Saiba como aproveitar melhor o espaço da sua cozinha compacta

10/08/2020min de leitura

A cozinha é um dos cômodos mais importantes para os brasileiros, sendo considerado o coração dos lares brasileiros. Por isso, é importante que esses ambientes sejam espaçosos, práticos, agradáveis e funcionais. Para que isso seja possível, é necessário saber o que é preciso para escolher os móveis certos.

Primeiramente, é preciso entender o que é uma cozinha compacta. Seu conceito não tem a ver necessariamente com o modelo de decoração que você escolhe, mas sim com o modelo de ambiente que tem um tamanho reduzido. Nesse tipo de cozinha, é importante que você saiba utilizar bem cada espaço vazio para nada ser desperdiçado.

É importante saber é preciso ter criatividade ao decorar esse tipo de cômodo e que móveis instalados e equipamentos variados podem não ser a melhor opção para aproveitar o espaço. Porém, isso não quer dizer que cozinhas compactas não podem ser completas. Basta saber fazer o planejamento certo, lembrando sempre de otimizar o espaço e fazer o cômodo parecer maior.

Para te ajudar a entender melhor o que é preciso fazer em uma cozinha compacta para que ela pareça maior, a Nova Época trouxe algumas dicas de como utilizar melhor o espaço desse tipo de ambiente, te mostrando que até um cômodo pequeno é fácil de decorar com as dicas certas. Não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas! Temos todos os tipos de imóveis, dos mais variados tamanhos.

1.Coloque prateleiras sobre as pias

Nossa primeira dica é que você instale prateleiras acima da pia para que você possa aproveitar melhor esse espaço. Utilize o espaço de uma parede vazia próximo da pia para expor seus potes, canecas, tábuas de corte e outros utensílios. Assim, você não precisa desperdiçar o espaço da pia e o visual fica mais clean.

2. Prefira gavetas a portas

As gavetas são outra dica importante, pois elas te permitem um melhor e mais fácil acesso aos itens guardados, além de facilitar na organização do ambiente e deixar o espaço mais clean e refinado. As gavetas podem dar a falsa impressão de organização, pois dentro delas pode estar uma zona. Porém, o importante é que o exterior pareça ordenado.

3. Pendure as panelas na parede

Outra dica é que você escolha uma parede vazia e pendure suas panelas nela. Isso evita que você coloque muitos armários no ambiente, o tornando mais espaçoso, e também deixa tudo organizado. Se for preciso pintar a parede para adaptá-la às panelas e tornar o ambiente mais visualmente agradável, faça. Essa dia também te ajuda a deixar as panelas ao alcance mais facilmente.

4. Faça uma pequena bancada

Essa é uma dica para quem não tem espaço para uma mesa. Cozinhas compactas costumam ter espaço muito reduzido e geralmente não é possível encaixar uma mesa. Para isso, o mais recomendado é que você considere construir uma bancada que sirva para você fazer refeições rápidas sentado também no lugar de um armário. A bancada não adiciona volume extra ao ambiente, só ocupa o mesmo espaço que um armário.

5. Aproveite o espaço em cima dos armários

A melhor opção de armário para escolher é um que tenha espaço entre ele e o teto. Esse espaço pode ser útil se utilizado para guardar coisas que você não costuma usar ou objetos que guarda como recordação, mas que não usa no dia a dia. Essa é uma maneira charmosa e inteligente de aproveitar cada cantinho do ambiente.

6. Preste atenção ao posicionamento

Priorizar o posicionamento perfeito para os móveis é uma dica importante para utilizar bem o espaço desse cômodo. Analise o layout do ambiente, estudando se a forma do espaço é em U ou de outra forma, e veja qual o melhor posicionamento para as gavetas e armários. Garanta que nada vai atrapalhar o uso de nenhum aparelho ou a circulação no ambiente.

7. Coloque divisórias nos armários

Colocar divisórias dentro dos armários, entre os utensílios, pode te ajudar a conseguir mais espaço e organização. Com isso, você ganha mais lugar onde colocar seus diferentes utensílios de cozinha.

8. Utilize estantes inteligentes

Estantes são uma ótima opção para manter o ambiente organizado e otimizar espaço. As clássicas estantes de metal trazem ao ambiente um estilo de decoração industrial e, assim como as estantes inteligentes que são modulares, podem ser acessadas pelos dois lados e permitem que a luz passe através dela, alcançando todos os produtos ali estocados e dando charme ao ambiente.

9. Coloque prateleiras nos armários

Nossa última, porém não menos importante, dica de decoração é que você adicione prateleiras aos seus armários. Caso seu gabinete seja alto demais, as prateleiras removíveis são a solução ideal para evitar que você passe sufoco para pegar os utensílios que estão mais no alto. Com isso, você pode duplicar ou até mesmo triplicar o espaço dos seus armários.

Agora você já pode parar de evitar imóveis com cozinhas compactas! Com essas dicas básicas, a Nova Época espera que você consiga aproveitar melhor o espaço da sua cozinha, caso ela seja compacta, sem deixar de ter uma decoração moderna e estilosa para o lugar.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":