Veja como decorar a varanda do seu apartamento e deixar o espaço incrível

Mesmo em apartamentos pequenos, é possível ter uma varanda que se assemelhe a um verdadeiro oásis. Se você está se perguntando como decorar varanda e trazer um astral maravilhoso para o seu ler, veio ao lugar certo. Daremos algumas dicas para aproveitar melhor esse espaço, aliando funcionalidade e estética em doses exatas.

- Defina as funcionalidades do ambiente

Antes de começar a decoração em si, é preciso definir o conceito e os acabamentos do local. Quais as funcionalidades que você deseja para esse ambiente? Varandas de dimensões maiores permitem até mesmo criar um espaço gourmet completo, com churrasqueira e bancadas. Se o espaço for menor, que tal uma mesinha para o chá da tarde e uma bela rede para descanso?

Quanto mais multiuso for o local, melhor. Assim, além de ter um lugar gostoso para receber as visitas, você poderá aproveitá-lo também quando estiver só. Uma boa ideia é colocar uma bela poltrona de leitura em um dos cantos, complementando o espaço com vasos e arranjos de sua preferência. Inclusive, se você gosta de plantas, fazer um jardim vertical em uma das paredes também é uma excelente ideia.

- Escolha um estilo de decoração

O estilo de decoração é responsável por trazer harmonia ao cômodo, equilibrando o olhar e evitando o excesso de informações. Por isso, é fundamental escolher um estilo que contribua para uma atmosfera onde todos os elementos dialoguem entre si e que, ao mesmo tempo, traduza o seu gosto e personalidade.

A decoração natural que combina madeira e elementos naturais como pedras e fibras é uma das maiores tendências quando o assunto é como decorar varanda com beleza e requinte. Além de reforçar aquela gostosa sensação de natureza dentro de casa, a combinação desses elementos favorece o clima intimista da área, contribuindo para o conforto e relaxamento no ambiente.

- Capriche na iluminação do local

Uma boa iluminação tem o poder de transformar qualquer espaço em um lugar muito mais convidativo e agradável. Não seria diferente com as varandas. Se o seu espaço for totalmente aberto ou semiaberto, a luz natural já cumpre parte desse papel na configuração de um ambiente aconchegante.

De qualquer forma, é importante priorizar a iluminação central com uma lâmpada mais potente. Quanto à temperatura da cor, isso dependerá da funcionalidade da varanda. Geralmente, lâmpadas quentes são as mais indicadas, pois favorecem o clima de acolhimento. Próximo à área de leitura, você pode colocar uma luminária de lâmpada branca para estimular o raciocínio e a concentração.

-Priorize móveis de primeira qualidade

Os móveis são peças-chave na decoração de uma casa. Afinal, são os primeiros elementos que saltam aos olhos quando adentramos o lar. Portanto, capriche na escolha e priorize a qualidade dos materiais. Sobretudo em varandas, é preciso estar atento às intempéries climáticas na hora da escolha do mobiliário, optando por materiais resistentes.

A madeira devidamente tratada é uma das opções mais escolhidas, tanto para decks quanto para os móveis em si, como aparadores, mesas e banquetas. Além da versatilidade na combinação, a mobília amadeirada deixa o local mais sofisticado. Se quiser dar um toque de cor, aposte em almofadas e tapetes em tons vibrantes.

 

Agora que você já sabe como decorar varanda de apartamento aliando beleza, praticidade e sofisticação, é só escolher os itens de sua preferência e montar mais esse cantinho especial no seu lar para receber os amigos com o conforto e o astral que eles merecem.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de nos acompanhar e fique por dentro de mais dicas como esta!