Saiba como planejar a decoração do seu apartamento novo

O processo da compra de um novo imóvel, principalmente se for o primeiro, é longo, burocrático e pode ser muito cansativo. Depois de meses visitando diversos imóveis e finalmente encontrar o lar perfeito para você, sua família e suas necessidades, é chegado o momento mais divertido da mudança, a decoração do apartamento novo. 


Decorar um imóvel pode ser divertido, mas não é tarefa fácil. Afinal, é preciso muito planejamento, organização e bom gosto para que tudo saia como o esperado e você possa montar um lar aconchegante que tenha um pouco da sua personalidade. Porém, mesmo sendo uma das etapas preferidas de muitas pessoas, também pode ser considerada uma maratona: quais móveis comprar? O que vai caber? Como combinar? Vale à pena contratar um projeto de decoração?


Felizmente, para quem está perdido nessa situação ou para quem já está exausto de todo esse processo, atualmente já existem diversos recursos e técnicas que vão te ajudar a decorar um ambiente sem precisar gastar uma fortuna. Para ficar por dentro dessas dicas valiosas, a Nova Época Imóveis trouxe esse post atualizado para te ajudar a tornar a decoração do seu novo apartamento um processo fácil e divertido. E para mais dicas de decoração, não deixe de conferir nosso blog!


Por que a decoração é importante?


Os efeitos de um ambiente cuidadosamente decorado vão muito além da estética. A decoração também está fortemente associada à sensação de qualidade de vida, de bem-estar e de pertencimento. Afinal, quem não se sente confortável e bem recebido quando chega em um lugar com a decoração perfeitamente harmônica? É essa sensação que a decoração da sua casa nova deve trazer.


Além disso, investir na decoração de um imóvel também é uma ótima forma de valorizá-lo. É importante termos sempre em mente que um espaço bem estruturado e cuidado é um ótimo atrativo para quem deseja comprar um imóvel. Isso porque um local mais completo ajuda a minimizar a necessidade de mudanças estruturais e reformas. 


Dicas para te ajudar a decorar seu novo imóvel


Agora que explicamos a importância do cuidado na hora de decorar seu novo imóvel, separamos algumas dicas de como fazê-lo para te ajudar a tornar esse processo mais fácil:


1. Tenha um planejamento financeiro


Nossa primeira dica é essencial tanto para comprar quanto para começar a decorar um apartamento, afinal, você precisa colocar tudo na ponta de lápis para ter dinheiro para conseguir realizar tudo o que quer. Isso porque um bom projeto de decoração, assim como um bom imóvel, pode representar um alto investimento e você deve ter total conhecimento de quanto pretende gastar para não comprometer o orçamento.


Uma excelente dica é colocar tudo o que deve ser feito ou que você pretende fazer no papel e estudar cuidadosamente quanto será possível gastar nesse processo. Caso, na hora do planejamento, você chegue no seu valor teto, procure priorizar o que você deve comprar inicialmente, o que é indispensável, e o que você pode deixar para comprar depois. Assim, você pode ter uma visão geral de quanto pode gastar e estipular melhor o que o novo apartamento precisa com urgência em relação à decoração.


Além disso, com esse planejamento é possível entender melhor o valor real de cada item usado na decoração e, a partir disso, ter uma referência na hora de comparar os preços e comprar o que estiver mais em conta para você.


2. Procure começar pelas mudanças maiores 


Se você vai reformar, quebrar paredes e colocar novos revestimentos, é por aí que você deve começar sua decoração. Mudanças como mexer no sistema elétrico ou hidráulico, colocar piso novo, instalar forro de gesso, sempre tomam um pouco mais de tempo e exigem que o apartamento esteja vazio, pois facilita o trabalho e evita que seus móveis novos sofram algum dano. Mesmo que você faça apenas pequenos reparos ou uma pintura nova, é melhor fazer tudo antes de passar para o próximo passo.


