Saiba qual o papel de parede ideal para cada cômodo da casa

Na etapa de transformar a sua casa em um espaço mais aconchegante, repleto de personalidade, cada detalhe vai desempenhar um papel fundamental. Entre os detalhes que tornam isso possível, o papel de parede se destaca como uma ferramenta muito versátil e expressiva para decorar os ambientes, qualquer um. Porém, é importante escolher o ideal para cada cômodo da casa. Isso pode se mostrar um grande desafio, mas caso feito com cuidado, é uma grande ajuda para trazer a personalidade e o estilo únicos para casa espaço.


A decoração de interiores evoluiu muito ao longo dos anos e o papel de parede tem sido uma escolha muito popular para adicionar cor, textura e padrões aos ambientes. Ao encontrar o ideal para você, é possível criar atmosferas que descrevam bem os gostos e o estilo de vida dos moradores, contribuindo para uma experiência e qualidade de vida ainda mais agradáveis. 


Pensando em te ajudar a entender melhor do assunto e tentar você mesmo decorar sua casa com papéis de parede, a Nova Época Imóveis preparou esse post com dicas valiosas para que você faça as escolhas certas, perfeitas para cada ambiente, realçando ainda mais a sensação de lar! E se você quer mais dicas sobre decoração ou quer conhecer mais sobre o mercado imobiliário, não deixe de nos acompanhar aqui no blog!


Como é usado o papel de parede e quais as suas vantagens?


O papel de parede é um material usado para revestir as superfícies internas das paredes de um ambiente. Seu propósito é decorar, trazer beleza e adicionar personalidade a um espaço. É a melhor alternativa para os métodos tradicionais de pintura e revestimento de paredes, pois oferece uma variedade de padrões, texturas e estilos que podem ajudar a transformar completamente a aparência de um cômodo.


Esse material de decoração costuma ser feito de papel, vinil, tecido e outros matérias e aplicado com o uso de cola. Atualmente, você encontra uma gama de designs no mercado, desde padrões simples, como texturas mais sutis e listras, até estampas complexas, como as florais, abstratas, geométricas e até mesmo representações de paisagens ou cenas. Essa diversidade de opções torna essa escolha mais versátil para se adequar a diferentes preferências de estilo e finalidades de decoração. 


Além do aspecto estético, o papel de parede ainda tem funcionalidades adicionais, como a resistência à umidade, a opção de lavar ou até mesmo o acústico, qualidades de contribuem para o conforto e a estética dos ambientes. É possível aplica-los em todos os cômodos da casa, desde a sala de estar e dos quartos à cozinha, aos banheiros e até mesmo áreas mais específicas, como o hall de entrada ou o escritório.
Em resumo, o papel de parece é uma opção de decoração que permite a personalização e embelezamento dos ambientes de uma forma única e expressiva, o que ajuda a criar uma atmosfera visual mais agradável e reflete mais a identidade dos moradores. 


Quais os tipos de papel de parede disponíveis no mercado?


Hoje em dia já existem diversos tipos de papel de parede cada um com suas características e aplicações específicas. Para te ajudar na hora da sua escolha, vamos listar aqui os tipos mais comuns:


Papel de parede de papel


Conhecido por ser o tipo mais tradicional do mercado, ele é feito de uma base de papel e é a mais popular por ser a mais econômica. Porém, isso vem com um custo: é menos resistente a umidade e não é tão durável quanto os outros tipos. 


Papel de parede vinílico


Já esse tipo possui uma camada de vinil que torna esse material resistente à umidade e fácil para limpar. É uma ótima opção para ser usado em ambientes como cozinhas e banheiros, onde a exposição à umidade é maior do que nos outros cômodos. Esse tipo de papel de parede também é mais durável do que o citado acima.


Papel de parede texturizado


Esse papel de parede tem uma textura diferente, em relevo, que pode adicionar profundidade e interesse visual para qualquer ambiente. Ele pode imitar outros materiais como tijolos, tecidos ou pedras, o que vai ajudar a proporcionar uma sensação tátil à parede.


