Você sabe o que é home staging? Aprenda essa técnica para ajudar na venda do seu imóvel

Se você está vendendo ou alugando o seu imóvel, e não sabe o que é, e nem para que serve o Home Staging, mais um termo em inglês para você se familiarizar, aí vai a definição:

Home staging, é um serviço que está se tornando substancial para vender e alugar imóveis, sendo um dos primeiros passos que deve ser dado antes de você colocar a sua casa à venda. É uma eficiente ferramenta que auxilia proprietários e corretores de imóveis à vender mais rápido, e vem conquistando seguidores que sabem que valorizar a imagem da sua casa para vender, pode valer muito mais dinheiro no bolso, e que vender um imóvel, não é simplesmente colocá-­lo à venda e deixá-­lo à espera do cliente encantado.

Certos cuidados são necessários para que a sua casa transmita uma imagem positiva e fique gravada na mente dos clientes compradores, e é aí que entra o Home Stager, que é o profissional que realiza o Home Staging. O trabalho de um profissional de staging agrega valores não só monetários, mas também sentimentais. Home Stagers trabalham com o visual de imóveis, eles despersonalizam ­personalizando, para conquistar a aprovação de um específico público para um específico imóvel.

Com o avanço tecnológico, o mercado imobiliário começou a oferecer serviços diferenciados, e clientes compradores, começaram a ficar mais exigentes em relação a apresentação de imóveis. O primeiro contato que um cliente comprador tem com a sua casa à venda, é feito através de fotos feitas por você ou pelo seu corretor, publicadas nos portais imobiliários, e que nem sempre retratam o melhor da sua casa, ocasionando a perda de seu valor e de uma eventual venda.

Home Staging, é sim, para todos os imóveis pequenos, novos, antigos, imensos, etc. Home Staging pode ser dividido em várias etapas para deixar a aparência da sua casa atualizada, bem mantida e atraente. Afinal, você quer apreciar e não depreciar o valor da sua casa, não é verdade?

Técnicas de home staging

Um espaço iluminado e arejado é capaz de provocar uma imediata sensação de bem-estar. E no processo de venda de um imóvel, conseguir que o comprador se sinta à vontade no apartamento pode ser decisivo para o sucesso do negócio.

Quando um imóvel está desocupado, os interessados irão reparar em todos os detalhes da estrutura e dos acabamentos. Não há para onde correr e o ideal é que, nesses casos, o apartamento tenha passado por uma reforma para corrigir imperfeições.

Para a venda, queremos salientar os pontos positivos do imóvel e minimizar os negativos. Principalmente se o espaço estiver vazio, a manutenção tem que estar toda em ordem. Como ele não possui nenhuma decoração, o comprador não tem onde colocar os olhos, então ficará buscando defeitos que justifiquem uma oferta de compra bem abaixo do valor.

A técnica de home staging aparece, então, como uma solução para os proprietários que não desejam realizar uma reforma, seja pelo custo ou porque ainda residem no imóvel. Limpeza, pintura de paredes e armários, ajustes de iluminação e uma nova distribuição dos móveis são algumas das maneiras de implementar a técnica. 

Se o chão da sala tem alguns riscos e não está muito atrativo, experimente colocar um belo tapete. Nos quartos, roupa de cama branca e limpa, assim como as toalhas e tapetes nos banheiros. E para que a técnica de home staging seja completa, retire dos ambientes os objetos pessoais, como fotografias e diplomas, assim como os objetos de valor. Isso evita distrair os possíveis compradores na hora das visitas e também dá mais segurança aos proprietários. 

 

Quem investir no setor agora sairá na frente no crescimento das vendas, com possibilidade de elevar e muito os lucros. Transformar seu imóvel em um produto de marketing pode ser o próximo passo na construção do seu negócio, seja você um investidor iniciante ou um já consolidado no mercado imobiliário.