianças, a Nova Época trouxe dicas do que fazer para manter seus filhos e toda família distraídos da melhor forma possível. Além disso, nem sempre as férias dos pequenos coincidem com as férias dos pais e é importante que os responsáveis saibam mantê-los ocupados quando não é possível fazer um programa fora de casa. As dicas que daremos a seguir também podem ser usadas durante esse período.

1. Cozinhar em família

Essa é primeira opção de atividade para fazer em família dentro de casa. Levar a criançada para a cozinha, tomando todas as precauções e cuidados possíveis, é uma boa oportunidade de integrá-las às atividades da casa. Crianças gostam de comer aquilo que preparam, então, aproveite esse tempo para integrá-las a essa atividade.

Você pode escolher uma receita ou deixar que os pequenos escolham e até mesmo fazer uma por dia. Esse também pode ser o momento certo para você incrementar as verduras e legumes ainda mais na rotina das crianças e para que eles se acostumem, por isso, prepare receitas saudáveis para que seus filhos descubram novos sabores.

2. Desenvolva um projeto de pais e filhos

Como já dito antes, nada melhor para aproximar os pais de seus filhos do que desenvolver projetos com eles. Além de ser uma forma divertida de se aproximar dos filhos, também pode ser muito educativo. Nesse tempo você pode conhecer melhor seus filhos e explorar o potencial deles, além de transmitir seu conhecimento.

Entre as ideias do que fazer estão: cursos online de artes, de pintura ou de modelagem e criar objetos de madeira, esculturas de argila ou maquetes, entre outros. Essa atividade pode ser muito boa para o desenvolvimento do seu filho e, ao mesmo tempo, ele sentirá que você está presente e se preocupa em dar atenção a ele.

3. Picnic na varanda

Aproveitar o espaço que você tem com a varanda para sair um pouco da rotina e simular um picnic no parque com seus filhos é outra dica criativa de como entreter seu filho. Estar em um ambiente aberto pode dar a sensação de estar fora de casa, o que pode ser muito bom para dar liberdade ao seu filho. O ar fresco também fará bem para todos.

Comece preparando uma cesta bonita e recheada com todos os tipos de comida, quanto mais realista for essa experiência melhor. Estenda uma toalha no chão, reúna a família e pronto, você e seus filhos podem aproveitar a vista, a companhia uns dos outros e até criar brincadeiras enquanto se deliciam com as comidas.

4. Leitura para os baixinhos

A leitura é uma parte muito importante na vida de uma criança e criar o hábito dela é essencial. Além de ser uma ótima maneira de criar laços com seus filhos, também é muito educativo e importante para a formação da criança.

Por isso, esse é um bom momento para os pais criarem o hábito de ler com seus filhos, lendo seus livros preferidos ou introduzindo diferentes tipos de literatura para os pequenos. Assim, é possível aproveitar o tempo em casa para descobrir ou até mesmo criar juntos novas histórias. Além de ler para seu filho, plataformas digitais como o YouTube também tem canais de contadores de história para que você possa assistir com seus filhos.

5. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é outra atividade que distrai e pode ser divertida para os pequenos. Uma forma de deixar tudo mais divertido de maneira simples é usar objetos sensoriais. Além de ser mais diferente e mais recreativo, isso ajuda as crianças a conhecerem texturas novas.

Escolha objetos de diferentes texturas, como áspero, liso, rígido, aveludado ou macio, e peça para os pequenos acharem objetos com essas texturas. Para aqueles um pouco mais velhos, um cronômetro é uma boa opção para deixar a brincadeira mais emocionante.

6. Acampamento de lençol em casa

É muito importante que se use e exercite a imaginação, pois a fantasia é essencial para manter as crianças ocupadas. No meio da sala ou na varanda, não importa onde você decidir montar a barraca, o importante é improvisar um acampamento confortável com lençóis e almofadas.

Transformar o ambiente em diferentes cenários de histórias, como castelos ou cavernas, é uma maneira de manter os pequenos entretidos sem muito esforço. Juntar essa ideia com a do picnic é outra boa ideia.

7. Inventar um brinquedo

Estimular a imaginação dos pequenos é muito importante e esse é o momento ideal para isso. No universo infantil, qualquer objeto pode se tornar um brinquedo. Por isso, pegue papéis, garrafas pet, caixas, tampas, rolos de papel higiênico e outros objetos que podem ser reaproveitados e ajude os pequenos a ganharem outro significado.

Fazer um telefone sem fio com latas vazias usadas e barbante é outra opção de brinquedo que pode ser facilmente feito em casa, além de ser muito conhecido e divertido, podendo distrair os baixinhos por muito tempo.

A Nova Época espera ter ajudado todos os pais de plantão com essas dicas do que fazer para manter seus filhos entretidos em casa. E não se esqueça de visitar nosso site e de ficar ligado nas nossas ofertas, temos imóveis em todas as regiões do Rio de Janeiro.