Como preparar seu imóvel para a visitação

No processo de compra e venda de um imóvel, todo momento é único, sendo muito importante e merecedor de atenção. A visitação é uma das partes mais importantes dessa negociação, pois é determinante para o sucesso ou fracasso de uma venda. Por isso, todo cuidado é pouco e adotar algumas medidas e atitudes estratégicas é fundamental.

A visitação é uma ferramenta de avaliação, afinal, um lar que aparenta estar bem cuidado tem bons motivos para ser desejado. Com isso, todo proprietário interessado em ter sucesso em uma negociação tem como objetivo preparar os ambientes do imóvel para torná-lo um lugar agradável aos olhos de possíveis compradores. Preparar a propriedade para visita pode tornar todo o processo mais suave tanto para o vendedor quanto para o corretor contratado.

Porém, muitos proprietários e até mesmo profissionais ainda têm dúvidas e não sabem ao certo como preparar o local para agradar os visitantes, e possíveis compradores, tendo visitas bem sucedidas.

Se você ainda não sabe ao certo o que fazer para preparar um imóvel à venda para visitação, fique ligado nesse post que a Nova Época fez com dicas infalíveis de como deixar uma propriedade residencial pronta para encantar! E não se esqueça de visitar nosso site e falar conosco caso você esteja interessado em comprar ou vender um imóvel. Estamos aqui para te ajudar a tornar esse processo mais fácil e bem sucedido!

1. Prepare o imóvel organizando os ambientes

Esse é o primeiro e mais importante passo, sendo fundamental para que os demais sejam colocados em prática, afinal, se o imóvel não estiver pronto para receber pessoas interessadas, a visita pode acabar sendo frustrante não só para o vendedor, mas para o comprador também.

Quando for organizar, dedique atenção a todos os cômodos da casa, colocando tudo no seu devido lugar, procurando guardar seus pertences pessoais para não deixar o lugar com aparência de bagunçado ou desleixado. Certifique-se, também, de deixar todas as superfícies totalmente higienizadas e os cômodos livres de maus odores. Não se esqueça de dar atenção especial, também, aos mínimos detalhes.

Dessa forma, é essencial fazer a limpeza geral da casa, contratando alguém ou fazendo você mesmo uma faxina geral para garantir um imóvel limpo e agradável. Além disso, fazer pequenos reparos, como nas pinturas, na parte elétrica e em todas as partes do imóvel. A falta de atenção a qualquer um desses detalhes pode causar uma má impressão nos visitantes e alguns podem até desistir de uma possível compra.

2. Organize sua agenda

Eventualmente, após contratar uma imobiliária para te ajudar no processo e divulgar seu imóvel, muitos possíveis compradores vão se mostrar interessados em conhecer melhor seu imóvel e a visitação é a melhor maneira para isso.

Por conta disso, organize sua agenda com cautela e sempre pensando no melhor não só para o cliente, mas para você também. Assim, você garante que nenhum interessado fique sem conhecer a propriedade.

O ideal é evitar marcar clientes em horários muito próximos e sempre que agendar uma visita, confirme se o possível comprador ainda está interessado em fazê-la com antecedência. Outro ponto importante é, caso aconteça algum imprevisto, avise o quanto antes para que o cliente não perca a viagem ou para evitar que o mesmo fique esperando muito tempo no local.

3. Destaque as características do imóvel

A visita completa dos os cômodos da propriedade acabou e agora é hora de destacar as características do imóvel. É fundamental que o proprietário liste características que podem transmitir mais segurança para o interessado decidir comprar o imóvel.

Alguns pontos que podem ser um diferencial e características que impressionam um cliente interessado são: valor do condomínio, infraestrutura do condomínio ou da região que o imóvel está localizado, informações importantes e relevantes sobre a vizinhança, quantidade de vagas de garagem e suas especificações, informações de média de gastos com serviços básicos e informações sobre o pagamento de impostos, como o IPTU.

4. Seja simpático e profissional

É comum que os proprietários fiquem atentos a outros pontos muito importantes para melhorar a visitação, mas é importante não esquecer que o bom atendimento e interação com os interessados no lugar também são pontos decisivos na hora da compra. Esse é um critério muito importante, pois pode ser o diferencial e o que vai garantir que você ganhe da concorrência.

Ser profissional durante as visitas também passa maior credibilidade para os clientes. Assim, lembre-se de ser educado e cordial desde a recepção até a despedida dos interessados, deixe os clientes à vontade dando a palavra à eles para que possam tirar dúvidas importantes, invista na sua imagem pessoal, optando por roupas mais formais, tenha uma comunicação clara e foque nos pontos positivos, porém sem exageros para que o cliente não se sinta pressionado.

Sendo assim, se deseja criar uma boa primeira impressão, segurança e entusiasmo ao visitante, seja sempre simpático, descontraído e profissional nas suas visitas.

5. Ressalte os pontos fortes da região

Na hora da escolha de um imóvel, um dos fatores que mais são levados em consideração e mais influenciam a compra é a sua localização.

Para que o comprador se interesse ainda mais na propriedade, é preciso ressaltar seus pontos fortes, como a infraestrutura da região em que o imóvel se localiza, seus comércios, suas áreas de lazer, o acesso aos meios de transporte e outros pontos mais que possam mostrar as vantagens de morar na região.

6. Contrate uma imobiliária para melhorar as visitas

Com a ajuda de uma imobiliária, é possível ter mais praticidade, rapidez e segurança nos negócios tanto para os vendedores quanto para os compradores.

Além de apoio na venda, a imobiliária também oferece apoio na administração do seu imóvel, com os serviços prestados pelo corretor, o contato com os clientes, limpeza da propriedade, anúncios, serviços de manutenção, pintura e outros reparos.

A imobiliária também auxilia no processo de contratos e documentação, facilitando a parte burocrática. Assim, com uma equipe especializada e uma estratégia, as possibilidades de fazer um bom negócio aumentam, assim como o valor final do imóvel.

Seguindo essas dicas, adequando-as à sua realidade, para valorizar o que há de melhor no seu imóvel, fica mais fácil aumentar as visitas, impressionar os clientes, e arrumar um maior número de pessoas interessadas em comprar seu imóvel. A Nova Época espera ter te ajudado a esclarecer suas dúvidas. Visite nosso site e fique por dentro das nossas ofertas!