Uma ótima dica para dar uma cara nova ao seu apartamento sem precisar fazer grandes mudanças é escolher um novo acabamento para as paredes. Uma pintura colorida, por exemplo, ajuda a dar mais vida e alegria ao espaço, assim como um papel de parede estampado vai ajudar a encher o lugar de personalidade. 


3. Pesquise os melhores preços


Como dissemos na primeira dica da nossa lista, pesquisar os preços para poder compará-los no final é a melhor dica para quem deseja economizar. Procure fazer uma lista com os materiais e móveis necessários para a decoração e filtre os estabelecimentos com melhor custo x benefício que você encontrar. Porém, cuidado, pois o barato às vezes sai caro. Por isso, procure não se encantar com promoções muito grandes ou descontos fora do padrão. Nesse momento é preciso ter noção da qualidade do material e da loja.


Às vezes é melhor investir um pouco mais de dinheiro e garantir algo que tem uma durabilidade maior e que não precisará ser substituído com pouco tempo de uso. Existe, também, a possibilidade de reaproveitar materiais para transformá-los em itens de decoração. Uma boa dica é usar pallets para montar uma cama ou usar caixotes de feiras para montar uma linda estante para livros. Nesse momento, sua imaginação pode correr solta! 


4. Compre móveis maiores primeiro


Móveis grandes, e alguns até indispensáveis, como cama, sofá e mesa costumam ter um prazo de entrega maior. Por isso, uma boa dica é começar por eles na hora de comprar sua decoração. Caso seja da sua vontade fazer móveis planejados, essa também é a hora de pensar nisso. É importante que você decida quais móveis você vai fazer, que espaço eles vão ocupar e que acabamentos eles terão.


Tanto os móveis planejados quanto os móveis principais são fundamentais para começar a delimitar os espaços na casa nova, o que vai orientar todo o resto da decoração. Com os primeiros móveis no lugar, ficará bem mais fácil de posicionar os quadros e instalar as prateleiras e armários, por exemplo. A noção da dimensão do espaço que você tem fica bem melhor. 


5. Use a iluminação natural a seu favor


Se você quer decorar seu apartamento novo e ainda ter uma economia boa no final do mês, uma boa dica é: procure explorar ao máximo a iluminação natural do ambiente. Tenha em mente que você não precisa gastar fortunas para incluir esse recurso no seu lar. Uma dica valiosa para aproveitar bem a iluminação do sol é explorar as cortinas, pois são ótimas alternativas para controlar a claridade. Elas são ótimas em salas e quartos, pois elas permitem a passagem da luz do sol, ajudam a valorizar a luz natural e ainda são ótimas peças coringa na decoração. 


Outra ótima dica é explorar as cores, pois elas também fazem grande diferença na iluminação do lar. Por isso, na hora de escolher as cores da sua decoração, principalmente para as paredes, procure optar pelas cores que refletem os raios solares e não as que absorvem a luz natural. Essas são dicas importantes principalmente para cozinhas e lugares de home office, que são cômodos que demandam mais claridade. 


6. Personalize sua decoração


A decoração de um imóvel vai ser a melhor maneira de traduzir a personalidade do morador no apartamento novo. É fácil criar um ambiente cercado de boas lembranças através de fotos, objetos de família, pertences pessoais, desenhos e qualquer artigo que, para você, tenha um toque pessoal. 


Muitos enxergam, ainda, em cores, em materiais e nas estampas uma oportunidade de mostrar suas preferências, valorizar suas crenças e, principalmente, contar um pouco da sua história. Esse é o momento para usar e abusar da sua criatividade, explorando todos os materiais possíveis e recursos que você preferir, sejam eles colagens, tecidos, cores, fotos, quadros ou qualquer outra coisa que sua imaginação desejar.


Gostou das nossas dicas? Achou elas úteis? Decorar um apartamento novo é um momento muito especial e a Nova Época espera ter te ajudado a torná-lo ainda mais especial e tranquilo com essas dicas. E em caso de dúvidas ou para mais ajuda, não deixe de contatar nossos profissionais! 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho