Saiba quais itens não podem faltar na decoração do seu quarto

20/06/2022min de leitura

É um fato que o quarto é o cômodo mais importante de uma casa ou apartamento por ser o mais frequentado, especialmente em momentos de relaxamento. Por conta disso, ele deve ser o mais funcional possível. O quarto é um cômodo que exige cuidado e atenção na hora da decoração, afinal, é nesse ambiente que você repousa. Isso porque ela precisa ser o equilíbrio perfeito de combinar com a personalidade do dono além de ser aconchegante, confortável e funcional.


Por ser um espaço de intimidade, tranquilidade e relaxamento, é importante que o quarto seja o mais agradável possível e alguns itens de decoração são grandes aliados para tornar o cômodo mais aconchegante e funcional. É fundamental que, além de refletir sua personalidade, você tome alguns cuidados especiais com a decoração, para manter a harmonia do ambiente. Por isso, quando planejamos sua decoração, é preciso pensar muito além da escolha das cores e dos móveis. 


Existem diversos objetos de decoração que ajudam a complementar o visual do espaço e ajudam a dar mais personalidade e beleza ao ambiente. Para te ajudar a entender quais são os itens indispensáveis na decoração do seu quarto, que vão ajudar a torná-lo funcional, confortável e relaxante, a Nova Época Imóveis separou uma lista enumerando esses itens essenciais. Para mais dicas de decoração, não deixe de conferir os outros posts que temos no blog


Itens decorativos indispensáveis na decoração de um quarto


1. Luminária ou abajur


Nosso primeiro item da lista é essencial para qualquer cômodo, afinal, iluminação é fundamental para tornar os ambientes mais aconchegantes. Se fossemos listar os itens essenciais para a decoração de um quarto por relevância, certamente a luminária ou abajur estaria no topo da lista. Os motivos são os mais variados, mas o principal é ter uma luz para auxiliar quando der vontade de beber um copo d’água de noite, afinal, a luz da luminária fará toda a diferença.


Tanto o abajur quanto a luminária são objetos bem sofisticados que vão ajudar ainda a tornar o ambiente mais bonito. Ambos ajudam a proporcionar um ambiente mais aconchegante e ideal para aqueles momentos de leitura na cama, quando se quer apagar algumas luzes sem ficar totalmente no escuro. Além disso, esse é um item que possui diversos designs, ou seja, se adapta facilmente à decoração. 


Uma boa opção, no caso de quartos com bastante espaço, é colocar o abajur ou a luminária em cada lado da cabeceira. Modelos maiores, com pés, são mais elegantes e atemporais. Caso você tenha algum problema com espaço, uma boa opção são as luminárias fixas nas paredes, que são mais modernas e práticas. 


2. Espelhos


Se engana quem acredita que os espelhos só servem para refletir a nossa imagem. Muito além de decorar o ambiente, os espelhos são objetos que também ajudam a dar mais amplitude e luminosidade ao espaço, sendo, assim, itens indispensáveis na decoração de qualquer quarto. Modelos com molduras e formatos diferentes ajudam a deixar o quarto ainda mais bonito e singular.


No caso de pessoas com quartos compactos, é possível torná-los maiores com alguns truques, como apostar em um bom e grande espelho. Uma dica é colocá-lo na maior parede do cômodo, caso esta esteja livre, e escolha uma moldura moderna, com tons metálicos para os mais ousados, coloridos para os mais divertidos ou de madeira nobre para quem gosta mais do estilo de decoração clássico.


Para quem não precisa usar o truque do espelho para ampliar o ambiente, é possível optar por espelhos de tamanhos médios ou pequenos, sendo uma boa ideia decorar a parede com vários deles, em molduras de diferentes cores para ajudar a dar um ar jovial ao espaço. Escolher modelos de molduras que fogem do tradicional, como retangular ou quadrado, também é uma boa ideia para deixar o quarto ainda mais a sua cara. 


