Conheça as vantagens de morar em um bairro planejado

Nem todos os bairros da cidade foram planejados, mas você sabia que morar em uma região que cresceu de maneira planejada ajuda a garantir uma melhor qualidade de vida, além de oferecer mais segurança e infraestrutura mais completa? Isso porque bairros que foram feitos com planejamento foram melhor pensados para oferecer mais tranquilidade e qualidade de vida para seus moradores, sendo projetados para serem mais protegidos do que áreas urbanas tradicionais.


Você já tinha ouvido falar no termo bairro planejado? Sabe do que ele consiste? Caso sua resposta seja não, pode ficar tranquilo que a gente explica tudo aqui! Bairros planejados são uma excelente opção não só para quem busca conforto e qualidade de vida, mas para quem deseja ter isso por um preço mais acessível, que pese menos no orçamento. Seja para uma casa própria ou um imóvel comercial, escolher em um bairro planejado garantirá uma comodidade que vale à pena. 


Se você está procurando um imóvel, seja ele para o que for, e quer saber mais sobre as vantagens dos bairros planejados, fica por aqui que a gente esclarece! A Nova Época Imóveis explorará aqui as vantagens de morar em um bairro planejado, além de explicar o que o torna diferente das regiões urbanas tradicionais. Caso você esteja procurando um imóvel, confira as opções que temos em nosso site e fale com um dos nossos profissionais! 


O que é um bairro planejado?


Antes de esclarecermos as vantagens de morar em um bairro planejado, é imprescindível entendermos o que esse termo significa. Ele se trata de um empreendimento imobiliário que tem todos os seus aspectos, desde a infraestrutura até a disposição dos imóveis e áreas de lazer, tudo pensado com cuidado e antecedência. 


Esse tipo de abordagem vai diferenciar a região dos bairros mais tradicionais, que surgem de maneira mais orgânica, sem um planejamento prévio e com pouca ou até mesmo nenhuma intervenção do poder público. É por conta disso que muitos desses bairros tradicionais acabam sofrendo com problemas de segurança e infraestrutura, além de terem uma baixa qualidade de vida. 


Um bairro planejado tem toda a sua infraestrutura planejada do zero por arquitetos, engenheiros e construtoras. Por conta disso, o espaço já é entregue totalmente pronto para seus compradores, com instalações modernas e otimizadas. Ruas asfaltadas, sistema de esgoto, rede elétrica e distribuição de água são alguns dos itens inclusos nos bairros planejados que nem sempre são encontrados em novos bairros, o que pode trazer problemas ou até mesmo gastos extras depois da mudança.


Qual a diferença entre bairro planejado e condomínio fechado?


Muitas pessoas costumam confundir o conceito de bairro planejado com o de condomínio fechado, porém, eles possuem diferenças importantes. A principal delas é que os bairros planejados não são fechados e oferecem mais oportunidades e vantagens mais amplas para seus moradores. 


Além disso, outra diferença importante é que, diferente dos condomínios fechados, os bairros planejados são espaços públicos pensados para proporcionar soluções mais eficientes não somente para seus moradores, mas também para a região em que ele se localiza, ampliando seus benefícios para a cidade de modo geral. Isso influencia diretamente na qualidade de vida de quem decide morar em um bairro planejado. 


Vantagens de escolher morar em um bairro planejado


1. Infraestrutura completa


Como mencionamos mais acima, a infraestrutura completa é uma das maiores vantagens que os bairros planejados oferecem para seus moradores, se tornando o principal atrativo. Por ser planejado do zero, cada detalhe é pensado visando trazer mais conforto e comodidade para a vizinhança, por isso, serviços urbanos são entregues totalmente prontos para uso. Neles os moradores têm fácil acesso a vários serviços de alimentação, saúde, lazer, educação, entre outros.


O crescimento acelerado dos centros urbanos fez com que muitos bairros se desenvolvessem sem nenhuma idealização e, por isso, eles sofrem com estruturas ineficazes e problemas como falta de asfalto ou de saneamento básico adequado e enchentes. Essa é outra diferença para os bairros planejados, que oferecem rede elétrica, asfalto a pleno funcionamento, sistema de distribuição de água e esgoto, além de diversas facilidades de mobilidade disponíveis. 


