Segredos para planejar a lavanderia ideal para seu apartamento

A lavanderia é um dos ambientes mais funcionais da casa e, justamente por conta disso, ele precisa ser um dos mais simples possíveis, o que vai permitir que as tarefas domésticas feitas ali sejam facilitadas. Durante muito tempo, a lavanderia foi deixada de lado no planejamento da decoração e da disposição dos móveis por não ser um ambiente social. No entanto, ter uma lavanderia funcional e organizada faz toda a diferença no seu dia a dia. 


Esse é um ponto que precisa ser pensado já no momento de concepção do projeto de arquitetura, decoração e design, pois cada detalhe adicionado pode impactar de alguma forma no dia a dia dos moradores. O mais importante aqui é evitar encarar a lavanderia como o cantinho da bagunça, pois, com o tempo, você vai acabar perdendo o controle dos objetos e itens guardados neste cômodo. 


Saber como racionalizar a ocupação do espaço na área de serviço da sua casa ou apartamento é uma precaução importante para dar mais praticidade para o seu dia a dia. Não importa o tamanho da lavanderia que você tem em casa, algumas soluções de design e a escolha de móveis e dos equipamentos adequados podem te ajudar e muito a deixar esse espaço confortável e, principalmente, superfuncional. 


Pensando em te ajudar nessa missão, a Nova Época Imóveis achou importante trazer algumas dicas e sugestões para te ajudar a deixar sua lavanderia o mais funcional e bonita possível, afinal, todo canto da nossa casa precisa receber atenção e um pouco da nossa personalidade! Para mais dicas de decoração ou informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir o nosso blog!


Cuidado com a distribuição dos equipamentos


Antes mesmo de pensar em quais móveis comprar para a lavanderia, é preciso decidir quais os aparelhos serão instalados no cômodo. Isso porque existe uma enorme diferença entre as medidas de modelos diferentes de um mesmo eletrodoméstico. Por exemplo, máquinas de lacar comuns abrem a tampa para cima e têm aproximadamente 70 cm de profundidade. Já uma que lava e seca abre a tampa pela frente e mede cerca de 80 cm de profundidade. 


Isso mostra que, no momento em que você estiver estudando o plano de arquitetura para esse cômodo, é importante avaliar qual tipo de potencial de equipamento você vai ter no ambiente, sua estética e como isso poderá ser adaptado às dimensões da própria lavanderia, além de outros elementos que você gostaria de acrescentar à sua decoração e design. É importante se lembrar de garantir uma circulação mínima, com largura entre 90 cm e 1 metro. 


O tanque e a máquina de lavar podem ser instalados lado a lado na lavanderia, procurando respeitar, sempre, uma distância de aproximadamente 5 cm, colocando o tampo do tanque a 85 ou 90 cm do chão. Já no caso da torneira, o ideal é que ela fique centralizada na direção do ralo da pia, em uma altura de 1,10 metros do chão. As saídas de registros, assim como os aquecedores e as enxutas, devem ficar a um nível máximo de 2,10 cm, exceto o registro da máquina que deve ficar a 75 cm. 


Faça a marcação dos setores


Você encontra com facilidade projetos de decoração de cozinhas que fazem a marcação de setores funcionais por diferentes cores em portas de armários e gavetas, mas esse sistema também é uma ótima ideia para adotar na lavanderia. No caso deste cômodo, o ambiente costuma ser muito menor e os armários sem definição prévia de uso, considerados multifuncionais, por isso essa ideia não se sustenta. Porém, alguns detalhes são imprescindíveis.


Mesmo com as prováveis mudanças de profundidade dos armários e balcões, o detalhe de acabamento mais importante para o projeto desse cômodo é, sem dúvidas, o trabalho de corte de bancadas, mais comumente feito em pedra tipo granito. A equipe responsável pelo projeto sabe que é fundamental marcar a chamada área molhada, que vai ser um rebaixo ao redor da borda do tanque com aproximadamente 4 a 5 cm.


Além disso, a altura das portas dos armários da lavanderia também pode servir como indicativo de marcação de setor por informar quais objetos podem ser guardados no local. Alguns exemplos são o nicho para vassouras, que precisa ter em torno de 1,80 metros, os nichos de despensa de produtos de limpeza, nichos para panos de limpeza, para outros aparelhos como aspirador de pó, entre outros.


Procure otimizar o espaço vertical


Em um projeto de lavanderia, podemos perceber logo de início que a maioria dos elementos funcionais vão ficar perto do chão. Com toda a limitação de espaço, consequência da proporção hierárquica que o próprio plano de arquitetura residencial possui, poucos elementos já completam a área. No entanto, justamente pensando na necessidade de encontrar mais espaço, é preciso olhar para cima.


Por isso, é fundamental procurar maneiras de aproveitar a verticalidade do espaço da lavanderia. Para isso, uma boa dica é usar sem medo peças como armários aéreos, nichos abertos, prateleiras e cabideiros na sua decoração. Além disso, não esqueça que os nichos vazados são pensados justamente para disfarçar a presença da instalação de aparelhos de aquecedor de água no local, com porta que precisa ter ripas a uma distância de aproximadamente 3 cm. 


Atenção na escolha dos acabamentos 


Essa é a última etapa do projeto, no entanto, não é menos importante do que as outras. Isso poque é essa etapa que vai garantir a durabilidade da sua decoração. Por isso, qualquer decisão errada nesse momento pode acabar em decepções e muitas dores de cabeça futuras. Começamos pelo principal: o piso. Suas peças de revestimento não podem ter muita textura, pois isso pode acumular muita sujeira, mas precisa ter resistência para evitar que as pessoas escorreguem, logo, preferencialmente com pouco brilho. 


Na hora de escolher os acabamentos para a lavanderia, existem algumas recomendações de arquitetos e designers para te ajudar a escolher o certo para o ambiente:

 

  1.  Opte por revestimentos mais resistentes, com baixa absorção de água e pisos antiderrapantes;
  2.  Procure combinar peças, pisos e paredes, para deixar à mostra o estilo de decoração escolhido por você, harmonizando com os eletrodomésticos (até mesmo uma paleta de cores mais clara é uma boa opção);
  3.  Escolha acabamentos para superfícies que sejam de fácil manutenção e, principalmente, limpeza. 


Gostou do nosso post? Com todas essas dicas e sugestões, a Nova Época Imóveis espera te ajudar a montar uma lavanderia superfuncional e impecável na sua casa! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade