Saiba o que é a ficha de captação de imóvel e qual a sua importância

 

Como já comentamos em inúmeros posts aqui, o mercado imobiliário se torna cada vez mais competitivo a cada dia que passa e é ideal, além de natural, que o corretor de imóveis tenha a preocupação de manter suas atividades organizadas através de um check list de todas as suas tarefas e obrigações. Além disso, um bom corretor está sempre buscando maneiras de tornar seu serviço mais rápido e simples.

É nesse momento que entra a ficha de captação. O preenchimento dessa ficha não é obrigatório, mas pode ajudar e muito o corretor a manter suas informações organizadas e seguras. Esse é um formulário comumente preenchido com informações relevantes para o corretor de imóveis e é ele que vai representar o profissional no mercado de trabalho.

Essa ficha ainda serve para auxiliar no controle e no aumento da produtividade na hora das vendas, o que torna esse formulário quase que imprescindível na vida do profissional que quer ter sucesso. Você ainda não conhece essa ficha? A Nova Época trouxe esse post para falar um pouco mais sobre a ficha de captação de imóvel e para mostrar qual a sua importância. E não deixe de visitar nosso site e conferir nossas ofertas!

O que é a ficha de captação de imóveis?

Antes de falar sobre sua importância, temos que deixar claro o que é captação de imóvel, o que exatamente é a ficha de captação de imóvel e qual sua função. Esse é um formulário pronto, para rápido preenchimento, onde o corretor adiciona os dados do proprietário e do imóvel que o mesmo está captando.

Captar nada mais é do que o ato de pegar para si, ou seja, captar propriedades para um corretor é preencher a própria carteira com imóveis que serão apresentados a possíveis compradores e vendidos. Para captar imóveis, o corretor precisa pesquisar e entender o que está acontecendo no mercado, quais os imóveis mais procurados, quais as regiões mais procuradas e todas as informações do imóvel. Na hora da captação de um imóvel, é importante verificar toda a documentação do local, além de registrar com o dono do local as formas de pagamento aceitas, entre outras particularidades do negócio.

A principal função da ficha de captação de imóvel é captar todas as informações relevantes que poderão auxiliar no cadastramento do imóvel no sistema imobiliário. É muito comum que cada imobiliária adapte a ficha para que a mesma supra todas as suas necessidades internas. Trabalhar com fichas de imóveis pode trazer muitas vantagens tanto para o corretor envolvido nas negociações quanto para a imobiliária em si.

Vantagens da ficha de captação de imóveis

1. Ajuda a evitar esquecer detalhes

O corretor que trabalha com a ficha de captação tem ajuda do documento para não esquecer de perguntar ao cliente todos os dados necessários para fechar o negócio, como o ano de construção do imóvel, por exemplo, que é uma informação importante para o comprador avaliar a questão estrutural do lugar. Alguns esquecem, também, de perguntar o valor do condomínio e já houveram casos onde o corretor esqueceu de verificar até mesmo a área do imóvel.

É natural que, com as diversas funções que um corretor precisa executar, algumas tarefas sejam executadas com falhas caso não exista uma padronização. Porém, ligar para o cliente para perguntar algo que o corretor teve oportunidade de perguntar ou observar antes não é a melhor opção, já que mostra falta de profissionalismo. Uma ficha de captação lista todas as informações que um profissional precisa recolher na captação de um imóvel para evitar esquecer detalhes importantes e passar por constrangimento.

2. Maior rapidez nas vistorias

Outra vantagem que vem junto da utilização de uma ficha de captação é que ela ajuda que o corretor faça uma vistoria e a captação mais rapidamente. O corretor precisa de algo que todo o processo de captação de um imóvel para evitar que o corretor fique perdido e tudo o que o profissional precisa fazer é preencher essa lista e, uma vez com ela devidamente completa e correta, a visita estará concluída.

Essa vantagem não é só para o corretor, já que a economia de tempo é importante tanto para ele quanto para o cliente. Com a rotina e o dia a dia cada vez mais corridos, a demanda é que os atendimentos sejam cada vez mais rápidos, sem perder a eficiência e com a ajuda da ficha de captação isso é possível.

3. Eficiência no cadastramento de imóveis

O processo de cadastramento do imóvel no sistema imobiliário da empresa do corretor é outra etapa desse processo que pode ser agilizada com o preenchimento da ficha de captação de imóveis. Quem for realizar o cadastramento de um imóvel poderá e deparar com grandes dificuldades em encontrar todas as informações captadas, se estas não forem feitas de maneira organizada.

Para evitar tanto trabalho e estresse, listar as informações captadas em uma tabela pode facilitar e muito a vida de quem irá preencher o cadastro do imóvel no sistema da imobiliária, pois as buscas serão minimizadas já que quem cadastra o imóvel irá se familiarizar com a posição de cada informação com o tempo.

4. Maior segurança jurídica

A ficha de captação de imóveis deve ter espaço para as informações do bem captado, os dados do proprietário e para a assinatura do mesmo, o que irá tornar essa ficha um documento que pode se tornar importante para garantir ao corretor direitos de recebimento dos seus honorários.

Por conta disso, este acaba sendo mais um documento que garante segurança jurídica para o corretor. Porém, além dele, existem outros documentos importantes no processo de venda do imóvel, como o termo de autorização de venda e o termo de visita, por exemplo. Não deixe de pesquisar sobre todos para garantir que nenhuma parte dessa negociação saia prejudicada ou frustrada.

Com a explicação do que é a ficha de captação de imóveis e sabendo das suas vantagens, a Nova Época espera ter ajudado a mostrar a importância desse documento para todas as partes envolvidas no processo de compra e venda de um imóvel. Não deixe de visitar nosso site e em caso de dúvidas nossos profissionais estão sempre à disposição para ajudar.