Vale destacar, ainda, que toda a infraestrutura desses bairros é planejada para ser eficiente e evitar problemas como os que citamos. Isso significa que o projeto dessas regiões envolve pessoas capacitadas para trazer soluções que visem a funcionalidade, a qualidade de vida e a sustentabilidade. 


2. Localização escolhida com cuidado


Sabemos que são muitos os fatores que devem ser analisados na hora de buscar por um novo lar, mas a localização está certamente entre os principais cuidados ao comprar uma casa. Nem sempre é fácil encontrar um imóvel em uma região agradável, que oferece uma estrutura que vai casar bem com suas necessidades e uma boa acessibilidade. Porém, os bairros planejados chegaram para acabar com essa dificuldade.


Além da infraestrutura pensada com muito cuidado e atenção, a localização do bairro também é escolhida considerando diversos aspectos. Os bairros planejados costumam ser construídos em áreas estratégicas, com maior potencial de crescimento e com fácil acesso aos principais pontos de interesse da cidade. 


Somado a isso, o próprio bairro ainda oferece uma ampla gama de comodidades para garantir que você possa ter tudo o que precisa o mais perto de casa. Todo esse cuidado com a estrutura é essencial para o conforto dos moradores, além de contribuir para a valorização do seu imóvel.


3. Preços mais em conta


Outro fator muito importante a ser considerado quando buscamos por um novo lar é o preço, afinal, o investimento imobiliário é uma das maiores conquistas na vida. Justamente por isso, é importante fazer uma boa pesquisa para que você se assegure que não gastará mais do que pode. Encontrar um imóvel com tudo o que você precisa por um preço que cabe no orçamento nem sempre é fácil, mas os bairros planejados também levam isso em consideração.


Por conta disso, bairros planejados oferecem preços mais acessíveis e condições de pagamento bem mais atrativas. Isso acontece porque imóveis mais antigos possuem um valor inflacionado, já no caso de bairros planejados você está comprando um imóvel totalmente novo em um bairro construído do zero. Assim, seu dinheiro é mais valorizado e você consegue conquistar um excelente imóvel por um preço menor, especialmente se for comprado ainda na planta quando o bairro estiver na fase de construção. 


4. Boa convivência com os vizinhos


Em um bairro planejado, podemos encontrar aquela sensação de pertencimento tão sonhada quando estamos em busca de um novo lar. Isso porque, além de toda a comodidade oferecida pela infraestrutura projetada, o estímulo da boa convivência com os vizinhos também é muito -presente nesses espaços. 


Os bairros planejados funcionam como um pequeno centro, pois disponibilizam tudo o que você e sua família precisam para viver bem, assim, a oportunidade de interação social, de criar novos lações e despertar o sentimento de comunidade é muito maior nesses bairros. Logo, você pode morar em uma vizinhança mais tranquila, unida e de quebra ganhar amizades para a vida toda. 


5. Mais tranquilidade com a parte burocrática


Mais um ponto positivo na hora de comprar um imóvel novo em um bairro planejado é a tranquilidade garantida no processo burocrático. Essa pode ser uma parte muito estressante na transação da compra da casa própria, especialmente quando se trata de um imóvel mais antigo. Isso acontece porque os proprietários anteriores podem ter deixado algumas pendências burocráticas relacionadas ao imóvel.


Já no caso de imóveis novos, toda a documentação deve ser feita do zero e com processos bem mais simples. É importante destacarmos, ainda, que as empresas envolvidas no desenvolvimento dos bairros planejados oferecem todo o apoio necessário durante o processo, para garantir uma transação mais transparente, tranquila e segura. 


6. Valorização imobiliária


Outra importante vantagem de morar em um bairro planejado é a sua valorização imobiliária. Por oferecerem uma infraestrutura mais moderna e completa, esses lugares acabam atraindo muitos investidores e possíveis compradores de imóveis. Com o tempo, a valorização desses imóveis pode se tornar significativa, o que pode ser uma boa oportunidade de investimento a longo prazo. 


Gostou do nosso post? Leia este e outro assuntos em nosso blog. E lembre-se: compra, venda e avaliação de imóveis é com a Nova Época!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade