Perguntas fundamentais que devem ser feitas ao corretor antes de fechar um negócio

07/07/2020min de leitura

Decidir comprar um imóvel ou se mudar é uma decisão que deve ser muito bem avaliada antes de ser colocada em prática, pois é um grande passo na vida de uma pessoa. É o maior investimento que você fará na sua vida e, caso seja feito de forma precipitada, pode trazer muita dor de cabeça e frustrações.

Por conta disso, no começo desse processo o mais indicado é que o comprador procure uma imobiliária e contrate um corretor de imóveis para auxiliar durante toda a negociação para que você possa encontrar o lugar ideal para suas necessidades pelo melhor preço.

Por ser um grande passo, é comum surgirem diversas dúvidas sobre como escolher o imóvel ideal. Por isso, antes de fechar negócio, o comprador deve pesquisar sobre esse mercado e deve manter contato com um profissional que possa tirar suas dúvidas.

Para que o comprador tenha certeza de que está fazendo o investimento correto e mais seguro, nada melhor do que poder sanar todas as dúvidas e esclarecer as incertezas com seu corretor de imóveis.

A compra de um imóvel envolve muitos detalhes que precisam ser esclarecidos antes da finalização da negociação e é com o corretor que você se informa melhor não só sobre a propriedade que te interessa, como também sobre todas as outras propriedades que estão à venda na região, tendo a oportunidade de escolher a melhor opção.

A Nova Época trouxe para vocês as perguntas mais frequentes e indispensáveis que não podem deixar de serem feitas ao corretor de imóveis antes de tomar a decisão de onde morar. E não se esqueça de visitar nosso site, lá temos ofertas de todos os tipos de imóveis em todas as regiões da cidade. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e vamos realizar esse sonho juntos!

1. O imóvel é adequado para minha família?

Para você que está procurando um imóvel para você e sua família, é muito importante questionar ao corretor se a propriedade em que está interessado possui a estrutura adequada para todos os membros da família, seja na sua estrutura ou no próprio imóvel.

Com isso, o corretor deve informar se as áreas comuns proporcionam momentos de lazer para toda a família, se a localização do imóvel fica próxima de escolas, parques, clubes e centros esportivos, por exemplo, e se o espaço da propriedade oferece comodidade suficiente para os moradores.

2. Quantas vagas de garagem estão disponíveis?

O conforto e a comodidade são duas das principais características que o comprador deve observar em um imóvel. Pensando nessas características, uma pergunta muito importante que deve ser feita, caso o imóvel que te interessa é um apartamento, é sobre as vagas da garagem.

Essa é uma das vantagens que mais são observadas pelos compradores. A garagem gera segurança e tranquilidade, por isso, é importante que você procure saber se o condomínio oferece garagem e quantas vagas serão suas por direito.

Não se esqueça, também de averiguar se as vagas constam na escritura do imóvel, para que você tenha a tranquilidade de poder contar com elas e se elas são fechadas ou abertas, rotativas ou escrituradas. Verifique ainda o tamanho das vagas para se certificar se o espaço é adequado para seu veículo.

3. Existe possibilidade de negociar o valor do imóvel?

Os vendedores dos imóveis geralmente aceitam negociação, por isso, é válido que você converse não só com seu corretor, mas também com o vendedor para avaliar suas opções de preço.

Ao escolher a melhor forma de pagamento, àquela que melhor se adequa ao seu orçamento, com o auxílio do seu corretor, não esqueça de tentar conferir se o vendedor do imóvel está aberto a negociações, com descontos para compra à vista ou a possibilidade de poder fazer uma proposta ao vendedor, por exemplo.

4. A infraestrutura do local atenderá às minhas necessidades?

A infraestrutura da região que você escolher morar afetará no seu dia a dia, por isso, pergunte quanto a ela. Se informe com seu corretor para saber qual a infraestrutura disponível nas redondezas e se ela atenderá todas as suas necessidades diárias.

Isso inclui saber se o imóvel que você está interessado se localiza próximo de comércios e serviços locais, como supermercados, bancos, restaurantes, farmácias, lavanderias e academias. Antes de aceitar qualquer negociação, você deve dar prioridade para a pesquisa desse passo, pois isso irá interferir na sua qualidade de vida.

5. Quais as formas de pagamento possíveis?

As condições de pagamento de um imóvel podem variar, por isso, veja com seu corretor quais são as formas de pagamento disponíveis para o imóvel que mais te atrai: à vista, por financiamento imobiliário ou até mesmo utilizando seu imóvel usado como parte do pagamento na compra do novo.

Tenha em mente que para fechar o melhor negócio é importante que o pagamento esteja adequado às suas condições financeiras no momento da compra e que não prejudique seu orçamento no futuro.

6. Como é a vizinhança da região?

Procure saber com seu corretor sobre como é a vizinhança das redondezas do lugar em que pretende morar, independente se você decide morar em casa ou apartamento.

Saber informações de como é o estilo de vida, faixa etária média e perfil de quem vive naquela região ajudam a identificar se ela se encaixa nas necessidades do seu dia a dia e se os moradores se assemelham ao seu perfil.

7. A documentação do imóvel está em dia?

É possível que, em uma negociação imobiliária, um comprador se depare com imóveis por valores bem abaixo do mercado. Por isso, é preciso estar atento e averiguar se o imóvel foi registrado em algum cartório, se a propriedade consta em algum inventário e se possui averbação.

Com a averbação, você é capaz de verificar as alterações ocorridas no imóvel e em seu registro e, assim, é possível que você fique mais seguro em relação ao investimento. Lembre-se: taxas de condomínio e impostos também precisam de comprovação de pagamento.

8. Quais gastos terei após a compra do imóvel?

Se você deseja comprar um apartamento não se esqueça de que, além do condomínio, você deverá arcar com despesas extras periodicamente. Informe-se sobre as taxas de condomínio e fundo de reserva antes de fechar o negócio, elas podem tornar seu sonho um pesadelo.

Não se esqueça de verificar com seu corretor se taxas como rateio de água, serviços compartilhados ou gás estarão inclusas no imóvel. As taxas para transferência do imóvel e o IPTU também são taxas que não devem passar despercebidas.

Procure também saber a idade do imóvel, se ele é novo ou antigo, se já teve muitos moradores e se já passou por muitas reformas. Essas informações podem evitar surpresas com a estrutura física da propriedade.

Essas foram algumas das perguntas que não podem deixar de serem feitas antes de você tomar qualquer decisão de compra. A Nova Época espera ter te ajudado a entender o que é importante saber na hora da negociação de um imóvel. Não se esqueça de conferir as ofertas de imóveis nos nossos sites e nossos outros artigos.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":