Saiba como descobrir o potencial de valorização de um imóvel

Uma das pesquisas mais importantes que você deve fazer quando começa a procurar por um imóvel novo ou quando pensa em começar a investir em imóveis é a chance de valorização da propriedade no futuro. Alguns aspectos precisam ser muito observados com muita atenção para que você possa avaliar se está diante de um bom investimento ou não.

Antes de assinar qualquer papel e comprar, alugar ou investir em qualquer imóvel, o potencial de valorização dele é algo muito importante que deve ser estudado com muito cuidado e paciência. Isso se deve ao fato de que, independente da finalidade do imóvel, seu valor está diretamente ligado ao seu potencial. Para fazer essa avaliação, é preciso observar diversos fatores que podem ajudar a prever as possibilidades de valorização.

Um imóvel, seja ele uma casa ou apartamento, deve ser visto como um investimento para que você não se esqueça de ser cauteloso na hora da compra. Independente de estar comprando ou alugando um espaço, a região onde ele se localiza pode valorizar muito ou não com o tempo e é importante você pesquisar para se prevenir de fazer a escolha errada.

Fazer essa conta de potencial é essencial na escolha do imóvel, porém, ela não é tão difícil quanto parece. Esse cálculo está atrelado à três fatores principais: custo, qualidade e utilidade. Esse tripé pode se divergir em diversos outros fatores, porém nunca deixam de ser os mais importantes.

Sabendo que o potencial de valorização do imóvel é uma das dúvidas mais frequentes de quem está buscando algo no mercado imobiliário, a Nova Época veio ajudar você a entender quais critérios influenciam na hora de calcular o potencial de valorização de uma propriedade. Não deixe de visitar nosso site e conferir nossas ofertas! E lembre-se: em caso de dúvidas, nossos associados estão sempre à disposição para te ajudar.

Localização

No setor de investimentos imobiliários, a localização é considerada um dos principais fatores que irão definir o potencial de valorização de um imóvel. Isso porque quando alguém procura por um imóvel novo, a busca começa pelas regiões que ele deseja morar, já que é a localização que determina o acesso a tudo e a qualidade de vida.

É levado em consideração se o imóvel está em um bairro seguro, tranquilo, com altos índices de violência e com serviços por perto ou distante de tudo. Assim, propriedades localizadas em áreas mais privilegiadas têm mais chances de atrair possíveis compradores por conta das facilidades oferecidas. Essas regiões costumam se manter valorizadas ao longo do tempo com comércio saudável e grande demanda de imóveis.

Na hora da sua pesquisa, também é importante que você procure por imóveis em regiões potenciais, como bairros novos que têm um grande número de construções. Isso por conta da grande tendência de valorização da região, assim como do seu imóvel.

Segurança

Outra prioridade de quem está procurando por um imóvel é a questão da segurança. Com o crescimento das cidades, a criminalidade tende a aumentar e, consequentemente, as pessoas se preocupam mais com a segurança. Ao buscarem imóveis, as pessoas costumam buscar conforto, qualidade de vida e segurança para seu dia a dia e da sua família. Por isso, as regiões consideradas mais tranquilas e com acesso a serviços de segurança são as mais valorizadas.

Regiões bem iluminadas, que possuem câmeras de segurança, com menores índices de furtos e outros crimes costumam ser as mais procuradas. Por conta disso, quando você for avaliar um imóvel, preste atenção se a região pode ser considerada segura, pois isso terá um grande peso na valorização do espaço.

Mesmo que o imóvel tenha todas as melhores qualidades e seja do jeito que o cliente quer, atendendo todos os seus requisitos, caso ele se localize em uma região perigosa ele será desvalorizado e há o risco de o cliente não fechar a compra.

Infraestrutura do imóvel

As características físicas do imóvel são mais um fator importante e que deve ser levado muito em consideração quando falamos de potencial de valorização. Aqueles imóveis que oferecem mais conforto, com um maior número de banheiros, com varanda e garagem, por exemplo, tendem a valer mais no mercado.

A estética, a arquitetura e os matérias usados na construção do imóvel também precisam ser observados. Alguns detalhes, como bons acabamentos e revestimentos externos mais nobres, tornam o bem mais atraente e valorizado. O uso de materiais mais resistentes indica que que o imóvel não precisará de tanta manutenção, o que poupará gastos para o futuro morador. Porém cuidado, pois é preciso que os compradores tenham a possibilidade de fazer reformas, caso queiram colocar um pouco da sua personalidade no imóvel.

