Dicas de como decorar a varanda do seu apartamento e deixar o espaço incrível

Mesmo em apartamentos menores é possível ter uma varanda que lembre um verdadeiro oásis. Se você sempre sonhou em morar em um apartamento com varanda, para ter um cantinho diferenciado, ou ainda não sabe como decorar esse espaço de forma a aproveitá-lo bem e trazer um astral maravilhoso para seu lar, não precisa se preocupar mais, esse post foi feito especialmente para você. 


A varanda é um ambiente que pode ser facilmente decorado e que, quando bem cuidado, se torna uma das partes mais agradáveis da sua casa! E não se deixe enganar, pois a varanda pode parecer um espaço da casa que não precisa de muita atenção, mas é um ambiente importante que agrega muito valor ao imóvel e à qualidade de vida dos moradores. 


Afinal, de pouco adianta ter uma varanda bonita complementando o espaço do seu apartamento se não for possível desfrutar dela, seja lendo um bom livro e tirando um tempo para você ou recebendo os amigos e familiares. Por isso, é importante decorar sua varanda de forma a aproveitar esse espaço da melhor maneira, alinhando, assim, funcionalidade e estética. 


Pensando nisso, a Nova Época Imóveis elaborou esse post listando algumas dicas para te ajudar a decorar sua varanda para deixá-la incrível, garantindo que quem passar alguns minutos ali se sinta acolhido e confortável, afinal, é nesse espaço que histórias serão vividas e contadas. E para mais dicas de decoração ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog! 


1. Determine as funcionalidades do ambiente 


A primeira dica da nossa lista, que deve ser feita antes de começar a decoração em si, é definir o conceito e os acabamentos do lugar. Afinal, quais as funcionalidades você deseja para esse ambiente? Varandas maiores permitem até mesmo a criação de um espaço gourmet completo, com churrasqueira e bancadas. Caso o espaço da sua varanda seja menor, uma mesinha para tomar café de manhã e uma bela rede para admirar a paisagem caem bem.


Lembre-se: quanto mais multiuso você tornar o lugar, melhor. Dessa forma, além de ter disponível um bom espaço para receber suas visitas, você poderá aproveitá-lo também quando estiver sozinho. Uma poltrona para leitura em um dos cantos, complementando a decoração do espaço com vasos e arranjos ou fazendo um jardim vertical em uma das paredes também são ótimas ideias para decorar e tornar sua varanda funcional a qualquer momento. 

Uma mesinha para tomar café da manhã é uma ótima forma de decorar sua varanda.


2. Escolha o estilo de decoração que você quer 


O estilo de decoração escolhido por você será o responsável por trazer harmonia para o cômodo, equilibrando bem o olhar e evitando o excesso de informações. Por isso, é fundamental escolher um estilo que possa contribuir para uma atmosfera em que todos os elementos se comuniquem bem entre si e, ao mesmo tempo, possam mostrar seu gosto e personalidade. É por isso que esse é o segundo passo da nossa lista. 


A decoração natural, por exemplo, que combina elementos da natureza, como pedras e fibras, é uma das maiores tendências quando o assunto é decoração de varanda que une beleza e requinte. Além de trazer para dentro de casa a gostosa sensação de natureza, a combinação desses elementos ainda favorece o clima intimista da área, ajudando a contribuir para o conforto e, consequentemente, o relaxamento no ambiente. 


3. Dê prioridade aos móveis de primeira qualidade


Sabemos que, quando se trata de decoração de uma casa ou apartamento, os móveis são peças-chave, afinal, são os primeiros elementos que reparamos quando entramos em um lugar. Portanto, para criar o melhor ambiente possível, é importante que você capriche na escolha dos móveis e priorize a qualidade dos materiais usados neles. Além disso, principalmente por se tratar de varandas, é essencial ter atenção às adversidades climáticas na hora da escolha do mobiliário, tentando sempre optar por materiais mais resistentes.


A madeira devidamente tratada, por exemplo, é uma das opções mais escolhidas, tanto para decks quanto para os móveis em si, como mesas, banquetas e aparadores. Isso porque, além da versatilidade na combinação, uma mobília em madeira pode ajudar a deixar o local mais sofisticado. Caso você queira dar uma cor ao ambiente, almofadas e tapetes em tons vibrantes são boas apostas, deixam o lugar um charme!

Almofadas, flores e tapetes em tons vibrantes são uma boa aposta.


4. Capriche na iluminação


Uma boa iluminação tem o poder de transformar qualquer espaço em um lugar muito mais confortável, agradável e convidativo. Com as varandas não seria diferente. Por isso, não seja tímido com a escolha da iluminação, prestando atenção ao espaço e o que o ambiente pede. Caso sua varanda tenha o espaço totalmente aberto ou semiaberto, a luz natural já cumpre parte desse papel na composição de um ambiente confortável, principalmente se você for apostar em usar Urban Jungle nessa área.


Em todo caso, é essencial priorizar a iluminação central com uma lâmpada mais potente. Quanto à temperatura da cor, isso vai depender da funcionalidade do ambiente. Geralmente, lâmpadas quentes são mais indicadas por favorecerem o clima de acolhimento e pra o cantinho da leitura, você pode colocar uma luminária de lâmpada branca para estimular o raciocínio e a concentração. 


5. Use e abuse da sua criatividade 


Nossa última, porém, não menos importante, é usar um segredo importante para deixar sua varanda incrível: usar sua criatividade. É através dela que é possível encontrar elementos perfeitos para a decoração e conforto desse ambiente. Sua varanda não precisa ser usada somente para uma ocasião, como dissemos no começo, quanto mais multiuso melhor. Você pode usá-la para refeições em família, para receber amigos, como área de lazer para as crianças, as opções são infinitas!


Caso as crianças usem esse espaço para brincar, uma dica é optar por colocar um armário nesse espaço, assim você tem onde armazenar os brinquedos facilitando a organização. Outra dica é usar borracha ou EVA coloridos no chão, para deixar o ambiente mais confortável para os baixinhos e mais divertido. Para quem vai usar essa área para receber visitas, puffs coloridos e cadeiras estofadas ajudam a manter o clima descontraído sem usar muito espaço. Para ambientes abertos, nesse caso, materiais como fibra sintética são bem recomendados. 

Use e abuse da sua criatividade para deixar sua varanda incrível.


Com essas dicas, a Nova Época espera te ajudar a decorar sua varanda de forma a deixar o espaço confortável e funcional para toda a família. E caso você esteja à procura de um novo imóvel que tenha varanda, fale com um dos nossos corretores! Estamos aqui para te ajudar durante todo esse processo. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho