Saiba o que você deve fazer depois de pegar as chaves do seu imóvel novo

Comprar um imóvel novo ou comprar sua casa própria é um momento muito importante e esperado por muitos, mas o momento de pegar as chaves do seu novo imóvel é ainda mais aguardado. É nesse instante, com as chaves do seu novo lar em mãos, que esse sonho se torna realidade e que você começa a pensar em cada detalhe que irá compor seu novo apartamento.

É importante planejar o que fazer logo depois que você pega as chaves, pois isso ajuda a otimizar o tempo de preparação do lugar para que a mudança possa acontecer o mais rápido possível. Mas antes de pensar em qualquer decoração, para facilitar o processo da mudança, você precisa tomar algumas decisões e dar atenção a alguns cuidados, principalmente com relação à infraestrutura.

Além de organizar a mudança, você precisa verificar a qualidade do acabamento, fazer a ligação da energia elétrica e se ele foi entregue conforme estava na planta. Todo o planejamento e a organização te ajudam a não esquecer nada na hora da mudança. É essencial que você se foque na rapidez e na segurança.

Para te ajudar, a Nova Época trouxe esse check list para que você saiba o que deve fazer e como deve se planejar para que essa mudança seja o mais prática e agradável possível. Não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas de imóveis!

1.Faça a vistoria no imóvel

A primeira coisa da nossa lista, que deve ser feita assim que você pega as chaves do seu novo imóvel, é fazer a vistoria do lugar. Esse é um passo importante na mudança e para evitar transtornos no futuro. Você deve verificar as condições de todo o espaço e avaliar se as peças que já estão instaladas estão de acordo com o que foi prometido pelo vendedor, além de checar se as janelas e portas estão funcionando. Pisos e paredes também devem ser avaliados para que você saiba se os azulejos estão bem instalados e se existem rachaduras.

Quando você faz uma vistoria completa, você verifica se existe qualquer irregularidade e, assim, relata para a imobiliária ou construtora que te vendeu o imóvel e o concerto pode ser feito o mais rápido possível, sem que você tenha prejuízos depois que já estiver instalado no lugar. Uma ótima dica para fazer uma vistoria com mais qualidade é fazê-la na parte da manhã, com a ajuda da luz natural.

2. Faça a ligação da energia elétrica junto à concessionária de energia

Ter energia elétrica é uma das condições mais básicas e se mudar com esse recurso essencial já disponível é muito importante. Para fazer essa ligação, o primeiro passo a ser tomado é entrar em contato com a concessionária da sua cidade ou indo na agência de atendimento para informar seu endereço, número de apartamento e dados pessoais.

É importante que você conclua essa etapa antes mesmo de começar a decorar o imóvel, pois os profissionais que vão te ajudar vão precisar de energia elétrica para usar seus equipamentos, além de luz para o ambiente. Solicite também o início do abastecimento de água encanada e de gás antes de começar a decorar, pois todas as torneiras, equipamentos e válvulas devem ser testados.

3. Providencie a instalação de serviços básicos

Além de pedir pela instalação dos serviços acima, é importante não se esquecer de conferir a instalação de outros serviços básicos, como telefone e televisão a cabo. Esses serviços são muito úteis e necessários no dia a dia, por isso, precisam estar funcionando quando você for se instalar no imóvel.

Para o serviço de tv, você precisa entrar em contato com as empresas e fazer a transferência dos serviços e das cobranças para o novo endereço e no caso do telefone, você precisa pedir a companhia telefônica a transferência da sua antiga linha ou um novo número. Se seu apartamento fica em um condomínio fechado, entre em contato com o síndico ou um profissional da portaria para te orientar sobre as restrições das empresas desses segmentos.

4. Planeje a mudança

Depois de verificar se a estrutura do apartamento está boa e se os serviços básicos estão funcionando, está na hora de planejar a mudança. Essa parte do processo exige muita dedicação e se não for bem planejado, pode gerar muitas dores de cabeça. É importante que você pense em todos os pontos da mudança: na data e no horário, na organização das roupas e dos objetos e como a mudança vai acontecer.

Para que você não esqueça nada e essa mudança não atrapalhe sua vida, é preciso estar tudo bem organizado e que você saiba, logo no começo, qual transportadora vai te ajudar nesse processo. Lembre-se de identificar as caixas com o nome de qual espaço será destinado, isso vai facilitar a organização e a localização.

5. Organize a decoração e as reformas

Esse é um dos momentos mais esperados da mudança, a hora de decorar o imóvel. Depois de resolver todo o básico, você já pode pensar em quais móveis comprar, nos papéis de parede, nas cores e nos objetos de decoração do apartamento. Com a vistoria, você pode conhecer todos os ambientes e, então, refletir sobre todas as modificações que vai querer fazer em cada cômodo.

Agora você já pode pensar se vai querer móveis planejados ou não, qual iluminação mais se adequa a cada ambiente e como aproveitar cada espaço da melhor forma, deixando registrado sua marca e seu estilo. Uma dica para deixar todo esse processo mais fácil é fazer uma lista de profissionais e produtos que podem ajudar nesse processo.

Como deu para perceber, ao receber as chaves do imóvel novo é quando o trabalho começa. Várias medidas devem ser tomadas e pular uma dessas etapas pode não ser uma boa ideia. Não deixe tudo para última hora, se organize e se planeje! Essas são as principais dicas.