Comprar ou alugar um imóvel: o que vale mais à pena?

Comprar ou alugar um imóvel, eis a questão. Essa é uma dúvida muito frequente na cabeça de brasileiros que sonham em ter a casa própria ou que pensam em se mudar, mas não sabem se vale à pena sair do aluguel. E não existe problema em ter essa dúvida, até porque essa decisão não é tão fácil quanto parece, mas certamente uma dessas opções terá um peso muito maior para seu bolso.

A maioria das pessoas pensa que é um alívio se livrar do aluguel e das despesas altas que o acompanham no orçamento. Porém, comprar um apartamento nem sempre pode ser a melhor alternativa ao aluguel. Isso se deve ao fato de existem diversas situações em que a compra de um imóvel pode sair bem mais cara do que a manutenção de um alugado.

Comprar a casa própria é uma das maiores despesas que fazemos ao longo da vida e, devido às facilidades dadas para financiamento, é possível aliviar a compra do imóvel em até 30 anos. Sendo assim, a conclusão é que o efeito é longo e o custo alto, o que torna essa decisão ainda mais importante.

Lembre-se que tomar a decisão de comprar ou alugar um imóvel tem muito mais influência do momento que cada pessoa está vivendo do que com o momento que o país passa. Cada uma das duas opções têm suas vantagens e desvantagens e cabe somente a você avaliá-las e decidir qual se encaixa melhor nas suas necessidades e condições.

E, sabendo que essa é uma decisão difícil e importante, a Nova Época preparou um post com as vantagens e desvantagens de comprar e de alugar um imóvel. Assim, fica a seu critério avaliar as duas opções e escolher a melhor para sua situação atual! E caso você esteja procurando por um imóvel, não deixe de visitar nossos sites. Temos ótimas ofertas para todas as regiões do Rio de Janeiro!

Comprar ou alugar?

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que toda essa análise deve ser feita do ponto de vista financeiro e pessoal. Claro que existem prioridades, porém, seu desejo e suas necessidades contam tanto quanto sua condição financeira e também são grandes influenciadores nessa decisão. Além disso, saiba que as duas opções apresentam vantagens e desvantagens, ou seja, se atente a isso para não se arrepender ou se frustrar uma vez que a escolha tenha sido feita.

Vantagens de comprar um imóvel

Algumas das principais vantagens de comprar um imóvel são a segurança de ter seu próprio lugar para morar, além de dar uma sensação maior de estabilidade à família e a liberdade de poder fazer reformas, trocar a decoração, fazer melhorias para valorizar seu imóvel e alterar a disposição dos ambientes.

Ademais, comprar um imóvel garante ao proprietário um bem que só tende a valorizar com o tempo, o que faz com que o dinheiro gasto no imóvel não seja desperdiçado. Comprar um imóvel também dá liberdade ao proprietário para ter animais de estimação sem se preocupar em prejudicar um imóvel que não é dele, por exemplo.

Outra vantagem em escolher comprar ao invés de alugar é que você pode optar por comprar móveis planejados sem se preocupar com a perda de dinheiro em caso de mudanças, pois você pode embutir o preço gasto nesses móveis no valor de venda do imóvel, não tendo prejuízos.

Também é importante levar em consideração fatores pessoais, como a realização pessoal ou a realização do sonho de um imóvel próprio.

Desvantagens de comprar um imóvel

Mesmo levando em consideração as vantagens, também existem desvantagens em comprar um imóvel. Por exemplo, a compra de um apartamento pode gerar um rombo em seu orçamento quando a decisão é tomada de maneira impulsiva e mal pensada. Os custos com financiamento, taxas e juros podem atrapalhar muito sua vida financeira.

É importante, também, ressaltar que eventuais problemas e reparos necessários em um imóvel próprio são de exclusiva responsabilidade do proprietário, coisa que não aconteceria em alguns casos de situações de aluguel.

Além disso, todo dono de imóvel depende do mercado imobiliário, correndo, assim, risco de ganhar ou perder dinheiro com o apartamento ou casa que possui, já que os imóveis podem ou não valorizar com o tempo.

Vantagens de alugar um imóvel

Uma das grandes vantagens de escolher alugar uma casa ou um apartamento é a possibilidade de poder mudar de imóvel de forma rápida quando for do seu desejo ou quando precisar. Além disso, também é possível dividir o imóvel, e consequentemente suas despesas, com outra pessoa, economizando, assim, despesas mensais sem se preocupar com eventuais desvalorizações do lugar.

Para quem não tem muito dinheiro disponível, mas também não quer abrir mão de ter seu espaço e sua privacidade, alugar um imóvel é a melhor opção, pois os gastos são menores do que comprar um.

Como grandes reformas e a manutenção do imóvel são responsabilidade do proprietário, o que permite você guardar dinheiro e usá-lo para outros investimentos, coisa que não acontece quando você escolhe comprar um imóvel.

Desvantagens de alugar um imóvel

Assim como comprar, alugar um espaço também tem suas desvantagens. Uma das principais é que todo mês o dinheiro do aluguel é gasto em algo que não é realmente seu e qualquer reforma feita somente vai agregar mais valor à propriedade de outra pessoa.

Além disso, o morador fica sujeito a reajustes no valor do aluguel e pode ser obrigado a se mudar por diversos motivos que fogem do seu controle, como, por exemplo, o dono do imóvel não querer renovar o contrato.

Caso você escolha alugar um apartamento ou uma casa, não se esqueça que você pode ser proibido de ter animais de estimação, além de ficar à mercê do proprietário do imóvel vender o lugar, o que vai gerar necessidade de desocupação.

Quem aluga também não pode esquecer que o aluguel deve ser pago em dia e, caso isso não aconteça, o inquilino acaba perdendo o direito de usufruir daquele espaço, podendo ser até mesmo despejado.

Então, qual seria a melhor opção?

Essa é uma questão muito pessoal que só você pode analisar. Primeiro, tenha em mente que para tomar a melhor decisão você deve analisar os custos de cada escolha e ver qual se adapta melhor ao seu orçamento não somente atual, mas futuro também.

Para te ajudar nessa análise, coloque algumas questões em pauta: primeiro, identifique o custo do aluguel levando em consideração outras despesas, como água, gás, luz, IPTU, condomínio e eventuais custos com seguro-finança ou depósito caução (equivale a três meses de aluguel). Em seguida, faça um levantamento dos custos de uma aquisição de imóvel contabilizando o pagamento de um eventual financiamento, custos com luz, gás, água, IPTU, condomínio, taxas, possíveis reformas e despesas provenientes da compra de um imóvel.

Depois de avaliar todos esses fatores, contabilize e compare as despesas relacionadas ao aluguel e à compra de um imóvel, lembrando de não deixar de considerar um financiamento imobiliário, caso você utilize de um, e em quantos anos sua renda ficará comprometida por ele.

Em conclusão, caso seu sonho seja ter uma casa própria e começar uma família, talvez sua melhor opção seja mesmo comprar uma casa ou apartamento. Caso você seja uma pessoa que só quer ter um espaço mais privado e que tenha planos futuros incertos, alugar pode ser a melhor decisão.

Depois de enumerar essas vantagens e desvantagens em alugar ou comprar um imóvel, a Nova Época espera ter sanado todas as suas dúvidas em relação ao que escolher fazer. E se você está procurando por um imóvel, não esqueça que temos muitas ofertas no nosso site, é só passar lá e conferir!