Melhores Dicas de Decoração para quem tem Pet em Casa
Quem tem um pet dentro de casa, seja ele um cão ou um gato, precisa levar esse aspecto em consideração, especialmente na hora de decorar. Afinal, é importante escolher os elementos que farão parte da decoração de forma estratégica, fazendo uma boa distribuição deles para que o espaço esteja sempre adequado às características da família. Por exemplo, nem todo tipo de piso é adequado para quem tem animais.
Além disso, quando se tem algum bicho de estimação dentro de casa, também é preciso pensar com cuidado no lugar onde os objetos serão posicionados para que não haja risco de danificar qualquer coisa ou acabar machucando o pet. Ter animais de estimação torna a tarefa de decorar um imóvel um pouco mais desafiadora, mas nada impossível de ter um espaço bonito, aconchegante e agradável para compartilhar com seu amiguinho de quatro patas.
Pensando em complementar o post que já temos aqui no blog sobre os cuidados a serem tomados para que seu pet não destrua os móveis da sua casa ou apartamento, a Nova Época Imóveis trouxe as melhores dicas de decoração para quem tem animais de estimação dentro do lar. Para mais dicas de decoração para o lar, não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!
Melhores dicas de decoração para quem tem pet em casa
Cuidado ao escolher as plantas
Se você é uma pessoa que gosta de ter plantas em casa, afinal, são excelentes escolhas na hora de decorar, uma vez que tornam o ambiente mais agradável e ajudam a melhorar a qualidade de vida dos moradores, é fundamental ter muito cuidado com as espécies escolhidas quando se tem pet. Isso porque algumas espécies são tóxicas para os bichinhos e até mesmo para o próprio ser humano.
Algumas espécies de plantas perigosas de se ter em casa com um pet incluem a Comigo-Ninguém-Pode, a Jibóia, a Espada-de-São-Jorge, a Costela-de-Adão e Bico-de-Papagaio. Ao adquirir uma muda, é importante procurar saber se ela é segura para seu pet. Afinal, mesmo adotando todos os cuidados necessários, acidentes podem acontecer, como o animal ingerir partes da planta.
Evite ter itens muito frágeis
Sabemos que a dinâmica da casa fica muito mais alegre e agitada com a presença de um pet. Por brincarem bastante, subirem em tudo, interagirem a todo momento com o tutor e entre eles mesmos, quando existe mais de um, ter animais dentro de casa vai exigir um cuidado maior na escolha dos itens decorativos. Como a decoração pode acabar sofrendo um pouco com a presença dos bichinhos, a melhor escolha é evitar itens fáceis de danificar, como peças de porcelana ou vidro, por exemplo.
Uma boa opção aqui é preferir materiais como metal, madeira ou palha, que não irão quebrar com tanta facilidade. Também vale evitar excesso de ornamentos em um ambiente com gatos, uma vez que eles gostam de empurrar as coisas de cima das mesas ou prateleiras.
Preste atenção à escolha dos estofados
Os estofados costumam ser um dos maiores problemas para quem tem pet dentro de casa, uma vez que as unhas deles podem danificar bastante o tecido, dependendo do escolhido. Por isso, quando você escolher um, é indicado dar preferência para tecidos mais resistentes. A lona estonada é uma boa opção, pois, além de resistente, ela pode ser lavada com água, sabão e uma escova. Essa facilidade para higienizar o material deve ser levada em consideração na escolha.
Outra dica importante é impermeabilizar os estofados da casa, o que torna mais fácil a limpeza quando acontecem outros acidentes, além de reduzir de forma significativa os danos ao material.
Coloque os elementos decorativos no alto
Se você tem algum item decorativo de grande relevância afetiva, é importante compreender que talvez tê-lo exposto possa ser um problema, dependendo do item. Afinal, o animal de estimação não tem discernimento para saber que aquele item é algo precioso para você e pode acabar acontecendo um acidente, onde a decoração acabe virando um brinquedo.
É possível evitar que isso aconteça deixando o item em questão fora do alcance do animal, como dentro de armários, em prateleiras ou nichos. Para quem tem gato, a melhor opção é colocar o item dentro de expositores com vidro de proteção.
Invista em telas de proteção
Essa é uma dica valiosa, especialmente para quem mora em apartamento, sobrados e outros imóveis com janelas e aberturas mais altas. A tela de proteção vai ser indispensável para evitar acidentes com o pet em casa, especialmente no caso de quem tem gatos. O recomendado é que as telas sejam posicionadas em todas as áreas onde o animal tem acesso.
É importante lembrar que esse acessório deve ser instalado por profissionais, para que tudo seja feito da forma correta, e que precisa estar condizente com o tamanho e o peso do pet.
Escolha os pisos certos
Aqui você deverá se atentar à facilidade de higienização dos materiais escolhidos, além da segurança do pet. Nesse contexto, é fundamental que o piso escolhido seja fácil de higienizar, aceite diferentes tipos de produtos e que não absorva resíduos nem odores com facilidade. Levando essas questões em consideração, você terá mais opções na hora de fazer a limpeza e ainda evita que o piso seja danificado.
Já em relação à segurança do pet, é importante ter em mente que superfícies lisas podem causar acidentes por serem escorregadias. Isso acontece principalmente com animais mais idosos, mas pode acontecer com aqueles que têm dificuldade de locomoção e até com os que são ativos demais.
Outro aspecto importante na escolha do piso são as unhas dos animais, uma vez que eles usam como forma de fixação no chão para conseguir estabilidade na hora de caminhar ou correr. Nesse caso, a tendência é surgirem arranhões que podem acabar prejudicando bastante a estética do material. Para evitar isso, procure escolher pisos com acabamentos menos brilhosos, assim pequenos danos superficiais não ficam tão evidentes.
Crie um espaço para seu pet
Outra dica interessante é reservar um espaço da casa exclusivamente para o pet. Nesse espaço, você pode manter a cama dele, os brinquedos e outros itens que não fazem parte da decoração, mas são importantes para que o animal tenha uma boa qualidade de vida. Dependendo da maneira como esse cantinho fica organizado, você pode deixá-lo charmoso e harmonioso com o resto da decoração da casa.
Para montar um espaço para seu pet, coloque a criatividade para funcionar e escolha um local adequado, de modo que o pet fique sempre à vontade, não fique no caminho e possa descansar sem ser perturbado.
Como podemos observar aqui, não é tão difícil quanto parece manter a decoração mesmo tendo um pet em casa, basta planejar como você vai decorar os ambientes, saber o que usar para evitar acidentes e pensar além da estética, para ter um ambiente agradável, bonito e prático no dia a dia.
A Nova Época espera que você tenha gostado do post e que nossas dicas te ajudem na hora de decorar sua casa com pet. Se você está procurando por um imóvel no município do Rio, que tal dar uma olhada nas mais de 20 mil opções que temos disponíveis? Fale com um dos nossos corretores para mais informações!
Escrito por Mariana Carvalho