Tecnologia Smart Home: entenda do que se trata e quais as suas vantagens
Quem nunca assistiu a um filme ou desenho futurista e desejou ter uma casa onde tudo funcionasse apenas com um comando de voz ou com eletrônicos automatizados? O que antes parecia um futuro distante hoje já é realidade e é possível vivenciá-la com a tecnologia conhecida como Smart Home ou Smart House, conceito que já virou tendência no mercado imobiliário, especialmente com as pessoas procurando cada vez mais facilitar a rotina do dia a dia.
Essa tecnologia se trata de um recurso de automação residencial, onde casas usam dispositivos inteligentes conectados à internet para automatizar atividades diárias, trazendo mais praticidade para os moradores. Em uma Smart House, os moradores podem controlar tudo através de um toque e de qualquer lugar. Portas podem ser abertas e fechadas apenas com biometria, luzes e aparelhos podem ser ligados e desligados por comando de voz, entre outras facilidades.
Nesse contexto, é importante que arquitetos e outros profissionais do mercado imobiliário estejam por dentro dessa novidade para criar projetos automatizados. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para explicar mais detalhadamente o que é o Smart Home e seus benefícios. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas de tendências do mercado imobiliário!
Afinal, o que é tecnologia Smart Home?
Traduzida do inglês, "casa inteligente" nada mais é do que uma casa conectada por meio da tecnologia, através de automação residencial. Com isso, a casa dispõe de muita automatização, com dispositivos conectados à internet, o que possibilita a troca de informações entre eles. Dessa forma, as funções na casa podem ser executadas de modo remoto ou através de um comando de voz.
Esse conceito surgiu muito antes de se concretizar como o que realmente temos acesso hoje. Afinal, o uso da automação residencial não é novidade na arquitetura. Porém, é fato que projetos de Smart Home tiveram um crescimento fora da curva nos últimos anos. O que ajudou isso a acontecer foi o advento da Internet das Coisas, que transformou a forma como os objetos se conectam e se comunicam, entre si e com o usuário, através de sistemas de transmissão de dados.
Vale a pena investir nesse tipo de tecnologia para casa?
O diferencial mais marcante da Smart Home é o uso massivo de tecnologias de ponta. Até mesmo itens comuns, como portas, fechaduras e lâmpadas, fazem uso da tecnologia em uma casa conectada. O principal objetivo de usar esses dispositivos e sistemas é automatizar o espaço o máximo possível.
O uso residencial da tecnologia de ponta pode ajudar a facilitar muito a rotina, trazendo agilidade para o dia a dia. O desenvolvimento de novas tecnologias, a criação de dispositivos inteligentes mais acessíveis e a pandemia do Covid-19 são alguns dos principais motivos para a popularização e tendência da Smart Home.
Nesse contexto, cada vez mais novos empreendimentos atentos a oferecer melhor conectividade à internet surgem, uma vez que esse requisito se torna mais importante a cada dia para quem está procurando por um imóvel. Por estar se tornando uma tendência cada vez mais disseminada e procurada por consumidores, ela se torna uma característica importante para valorizar os imóveis.
Quais as vantagens de contar com a tecnologia Smart Home?
Economia de energia
Ter acesso remoto aos eletrodomésticos possibilita que eles sejam ligados apenas durante o tempo necessário e permite o ajuste da intensidade. Logo, os aparelhos não ficam ligados o tempo todo e nem em sua máxima potência, o que faz muita diferença na hora de economizar energia. Mesmo levando em consideração os custos com instalação desses sistemas e dispositivos, o custo-benefício ainda compensa muito.
É estimado que uma casa com tecnologia Smart Home pode chegar a um custo de menos de 30% quando comparado às casas convencionais. É uma excelente economia a longo prazo!
Mais segurança
A segurança é um fator de constante preocupação e, nesse cenário, nosso lar é o local onde nos sentimos mais seguros. Para garantir e aumentar essa segurança, é válido investir em dispositivos modernos e avançados. Nesse contexto, alcançar melhores níveis de segurança é uma das principais vantagens da tecnologia Smart Home. Afinal, todas as suas inovações tecnológicas contribuem para o monitoramento da entrada e saída da residência.
Existem sistemas com sensores que informam a presença de pessoas sempre que alguém se aproxima do local, além de sistemas de alarme, câmeras de monitoramento remoto e sensores de portas e janelas.
Maior controle
Os sistemas eletrônicos usados na residência com tecnologia Smart Home são criados com o intuito de oferecer ao usuário controle total do espaço. Com a grande variedade de dispositivos já disponíveis no mercado, é possível encontrar centrais de acesso para controlar equipamentos e sistemas de forma integrada. O uso de softwares também possibilita controlar e ajustar os aparelhos conectados ao sistema mesmo à distância.
Com a Smart Home, é possível controlar os dispositivos da sua casa até mesmo fora dela, o que facilita a resolução de certos problemas, como desligar um eletrodoméstico que ficou ligado, por exemplo.
Mais conforto
Proporcionar mais conforto aos moradores é uma das principais funções da tecnologia Smart Home. Afinal, a automação residencial gera mais praticidade aos moradores e oferece menos trabalho para manter a manutenção do imóvel, o que gera o aumento do conforto dentro da residência. Com os sistemas de automação inteligentes, os aparelhos podem ser autoajustados, proporcionando mais tranquilidade ao morador.
Valorização do imóvel
Aderir à automação residencial é uma maneira de garantir que o imóvel fique valorizado no mercado. Com a rotina agitada e a necessidade de garantir ou até mesmo aumentar a segurança no lar, quem procura um imóvel certamente leva em consideração tudo o que ele tem para oferecer como facilitador no dia a dia. Atualmente, as pessoas não se preocupam apenas com localização ou planta do imóvel.
Logo, a tendência é que as casas que dispõem de sistemas inteligentes, como o Smart Home, sejam mais valorizadas no mercado imobiliário, uma vez que a automação residencial é um diferencial decisivo.
Mais integração
Com a correria do dia a dia, as pessoas estão cada vez mais em busca de conectividade, por isso é um tema tão falado. Nesse sentido, um projeto de Smart Home bem executado proporciona que os dispositivos se comuniquem entre si, já que tem um sistema integrado. Essa integração faz com que os eletrônicos trabalhem em conjunto com o objetivo de garantir mais conforto, conveniência e proteção aos moradores.
Gostou do nosso post? Viu como a implementação da tecnologia dentro de casa pode ajudar muito a melhorar a qualidade de vida dos moradores? Não deixe de acompanhar a Nova Época para conhecer mais sobre as tendências do mercado imobiliário! E se você quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos, não hesite em falar com um dos nossos corretores!
Escrito por Mariana Carvalho