Em casos de imóveis que ficam em condomínios, a infraestrutura oferecida pelo espaço também irá interferir na sua valorização. Condomínios com mais opções de lazer, com mais tecnologia e com mais segurança têm um maior potencial de valorização.

Infraestrutura do bairro

A qualidade da infraestrutura pública é mais um dos fatores que irão determinar o potencial de valorização do imóvel. Porém cuidado, pois você não deve confundir localização com infraestrutura! Quando falamos de infraestrutura, nos referimos aos serviços e estabelecimentos comerciais que ficam ao redor do imóvel e podem facilitar o dia a dia do morador. O que difere esse fator da localização é que estabelecimentos podem fechar.

Na hora de avaliar um imóvel para compra, não deixe de observar atentamente a infraestrutura da região e dos empreendimentos próximos, sejam eles novos ou antigos. Regiões com fábricas, novos shoppings, faculdades, mercados, bancos, farmácias e escolas tendem a valorizar mais por conta da demanda futura por imóveis.

É importante também ter uma atenção extra à qualidade das vias do entorno, proximidade de parques e praças, limpeza geral da região, facilidade de acesso a outras áreas da cidade e iluminação das ruas durante o período da noite. Esses são os fatores que dão qualidade ao bairro.

Documentação

A documentação é um dos principais fatores na hora da compra de um imóvel e, por conta disso, aqueles imóveis com dívidas ou outras pendências tendem a ter seu valor diminuído no mercado. Por isso, é importante que você mantenha a situação legal do seu imóvel sempre regular junto à prefeitura.

É fundamental, ainda, que o comprador não deixe de conferir toda a documentação detalhadamente, juntamente com as taxas e impostos, para conferir se tudo está em dia e em ordem. É importante também que pendências relacionadas a heranças e inventários sejam conferidas, para que nada esteja irregular.

Para evitar confusões e frustrações, é recomendado que você procure empresas confiáveis e experientes, para que um profissional possa conferir toda a papelada com cautela e profissionalismo.

Acessibilidade

Atualmente, com o dia a dia cada vez mais corrido, o tempo (ou a falta dele) tem sido um dos maiores inimigos da qualidade de vida. Por isso, muitas pessoas estão procurando cada vez mais soluções que tragam praticidade para a rotina. Por exemplo, as pessoas estão procurando cada vez mais serviços de transporte, como ônibus e metrô, para fugir do trânsito e, por isso, imóveis que tem opções de serviços variados estão sendo cada vez mais procurados.

Não deixe de prestar atenção nas vias de acesso e na funcionalidade dos meios de transporte público da região do seu imóvel, assim, você pode determinar a facilidade de locomoção, que é outro grande fator que tem grande peso no potencial de valorização de um imóvel. Ou seja, investir em propriedades próximas de rodovias é uma grande jogada.

Procure saber, ainda, se a região do imóvel tem boas linhas de metrô e de ônibus, se ele está próximo de vias de acesso e se há investimentos ou obras previstas para melhorar a qualidade do transporte público.

Mercado imobiliário

O mercado imobiliário está em constante mudança, por isso, é subjetivo falar sobre sua influência no potencial de valorização de um imóvel. Porém, a forma de aquisição de um imóvel, seja comprando ou alugando, é diretamente influenciada pelo mercado. Por isso, é importante que você acompanhe o andamento desse mercado.

Com a inconstância da economia, há períodos em que as vendas podem aumentar e os preços podem variar. Caso a procura por novas moradias esteja em alta e a oferta de imóveis estiver baixa, os valores de venda tendem a aumentar. Baixa de juros e de hipotecas também podem provocar alterações no mercado.

Quem deseja fazer um investimento nesse mercado deve tomar muito cuidado e saber fazer boas avaliações, estando ciente de todas as situações que podem acontecer.

Avaliar o potencial de valorização de um imóvel é um passo muito importante e necessário para que você possa garantir bons investimentos. Por isso você deve pesquisar atentamente e saber fazer suas avaliações. Caso se faça necessária a ajuda de um profissional desse segmento, não hesite em entrar em contato com a Nova Época. Estamos dispostos a te ajudar com o que precisar para garantir que você faça o melhor investimento.