O que fazer caso haja perda do contrato de compra e venda de imóvel?
A Nova Época Imóveis já falou em mais de um post aqui sobre a importância do contrato de compra e venda em uma negociação imobiliária. Mas acontece de uma ou outra pessoa perderem esse documento, seja por falta de atenção ou de organização. Caso isso aconteça com você ou alguém próximo, é importante manter a calma, afinal, é normal papéis se perderem de vez em quando!
Esse é um erro que não deve ser normalizado, mas esse é um assunto importante de ser falado para que você saiba o que fazer caso isso aconteça, além de saber como se organizar para evitar esse tipo de problema. O primeiro passo é, conforme comentamos acima, se acalmar. Não só porque você perdeu o contrato de compra e venda que agora o imóvel que você deseja estará no limbo e não poderá ser seu. Afinal, o que de fato transfere uma propriedade é a assinatura da escritura pública e a atualização do registro do imóvel.
Para te ajudar nesse processo, a Nova Época Imóveis preparou esse post para que você saiba o que fazer para evitar a perda do contrato de compra e venda do imóvel e, caso isso aconteça, entenda o que fazer para terminar as negociações. Em caso de dúvidas após a leitura desse post entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te acudir com o que precisar.
O que fazer caso o contrato de compra e venda seja perdido?
É importante que você entenda que o primeiro passo aqui é tirar uma nova via desse documento. Esse processo pode ser feito de diferentes maneiras:
1. Buscar no cartório
Registrar o contrato de compra e venda de um imóvel em um cartório não é obrigatório no Brasil, mas pode ser bem útil, como podemos ver nesse caso. Se você registrou o documento, o caminho aqui será bastante direto:
- Ter seus documentos pessoais;
- Ter as informações básicas do imóvel;
- Ir ao cartório onde o imóvel foi registrado;
- Pedir pela segunda via do contrato.
Viu como é mais fácil do que parece? Vale à pena ressaltar que, caso haja apenas firma reconhecida em cartório, não quer dizer que o cartório em questão tem uma cópia do contrato. Afinal, eles só revisaram as assinaturas no papel, não fizeram nenhuma cópia.
2. Procure a outra parte
Caso as partes envolvidas não tenham registrado esse documento em cartório e ele seja perdido, outra opção para resolver esse problema é pedir uma nova cópia para a outra parte envolvida no documento. Se você estiver buscando o contrato por motivos legais que envolvam essa outra parte, naturalmente essa será uma linha tênue, especialmente porque, a princípio, ela não é obrigada a fornecê-lo. No entanto, é ela quem pode resolver a situação.
Dicas para manter seus documentos de imóvel organizados
Para evitar qualquer problema com documentação perdida, é importante ter organização. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:
Escolha um sistema de organização
O primeiro passo para manter uma boa organização é entender que existem vários tipos de pessoas. Nesse contexto, procure escolher o que mais combine com você e o seu jeito de fazer as coisas, procurando usá-lo de maneira consciente.
Tenha cópias autenticadas de documentos básicos
É imprescindível que o proprietário do imóvel tenha ao menos uma cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Ter uma cópia autenticada da matrícula atualizada do imóvel também é importante. Caso o imóvel esteja incluso em um testamento, não esqueça de incluí-lo.
Procure também uma via do contrato de compra e venda, uma via do contrato de financiamento imobiliário e uma via de seguros referentes ao imóvel, caso você possua esses documentos. Aproveite, ainda, para tirar cópias autenticadas dos seus documentos pessoais, como RG e CPF, pois eles vão constar nos contratos. Qualquer outro papel relacionado, como comprovantes de pagamento de parcelas, IPTU, condomínio e outros, é importante que você os junte também.
Tenha cópias digitais de tudo
Uma dica muito boa e prática para você evitar perder seu contato de compra e venda é digitalizando-o. Por isso, procure fazer uma cópia digital de tudo e guarde em algum arquivo seguro, como no Google Drive ou no Dropbox, por exemplo. Além disso, você ainda pode enviar um e-mail para si com a documentação em anexo.
Separe pastas e etiquetas para categorizá-los
Agora está na hora de separar os documentos de maneira estruturada, como em uma pasta exclusiva para documentos relacionados à propriedade do imóvel, como a escritura, outra somente para recibos de pagamento e outra ainda para contratos. Já as etiquetas podem ser necessárias para identificar anos diferentes.
Escolha bem o lugar onde guardar esses documentos
Umidade e papel são duas coisas que não vão bem juntas. Caixas de papel e anos também não. Por isso, procure escolher uma boa caixa de plástico, com tampa, ou até mesmo uma maleta para guardar os documentos relacionados ao imóvel. Depois, basta encontrar um cantinho que não seja úmido nem receba muito sol.
Aqui podemos observar não só a importância da organização com os papéis do seu imóvel, mas também como é importante ter todos os documentos necessários registrados. A Nova Época Imóveis espera que, com as nossas dicas, você não tenha problemas com a perda dos seus documentos imobiliários, mas caso isso aconteça não deixe de seguir nossas dicas e lembre-se, a ajuda de um profissional do ramo pode ser muito útil! Por isso, fale com um dos nossos corretores, eles estão sempre disponíveis para ajudar!
Escrito por Mariana Carvalho