Pós-venda para corretores: 10 dicas para fidelizar seus clientes

Hoje em dia, mais que nunca, é importante termos noção da relevância de uma fidelização efetiva. O cliente que domina o mercado atual pede muito mais que uma simples compra, ele exige um serviço bem feito, atendimento de qualidade e personalização nos processos. Resumindo, nosso novo objetivo é fazer com que nosso cliente se sinta especial. E é exatamente isso que vamos aprender hoje.

Acompanhe nossas dicas e aprenda a realizar um pós-venda profissional, estratégico e eficiente!!

- Permaneça acessível

A dica que pode parecer mais óbvia é também uma das mais difíceis de colocar em prática. Para corretores com muitos clientes, em especial, se manter acessível após a venda ao mesmo tempo em que precisa manejar novos compradores pode acabar sendo extremamente desorganizado e confuso. Para evitar problemas como esse, é importante planejamento, e vamos te ajudar com isso.

Estar presente é muito importante depois da compra. O cliente pode apresentar problemas com o novo imóvel, com a documentação ou pode simplesmente ter alguma dúvida que apenas o corretor de imóveis é capacitado para tirar. Então abandonar esse cliente simplesmente não é uma opção. Mas como se certificar de estar acessível para ele no meio de tantas demandas e tarefas?

Bom, é aí que entra a necessidade de planejamento: crie um material com as principais informações de cada um de seus clientes durante sua jornada de vendas, e delimite dias e horários nos quais você está disponível para conversar com ele. Deixe-o ciente de que existe um tempo na sua agenda destinado a tirar suas dúvidas e, assim, ele se sentirá especial e bem cuidado.

- Memorize informações importantes sobre ele

Como dissemos anteriormente, você precisa saber planejar para ser um bom corretor.

Guardar informações é uma das principais tarefas de planejamento na corretagem de imóveis. Você precisa ter em mãos todos os dados possíveis sobre seu cliente, não apenas até o momento de efetuação da venda, mas também após a entrega do imóvel.

Anote dúvidas importantes que seu cliente tenha ou possa vir a ter, suas principais inseguranças relacionadas ao imóvel e se existe a possibilidade de ele querer, no futuro, trocar de moradia mais uma vez. Guarde suas principais preferências de moradia e o que ele prioriza na hora de comprar uma casa. Tudo isso pode vir a ser útil no futuro, e você estará à frente da concorrência por conhecê-lo tão bem.

- Mantenha o interesse no bem-estar do seu cliente após a venda 

Comprar uma casa está muito longe de ser o fim dos nossos problemas. Muito embora seja um grande passo rumo à independência, grandes responsabilidades acabam caindo no colo daqueles que optam por sair do aluguel. Por isso, quando entrar em contato com seu cliente após a compra, procure demonstrar interesse verdadeiro no seu bem-estar.

Está em dúvida sobre o que perguntar sem parecer invasivo ou pouco profissional? Confira essa listinha de tópicos que você não pode deixar de fora ao conversar com seu cliente:

  • Como está sendo a experiência na nova casa?
  • A família está se adaptando bem ao novo lar?
  • Existe algum problema com o qual eu possa te ajudar nessa nova fase?
  • Tudo ocorreu bem desde que fechamos negócios?

Viu como é simples? Você precisa apenas ser sincero nas suas preocupações e levar em consideração os sentimentos do cliente. Com prática, não é nenhum bicho de sete cabeças. 

- Lembre aniversários e datas comemorativas 

É incrível como atitudes pequenas podem ganhar o coração de alguém, não é mesmo?

Anotar em sua agenda o aniversário do seu cliente é uma tarefa que não lhe custa muito tempo e que pode trazer resultados grandiosos para seu negócio. Não existe truque na manga, neste momento o que conta é a honestidade. Ligue para ele ou mande uma mensagem agradecendo a confiança e desejando felicitações por mais um ano de vida.

Faça com que ele saiba que é importante para você. Outras datas comemorativas como Natal, Ano Novo, Páscoa e feriados são ainda mais simples. Você pode, por exemplo, elaborar um e-mail personalizado, honesto e festivo e enviar para sua lista de clientes. Mesmo sendo um gesto simples, é um detalhe que fará com que ele te mantenha em mente.

Mas, atenção: não tente forçar uma nova venda ou falar de trabalho. Este momento é destinado exclusivamente a desejar felicitações ao cliente, e falar sobre vendas e assuntos técnicos pode soar forçado.

Peça feedbacks 

Perguntar a opinião dos clientes sobre seu trabalho é um sinal imenso de profissionalismo. Ao pedir um feedback, você demonstra que a opinião do seu cliente é importante e que você está disposto a melhorar o que puder.

Não precisa ser algo maçante, você pode fazer isso até mesmo por meio de uma simples ligação de telefone. O importante é que o consumidor saiba que está avaliando seu trabalho e que essa avaliação será guardada por você. Procure saber quais foram os pontos mais positivos e mais negativos na experiência dele com você e os motivos por trás de cada um.

Acredite, seu cliente vai se sentir muito mais confortável com você após um feedback. Seus níveis de confiança vão aumentar e ele sentirá que pode confiar no seu trabalho.

 

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática. Ficar parado não é uma opção neste mercado que se reinventa a cada momento. Seja diferente, seja inovador, seja um corretor especial para o seu cliente. Para saber sobre o mercado imobiliário e outros assuntos atuais, continue acompanhando nosso blog.