Passo a passo para te ajudar a transformar sua sala de estar em um home theater

Com toda a situação que enfrentamos no ano de 2020, encontramos várias formas fáceis e divertidas de tirar proveito de todo o tempo que passamos em casa, tendo a chance de aproveitar mais nossa casa e de passar um tempo em família. Com tanto tempo livre, era fácil ter ideias que pudessem melhorar esse tempo mais caseiro.

Uma atividade bem legal que muitos pensaram em realizar nesse tempo em casa é transformar a sala de estar em um home theater. A combinação de imagem, som e conforto é ideal para você montar sua própria sala de cinema e promover pequenas e confortáveis sessões para seus familiares e amigos.

Gostou da ideia? Então continue lendo, pois a Nova Época trouxe algumas dicas e sugestões para te ajudar a tornar essa tarefa mais simples. E não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas!

1. Altere o layout

A primeira dica é muito importante para que você consiga transformar sua sala de estar em um home theater. Você precisa pensar em qual é o foco da sua sala atualmente, se é um quadro, um sofá ou qualquer outro item decorativo. Para o ambiente virar um verdadeiro home theater, é imprescindível que toda a atenção do ambiente seja voltada para uma tela de TV ou de um projetor.

Para que as sessões nunca sejam comprometidas, algumas questões do layout da sala precisam ser analisadas. Por exemplo, é melhor que não haja nenhuma mesinha ou puff atrapalhando a circulação no cômodo. É importante que as pessoas possam transitar livremente no local sem se esbarrarem. Além disso, é importante ter peças auxiliares onde possamos colocar pontos de luz ou até mesmo apoiar lanches. Para te ajudar a demarcar as áreas no piso, tapetes podem ajudar.

2. Trabalhe na iluminação

Quando assistimos um filme, é claro que preferimos ficar em um ambiente totalmente escuro, somente com a luz da tela da TV. Porém, não é bem assim que funciona nas salas de cinema. Mesmo nas grandes salas, existem alguns pontos de luz para guiar as pessoas e tornar o ambiente mais aconchegante. Este mesmo pensamento deve ser replicado quando você fizer seu próprio home theater.

Para tornar o ambiente mais visualmente confortável, você precisa trabalhar a iluminação corretamente, de forma pontual e difusa. É interessante que você coloque faixas de luz no teto, em sancas e em volta do painel, com fitas. É, ainda, essencial ter algumas luminárias de piso e de mesa perto do sofá, para um momento de necessidade.

Com relação à luz natural, sim, uma janela será necessária neste ambiente. Porém, durante as sessões de filme, elas precisarão ser bem fechadas por uma cortina ou blackout, que poderá barrar quase que completamente os raios de luz solar. Ou seja, tanto a luz natural quanto a luz artificial devem estar presentes no ambiente, mas não podem comprometer a visão da tela, nem ao menos ofuscá-la.

3. Mude alguns itens mobiliários

Como a sala da sua casa pode ter sido uma sala de estar antes de ser um home theater, muitos itens colocados na sua decoração combinam com o primeiro estilo, não com o segundo. Por isso, talvez seja o caso repensar os itens de mobília para que eles sejam mais confortáveis. O sofá, por exemplo, é um item que pode ter algumas características a mais, como o encosto reclinável ou acentos para esticar as pernas. Ter algumas poltronas extras para receber as visitas também é uma ótima dica.

Pensando na questão do foco visual, o ideal é que todos os acentos sejam da mesma cor e textura, principalmente em estilos e tonalidades neutros, para que não chamem muita atenção. É fundamental, ainda, que o revestimento das peças seja feito do tecido mais macio e resistente, para que não fique frio ou quente demais em contato com a pele.

4. Novos sistemas de vídeo e de som

O sistema de áudio e vídeo perfeito são fundamentais para o home theater. Ou seja, para que a sessão de cinema em casa seja perfeita e relaxante, é possível que você precise de muito mais do que uma boa televisão. Você precisará de todo um conjunto de caixas e amplificadores de som.

Se você procurar, poderá até achar um kit de aparelhos à venda no mercado chamado home theater. Para que a sala funcione bem e que sua experiência seja muito mais especial, basta que você saiba distribuir as peças corretamente pelo ambiente, de acordo com o que for recomendado pelo fabricante das peças.

5. Personalize a decoração

Para finalizar toda essa nova decoração na sala da sua casa, é preciso pensar em como personalizar o home theater para tornar o ambiente melhor. Pode-se dizer que você tem dois caminhos para isso: completar o ambiente com elementos neutros ou com peças que remetem justamente à esta temática dos filmes.

Caso você decida seguir o primeiro caminho, você terá muito menos chances de errar. Além disso, essa decoração tem muito menos chances de enjoar com o tempo ou até mesmo de sair de moda, ou seja, é a opção mais duradoura.

Gostou dessas dicas? Pensa em transformar sua sala de estar em um home theater? Não deixe de procurar por exemplos e inspirações para fazer tudo da melhor forma.