Dicas de decoração para clarear ambientes fechados

Às vezes o imóvel dos nossos sonhos não é perfeito e precisa de uma ajudinha para ficar do jeito mais adequado para você e sua família. É o caso dos imóveis com iluminação natural precária. Sabemos da importância da iluminação natural para nosso bem-estar em casa, além do mais, qualquer imóvel fica mais funcional e bonito quando seus cômodos têm uma incidência adequada de luz.

Porém, infelizmente, fatores como a localização da propriedade, a arquitetura do lugar em si e outras características de cada local podem ser um grande desafio e ocasionar esse problema. E é nesse momento que surge a dúvida: como clarear ambientes fechados? É possível mudar esse problema apenas através da decoração?

A resposta é sim! Com algumas mudanças pontuais e estratégias simples é possível ter ótimos resultados e deixar seu imóvel mais iluminado e mais confortável para você e sua família sem precisar de reformas ou grandes obras, o que é uma mão na roda principalmente para quem acabou de se mudar e não quer ter dores de cabeça ao lidar.

Pensando nisso, a Nova Época Imóveispreparou esse post com algumas dicas interessantes e econômicas sobre como clarear ambientes fechados para te ajudar a melhorar a luminosidade na sua casa. E para mais dicas sobre decoração e o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog!

1. Dê preferência para uma decoração minimalista

O estilo minimalista é o ideal para quem busca clarear ambientes em casa, além de aumentar as sensações de leveza e amplitude do espaço. A decoração minimalista é simples, porém não quer dizer que é sem graça. É possível aplicar esse estilo de decoração na sua casa e ter o efeito contrário, deixando os ambientes mais sofisticados, basta aplica-lo de forma adequada. Afinal, simples não quer dizer simplista.

Manter no imóvel somente aqueles móveis e itens decorativos essenciais, priorizando a funcionalidade e a qualidade das peças, ou seja, não haverá nada em excesso na decoração que possa sobrecarregar o espaço. Ao construir um ambiente mais clean, ele também ficará mais iluminado.

2. Priorize pisos e revestimentos com tonalidades mais claras

Se a sua ideia é não se estressar com a casa nova nem com reformas, é essencial que você fique atento ao estado dos pisos e a estética dos acabamentos. Uma dica é dar preferência para um imóvel com pisos e revestimentos que agradem. E para manter o ambiente bem iluminado e favorecer sensações de amplitude, prefira tons neutros.

Caso você queira fugir dos nudes e dos brancos, uma boa saída é apostar em tonalidades cinza. Lembre-se: quanto mais homogênea e clara melhor. Caso você tenha apostado no branco, uma boa dica para quebrar a monotonia cromática é acrescentar algumas cores pontuais em móveis e objetos de decoração.

3. Use espelhos de maneira estratégica

Os espelhos têm grande potencial para tornar ambientes pequenos em lugares sensorialmente maiores. E nesse caso, a claridade e a amplitude andam lado a lado, pois o efeito visual de um cômodo espelhado favorece na iluminação do ambiente, o que ajuda a tornar o espaço mais convidativo e relaxante. Quanto mais amplitude você quiser criar no espaço, mais espelhos devem ser instalados por toda a extensão do cômodo, do teto ao chão.

Se sua intenção for exclusivamente solucionar o problema de como clarear ambientes fechados, instalar um espelho na horizontal em uma parede estratégica é uma boa dica. Ao instalar esse espelho, é importante pensar no que você quer que ele reflita, seja a paisagem da janela, a parede contrária com quadros ou a varanda, caso você tenha uma.

4. Dê preferência a arquitetura em conceito aberto

Outra dica importante para o momento em que você está escolhendo seu próximo imóvel é priorizar um espaço em conceito aberto, principalmente se o imóvel já não for favorecido pela luz natural. A arquitetura em conceito aberto oferece ambientes integrados, permitindo que a luz, tanto natural quanto artificial, se espalhe de maneira mais uniforme, preservando uma atmosfera mais clean e aconchegante.

Esse tipo de arquitetura também é considerada uma alternativa clássica para apartamentos muito pequenos, assim, é possível aproveitar melhor a metragem sem sobrecarregar a decoração com móveis e itens de decor. Fazer fechamentos em vidro ou meia-parede é uma ótima alternativa – que favorece a claridade, a amplitude e a leveza do lugar – para quem prefere cômodos bem divididos.

5. Invista em um bom projeto de iluminação

Uma maneira mais prática de clarear ambientes fechados é criando um bom projeto de iluminação. Se você percebeu que a entrada de luz natural é precária, escolha luminárias e lâmpadas capazes de compor essa brecha. Lâmpadas fluorescentes que emitem calor e podem cansar a vista não são uma boa opção nessa situação, LEDs são mais recomendados, além de serem mais econômicos.

Luminárias com luzes amarelas em posições estratégicas ajudam a criar um clima mais intimista quando anoitece, valorizando a decoração e deixando o ambiente mais acolhedor, tornando a sua casa mais convidativa e relaxante.

6. Dê preferência aos móveis essenciais e claros

Um dos erros mais comuns na hora de decorar um ambiente é sobrecarregar os espaços com mobílias grandes e, às vezes, até mesmo desnecessária. Por isso, a mesma dica da decoração minimalista vale aqui, porém direcionada aos móveis. Móveis com grandes dimensões não só atrapalham a circulação de pessoas, mas também roubam bons metros quadrados e atrapalham a propagação uniforme de luz, o que resulta em ambientes mais escuros.

O mesmo que vale para as paredes e para o teto vale para os móveis: tente dar sempre preferência para às tonalidades mais claras, pois quanto mais claro o ambiente mais iluminado ele será. Porém, cuidado para não ir de encontro à proposta de decoração do imóvel.

A Nova Época espera que com essas dicas fique mais fácil de clarear ambientes fechados sem precisar gastar muito. Por isso, se você encontrou um imóvel que corresponde às suas expectativas, mas achou o lugar escuro demais, é totalmente possível contornar esse problema sem dores de cabeça. Não deixe de conferir outras dicas no nosso blog e se você está procurando por um imóvel, vá conferir as ofertas no nosso site e entre em contato com um dos nossos associados!

 

Escrito por Mariana Carvalho