Saiba como fazer uma reforma sem precisar de obras

06/08/2020min de leitura

Quando as pessoas pensam em reforma, a primeira coisa que vem à cabeça é: desordem, sujeira e entulho. Dores de cabeça e estresse são algumas das características que muitos associam a uma reforma. Por mais simples que um serviço ou melhoria possa ser, para muitos pode parecer um pesadelo fazer uma reforma.

Mudanças estruturais significativas vão exigir muita paciência e tempo, mas dependendo da melhoria que precisa ser feita, é possível evitar transtornos e fazê-las sem precisar de obras ou de reformas grandes. Pode parecer mais complicado, mas é totalmente possível se você usar um pouco da sua criatividade e disposição.

Se você pensa em mudar ou renovar seu imóvel, dá para melhorar a decoração com pequenos reparos que não pesam no bolso nem fazem bagunça. E sabendo se planejar direito, você consegue manter sua casa disponível e funcionando normalmente enquanto faz todo o serviço.

Ficou curioso para saber como isso funciona? Então vem conferir esse post que a Nova Época trouxe para te dar algumas dicas de como renovar a decoração do seu imóvel, seja para valorizá-lo ou para deixa-lo mais a sua cara, sem precisar passar por uma reforma grande e estressante. Não se esqueça de conferir nosso site e, caso surjam dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco!

Papéis de parede

Nossa primeira dica é que você aposte nos papéis de parede. Além de práticos, eles são muito estilosos e econômicos. Os papéis de parede também são uma ótima alternativa para fazer algo diferente sem fazer muita sujeira nem gastar muito. Fáceis e aplicar e disponíveis nos mais diversos modelos, texturas, estampas e cores, não é difícil encontrar um que combine com seu estilo e o tipo de decoração que você quer fazer.

Como já dito antes, a aplicação do papel de parede não gera entulho e é muito prática, mas você precisa tomar alguns cuidados ao instalá-lo, como preparar a superfície antes de tudo, deixando as paredes totalmente lisas, uniformes e limpas. Caso você deixe escapar alguma fissura ou irregularidade, basta apenas corrigi-las com massa corrida ou gesso para garantir que o acabamento seja perfeito.

Existem muitos tipos de matérias de papel de parede, por isso, é importante que você pesquise e procure o que seja melhor e mais prático para o que você procura. Lembre-se: se você tem filhos ou animais de estimação, leve isso em consideração também.

Adesivos de parede

Outro tipo de mudança que é muito prática e o próprio morador pode aplicar é o adesivo de parede. Uma das grandes vantagens desse material é que o cliente pode criar e personalizar a imagem que quiser, mas ao mesmo tempo existem desenhos já prontos, o que pode facilitar a mudança.

Esse material é uma ótima opção para transformar o ambiente porque ele pode ser usado por cima de revestimentos já existentes ou até mesmo aplicado diretamente na parede, o que o torna versátil e uma prática maneira de inovar seu imóvel. Além disso, o que é mais legal sobre os adesivos é que eles te ajudam a dar asas à imaginação e criar qualquer tipo de imagem.

Cor dos móveis

Mais uma dica para mudar a cara do seu imóvel sem ter que investir tempo e dinheiro demais em uma obra é mudando a cor dos móveis. Por serem o maior destaque de um ambiente, mudar a cor dos móveis ou simplesmente renovar sua pintura já dá cara nova à decoração da casa.

Além disso, tecidos estampados e adesivos coloridos também podem te ajudar a repaginar a superfície dos móveis de forma criativa, prática e estilosa. Trocar acessórios como puxadores de gavetas, espelho da penteadeira ou pés das poltronas também é outra ótima estratégia e, por menores que possam parecer, fazem toda diferença.

Luminárias

Apostar em luminárias é outra dica para repaginar o ambiente da sua casa e dar um toque especial, não só pelo efeito da luz no ambiente, mas também pelo design da peça escolhida. A melhor e mais rápida forma de dar um up na decoração da casa sem bagunças e dores de cabeça é trocar ou adicionar luminárias.

Além disso, como já dito antes, um projeto de iluminação bem feito pode valorizar muito o ambiente, trazendo sofisticação, leveza e amplitude em qualquer cômodo da casa. Fique atento também nas cores das lâmpadas, dando preferência às cores mais quentes, como a amarela, que favorecem uma sensação de sossego. As luzes frias, como as brancas, são mais indicadas para serem usadas em cômodos de atividade mais intensa, como na cozinha ou onde você costuma trabalhar.

Piso e revestimento vinílico

Instalar piso não é muito simples, principalmente se a sua intenção é não fazer uma reforma com obras. Porém, chega um ponto que é necessário trocá-lo, seja por conta do tempo de uso ou do desgaste ou simplesmente por estética. Em casos assim, o mais recomendado é que se use pisos laminados e vinílicos por serem mais resistentes e práticos, além de ser possível aplica-los sobre o assoalho antigo.

Rápido de ser instalado e versátil na sobreposição, esse material pode ser assentado sore pedras, cimento, cerâmica e porcelanato, basta você passar a massa niveladora para se livrar de todas as imperfeições e para que reajustes antigos não fiquem marcados. Toda a preparação e aplicação podem ser feitas de um dia para o outro. Mas lembre-se: conte sempre com produtos de qualidade e mão de obra especializada para que tudo seja feito corretamente.

Detalhes da decoração

Por último, mas não menos importante, outra dica simples é que você troque as peças de decoração da casa. Assim, é possível transformar os ambientes a qualquer hora sem precisar de obras. Arranjos de flores, vasos decorativos e obras de arte são alguns exemplos curingas do que você pode adicionar a sua decoração para renovar os cômodos da sua casa, dando um ar mais sofisticado.

Substituir utensílios e eletrodomésticos antigos da cozinha por peças novas e com design mais bonitos, além de substituir a roupa de cama por peças novas que dialoguem melhor com outras peças do cômodo são mais algumas dicas do que fazer para renovar os ambientes.

Com essas dicas, a Nova Época espera ter te ajudado a entender que você não precisa fazer obras ou grandes reformas quando quiser mudar um pouco a cara do seu imóvel. Procure sempre por ideias novas que te ajudem a poupar tempo e dinheiro!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":