Papel de parede de tecido


Feito com tecidos sintéticos ou naturais, esse tipo é mais conhecido por sua aparência luxuosa e textura suave. Por isso, essa pode ser a escolha mais elegante para quartos e salas de estar.


Papel de parede autoadesivo


Também conhecido como papel de parede removível, esse tipo é fácil de aplicar e não precisa de cola para tal. É uma opção muito popular para quem gosta de mudar a decoração com frequência, uma vez que pode ser facilmente removido das paredes sem danificá-las.


Papel de parede metálico


Esse tipo de papel de parede tem detalhes metálicos, de outro, prata ou bronze, que são incorporados em seus padrões. Isso ajuda a criar um brilho sutil que adiciona um toque de sofisticação a qualquer ambiente.


Papel de parede com estampas


Existem papéis de parede com as mais diversas estampas disponíveis, desde padrões geométricos, florais, abstratos até cenas panorâmicas. Toda essa variedade te permite escolher o papel de parede que melhor se adeque ao estilo e à função de cada cômodo. 


Qual papel de parede mais indicado para cada cômodo?


Sala de estar


No caso da sala de estar, você pode optar por estampas mais suaves e elegantes, como padrões florais sutis, texturas em relevo ou tons neutros, que ajudem a tornar os momentos de convivência vividos ali mais agradáveis. Caso você deseje adicionar um toque de sofisticação ao espaço, papéis de parede com padrões geométricos mais discretos pode ser a melhor opção.


Quarto


Já no quarto, o maior foco precisa estar em criar uma atmosfera mais tranquila e aconchegante. Cores suaves ou em tons pastéis são mais ideais nesses casos. Papéis de parede com texturas suaves ou padrões delicados podem ajudar a dar uma sensação de relaxamento. Para um toque de romance, estampas florais leves podem ser ideais.


Cozinha


A cozinha é um ambiente onde a funcionalidade é importante, por isso, opte por um que seja mais fácil de lavar e resistente à umidade. Papéis que imitam azulejos ou que tem padrões sutis podem ser escolhas melhores. Cores mais vibrantes ou neutras funcionam aqui, isso vai de acordo com o estilo que você deseja para a cozinha.


Banheiros


Para os banheiros, é essencial também escolher um papel de parede mais resistente à umidade. Os do tipo vinílicos ou próprios para ambientes úmidos devem ter preferência aqui. Cores mais claras podem ajudar a ampliar o espaço, ao passo que estampas mais discretas ou elementos marinhos ajudam a trazer a sensação de frescor, por isso são muito usados. 


Quarto de criança


No caso do quarto de criança, a criatividade deve fluir ainda mais livremente. Por conta disso, prefira papéis de parece com temas lúdicos, personagens favoritos ou padrões coloridos, pois ajudam a criar um ambiente mais estimulante e divertido. Além disso, se certifique de que você vai escolher um tipo mais durável e facilmente lavável.


Escritório ou home office


Nesses ambientes, a escolha do papel de parede pode depender do estilo de trabalho de cada um. Por ser um ambiente mais sério e profissional, padrões geométricos sutis ajudam a adicionar um toque de elegância e papéis de parede com cores inspiradoras ajudam a estimular a criatividade. Leve em consideração também aqueles que ajudem a reduzir o brilho da telha, caso você trabalhe muito no computador.


Sala de jantar


O ambiente da sala de jantar também pede por papéis de parede com padrões mais sutis ou texturas interessantes que vão ajudar a criar um ambiente convidativo. Cores que complementam a decoração podem ajudar a criar uma atmosfera mais harmoniosa e agradável nesses cômodos. 


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a decorar a casa com papéis de parede, caso seja seu desejo! E não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais para conhecer nossos imóveis e aqui no blog para mais dicas! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade