Compra de imóvel sem entrada: entenda como funciona esse processo

Se você está procurando por um imóvel, é importante compreender todas as nuances e possibilidades que o mercado imobiliário possui. A compra de um imóvel sem entrada é uma dúvida muito comum entre as pessoas que possuem planos de conseguir realizar o sonho da casa própria. A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog de como funciona o processo de dar entrada na compra de um imóvel e como ela pode ser vantajosa, mas você sabia que é possível realizar essa transação sem este recurso? 

 

Quer saber se é possível e como funciona a compra de imóvel sem entrada? Então continue acompanhando esse post! Reunimos aqui todas as informações que você precisa conhecer para realizar a compra de um imóvel sem entrada, como essa transação é possível e algumas dicas que podem ser muito importantes para atingir o objetivo. Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para mais informações que vão ser importantes na hora de comprar um imóvel! 

 

Afinal, é possível comprar um imóvel sem entrada? 

 

A resposta para essa pergunta dependerá de cada situação. Isso porque, para conseguir comprar um imóvel sem entrada, ou seja, financiar 100% de uma casa ou apartamento, é importante atender alguns requisitos. Porém, existem outras alternativas que podem ajudar a facilitar a compra do seu primeiro imóvel e falaremos delas a seguir. 

 

Quais as condições para comprar um imóvel sem entrada? 

 

Em primeiro lugar, é importante deixarmos claro aqui que comprar um imóvel sem entrada é um método muito incomum no Brasil, pois o adiantamento serve como um tipo de garantia para o banco de que você pagará pelo imóvel e por isso não é fácil encontrar instituições financeiras que aceitem essa modalidade. 

 

No entanto, em alguns casos específicos, alguns bancos como a Caixa Econômica Federal viabilizam a compra do imóvel sem entrada. Por exemplo, quando um empreendimento for construído com recursos do banco, os imóveis podem oferecer 100% do financiamento. Além disso, vale lembrar ainda que a Caixa Econômica também está envolvida em programas habitacionais do governo, como o Minha Casa, Minha Vida. 

 

Como financiar 100% do imóvel? 

 

Outra situação que algumas construtoras ainda permitem é que o comprador parcele a entrada, assim como o pagamento do valor total da casa ou apartamento. Mas calma, não significa que você não precise pagar uma entrada, mas sim que ela será parcelada, o que pode significar mais juros durante a transação. Isso porque quanto maior for o valor do adiantamento, menores vão ser as taxas incidentes sobre as parcelas. 

 

Quando é possível financiar sem entrada? 

 

Comprar um imóvel sem entrada só é possível através de um financiamento específico da Caixa e para ter acesso às suas vantagens, é preciso que o cliente comprador seja servidor público em uma das três esferas: federal, estadual ou municipal. Financiar o imóvel sem entrada não é o único benefício que a instituição oferece. Dentre eles estão juros menores e opção de financiar parte das despesas necessárias para o contrato do imóvel com o cartório. 

 

Além disso, na Caixa Econômica ainda é possível comprar imóvel sem entrada quando a propriedade for constituída por um empreendimento que tenha usado recursos conquistados pelo banco ou pelo Programa Casa Verde e Amarela. No caso deste último, parte do valor da residência é custeado pelo Governo Federal. 

 

Vale à pena comprar imóvel sem entrada? 

 

Para quem tem pouco orçamento para a entrada ou quem deseja destinar o dinheiro economizando para outros gastos, financiar 100% do imóvel pode ser uma das melhores alternativas. Assim, é possível fazer investimento em uma reforma ou mobiliar o novo lar. O investimento nas parcelas iniciais é outra forma de usar o valor da entrada, assim, o comprador fica tranquilo nas últimas parcelas do financiamento e evita comprometimento mensal com as mesmas. 

 

Além disso, os bancos não podem cobrar juros maiores caso a modalidade do financiamento seja 80%, 90% ou 100%. O que pode acontecer é que eles podem oferecer benefícios ou bonificações próprias, como um desconto na parcela, por exemplo, porém não podem onerar juros do financiamento. Essas taxas ainda costumam ter regras claras calculadas segundo o valor do imóvel, por isso, não podem variar somente pela porcentagem de financiamento. 

 

Como funciona o parcelamento da entrada? 

 

Como podemos observar mais acima, outra possibilidade geralmente mais pensada e usada por quem deseja comprar uma casa sem entrada é o seu parcelamento. No entanto, é importante acrescentarmos que essa decisão pode resultar em alguns problemas, pois caso esta forma de pagamento não tenha sido planejada, o comprador deverá optar entre pagar a construtora que concordou em dividir a entrada ou arcar com as parcelas com o banco. 

 

No caso do comprador que não possui orçamento suficiente para fazer o pagamento à vista, ou valor estabelecido pela cota não financiada, isso é sinal de que sua margem de compromisso está no limite. Essa pessoa, logo no primeiro sinal de estrangulamento no orçamento, pode não conseguir honrar com alguns dos compromissos. 

 

Agora que você já sabe se é possível comprar uma casa ou apartamento sem entrada, a Nova Época Imóveis espera que não tenham restado dúvidas sobre o assunto! Para mais informações importantes e dicas para compra e venda de imóveis, não deixe de acompanhar nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade