Saiba como planejar o espaço do seu imóvel

O sonho de ter a casa própria é o mais comum entre os brasileiros e quem sonha em ter a casa própria também sonha em ter o lar perfeito. Porém, muitos não sabem que para chegar a um bom resultado existem algumas etapas. Se você quer fazer uma decoração moderna, que espelhe sua personalidade e que aproveite o espaço que o imóvel oferece da melhor forma possível, é preciso que você faça um planejamento de casa antes de comprar qualquer item de decoração.

Independente do tamanho ou do tipo do imóvel, é possível organizar todos os cômodos da melhor forma para você e sua família, basta você ter atenção aos detalhes e pesquisar o que cabe melhor no imóvel. Planejar o espaço da sua casa vai muito além de imaginar o imóvel dos sonhos, envolve também divisão e organização do espaço.

O planejamento de casa requer ajuda profissional, por isso, tudo começa pela escolha de um arquiteto bom e experiente. É esse profissional que poderá te dar um norte adequado, ou seja, que te dirá por onde é melhor começar e de que forma. Porém, antes mesmo de procurar o arquiteto, você precisa ter em mente mais ou menos o que quer fazer na sua residência.

Para te ajudar nesse processo, a Nova Época trouxe algumas dicas para você saber como planejar o espaço do seu imóvel. Não deixe de visitar nosso site e conferir nossas ofertas! E lembre-se: em caso de dúvidas, basta entrar em contato conosco. Estamos sempre à disposição para te ajudar!

1. Não se prenda à planta do imóvel

A planta de um imóvel é indispensável na hora de planejar a sua casa, porém, é importante que você tente pensar também na disposição dos móveis em certos ambientes. Essa pode parecer uma tarefa difícil, mas na verdade não é tão complicado. Independente do tamanho dos cômodos, tanto os grandes quanto os pequenos podem ter seu espaço aproveitado de uma forma melhor quando mobiliados de maneira correta.

Por isso, antes de comprar qualquer móvel, é importante que você faça um esboço do lugar com os objetos que você pensa em comprar, usando as dimensões reais. Com isso, você consegue ter uma noção maior de como ficará à disposição de tudo e evita fazer escolhas erradas. Móveis planejados também são uma boa opção para aproveitar o espaço de um cômodo da melhor forma, especialmente se o espaço for pequeno. Isso ajuda a valorizar o imóvel.

2. Pense na ventilação

Outro ponto importante para se pensar é a questão da boa ventilação para todos os cômodos do imóvel. Especialmente em uma cidade como o Rio de Janeiro, onde as temperaturas e a umidade costumam ser elevadas, lanças mão de aproveitar a ventilação natural é um ótimo recurso. É fundamental par a qualidade de vida do morador ter uma ventilação de ar boa na sua residência, especialmente para diminuir os gastos com eletricidade e economizar a evitar usar o ar-condicionado constantemente.

Para ajudar o ar a circular melhor pelo ambiente, é recomendado que as portas e janelas sejam mais bem posicionadas para contribuírem com a ventilação. O ideal é que elas sejam posicionadas em parede opostas, seguindo a orientação dos ventos na região que o imóvel se localiza.

3. Não gaste muito com tubulações hidráulicas

Tubulações hidráulicas requerem uma grande mão de obra para manutenção e instalação e envolvem um custo significativo na obra. Na hora de planejar a disposição dos cômodos, deixe as áreas que precisam desse tipo de instalação (banheiro, cozinha, lavandeira, entre outros) próximas umas das outras. Com isso, o mapa de tubulação ficará menor e, consequentemente, sairá mais barato para você.

Quando você planejar para que essas áreas fiquem estrategicamente posicionadas, compartilhado a mesma parede hidráulica, não se esqueça de colocar uma caixa d’água próxima a elas. Assim, a pressão da água na tubulação será reduzida e isso trará ainda mais economia para você.

4. Saiba a finalidade de cada cômodo e divida-os sem parede

Para evitar perder espaço importante no seu imóvel, é essencial que você planeje qual será a finalidade de cada cômodo. Pense e pergunte para si mesmo de que forma determinado ambiente será mais usado e, depois de ter isso definido, é hora de pensar os tipos de móveis que caberão melhor naquele espaço para aproveitar bem todos os cantos. Não deixe de pensar bem antes de decidir qualquer coisa.

Além disso, um truque muito usado atualmente para evitar perder espaço é a utilização de móveis ou objetos para separas alguns cômodos. Essa alternativa ajuda não só a evitar os transtornos de uma obra, que seria necessária para levantar uma parede, mas também é uma ideia prática, mais barata e dá a sensação de que os cômodos do imóvel são maiores. Bastante usado em espaços pequenos, essa alternativa funciona para todos os tipos de imóveis.

5. Evite deixar o banheiro privativo em áreas comuns

Ao fazer o planejamento do espaço do seu imóvel, é importante que você pense em todos os detalhes e isso inclui seu banheiro privativo. Procure não colocar esse cômodo em áreas comuns para evitar constrangimentos, como você precisar tomar um banho enquanto tem visita em casa e ter que sair de toalha para ir até seu quarto, que fica em outro espaço. Evite também colocar esse cômodo com vista para áreas comuns.

Ao planejar sua planta básica, você deve ter cuidado para que a porta do banheiro fique totalmente de frente para áreas como a sala ou a cozinha. A disposição ideal é que o banheiro fique perto dos quartos ou de um corredor. Com isso, você garante sua privacidade e evita possíveis desconfortos.

6. Priorize móveis que são indispensáveis e escolha modelos com múltiplas funções

Especialmente em casos de imóveis menores, móveis que têm múltiplas funções são os mais recomendados. Optando por eles, você consegue ainda mais espaço sem precisar abrir mão de alguns objetos essenciais dentro da sua casa. Basta pesquisar qual é a sua necessidade, procurar e identificar qual o melhor móvel para você.

Além disso, é essencial que você faça uma análise dos móveis que realmente são indispensáveis para seu imóvel. Tire um tempo para pensar em todos os cômodos e comece a analisar do que você pode abrir mão, como alguns móveis sem muita importância, e quais móveis você pode substituir por outros que combinem melhor com o ambiente.

Ao fazer o planejamento da casa você precisa ter muita atenção aos detalhes, principalmente quando se trata de espaço. Com essas dicas, a Nova Época espera ter te ajudado a entender o que você deve ficar atento durante esse processo. Seu lar deve trazer conforto, tranquilidade e paz para você e todos os outros moradores, por isso é preciso levar esse planejamento a sério.