3. Prateleiras e estantes


Prateleiras e estantes são outros itens de decoração que não podem faltar no seu quarto. Isso porque eles são multifuncionais e muito práticos. Existe uma grande variedade de modelos e formatos que atendem a todos os gostos e necessidades, podendo entrar na decoração de quartos de bebê, de crianças mais velhas e de jovens casais. 


Para quem quer um espaço mais adulto e prático que seja ao mesmo tempo elegante, prateleiras acima da cama são uma ótima opção. Você pode colocar nelas porta-retratos, livros, pequenos vasos com flores ou souvenires especiais de viagens. Amantes de livros também não dispensam uma boa prateleira, pois elas acomodam bem toda uma coleção de livros sem problema de espaço.


As prateleiras e estantes são muito versáteis e contemporâneas, podendo ser feitas tanto em madeira quanto em acrílico, vidro ou em metal. Com esses itens decorativos, é possível montar uma decoração personalizada e adaptada às necessidades e personalidades de cada pessoa. 


4. Escrivaninha


Tão importante para tornar o cômodo mais prático e funcional quanto todos os itens listados até aqui, a escrivaninha, na maioria das vezes, é esquecida no momento de definir os objetos de decoração necessários para o quarto. Esse é um item muito útil, pois é possível guardar documentos, apoiar o computador, ter onde estudar ou trabalhar dentro do quarto. 


Além disso, a escrivaninha é um item que também ajuda a tornar o espaço mais aconchegante para a realização das suas tarefas. Para quem trabalha de home office, por exemplo, a escrivaninha é um item fundamental para manter o conforto e a saúde da postura do seu corpo enquanto você trabalha. 


5. Poltronas e puffs


Muitas pessoas costumam usar o espaço do quarto somente na hora de dormir, esquecendo das inúmeras possibilidades que podem ser feitas dentro dele, como relaxar ou até mesmo passar um tempo sem fazer nada, com os pés para o alto. A poltrona e os puffs ajudam a tornar o ambiente mais confortável e aconchegante para os momentos de relaxamento. 


A poltrona tem um diferencial ao sofá importante para o ambiente do quarto: ao contrário da sala, onde o sofá fica, o quarto é um ambiente mais intimista, onde poucas pessoas transitam, o que torna a poltrona a peça perfeita para contribuir para os momentos mais deliciosos de relaxamento. Para quartos menores, uma boa ideia são os puffs, que têm o mesmo objetivo que as poltronas, mas não ocupam tanto espaço. 


6. Cabideiro e mancebos


Outro item fundamental na montagem do seu quarto é o cabideiro. Ele é importante para ajudar a manter a organização do quarto, pois é nele que você vai pendurar as roupas que serão lavadas no dia seguinte, as bolsas e outras coisas. O cabideiro ajuda a evitar, também, o acúmulo de peças em cima da cama, dos móveis e do chão. 


Os mancebos possuem quase a mesma função que os cabides, porém costumam fazer mais sucesso com mulheres que possuem muitas bolsas que, na maioria das vezes, não cabem nos armários. Homens que têm muitos chapéus ou bonés também fazem bom uso desse item decorativo, pois ele impede que os objetos amassem ou percam forma.


7. Cortinas e persianas


Os últimos, porém, não menos importantes itens da nossa lista são as cortinas e persianas. Esses são elementos decorativos muito úteis, pois suas funções consistem em controlar o nível de luminosidade que entra no quarto, além de proteger o ambiente e seus móveis da exposição aos raios solares.


Você pode colocar uma cortina sobre a persiana, por exemplo. Essa é uma ótima ideia para criar uma sensação de aconchego ainda maior no cômodo. Na hora de escolhê-las, você pode optar por cores mais claras e tecidos leves, caso prefira um ambiente mais leve, e até mesmo combinar com o resto da decoração, para deixar o espaço mais harmônico. 


Com essas dicas, a Nova Época espera poder te ajudar a tornar seu quarto ainda mais aconchegante, confortável e, principalmente, funcional! E não deixe de falar com um dos nossos corretores caso você esteja à procura de um novo imóvel para chamar de seu!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":