Mau cheiro de geladeira: conheça algumas dicas infalíveis para se livrar desse mal

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes em qualquer lar, afinal, ele desempenha um papel fundamental no dia a dia, sendo responsável por manter os alimentos sempre saudáveis e frescos. Porém, em algumas situações, muitas pessoas precisam enfrentar o cheiro desagradável que pode aparecer no interior desse eletrodoméstico e que se impregna nos alimentos, podendo comprometer a qualidade deles. 


O mau cheiro na geladeira é um problema mais comum do que podemos imaginar e pode ser causado por diversas razões, como alimentos estragados, falta de higienização adequada ou até mesmo vazamentos. No entanto, nem sempre uma limpeza básica é o suficiente para eliminar tais odores indesejados. Por isso, é fundamental seguir uma rotina de cuidados adequada e conhecer os produtos e técnicas de limpeza corretos para resolver esse problema. 


A boa notícia é que não é necessário gastar muito, basta ter alguns itens que você encontra em casa mesmo! Para te ajudar nessa missão, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas infalíveis para tirar o mau cheiro da geladeira de uma vez por todas! Com essas dicas, você manterá sua geladeira sempre limpa e com aroma fresco por mais tempo. Para mais dicas de limpeza, decoração e mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais!


Afinal, por que minha geladeira está com mau cheiro?


Antes de enumerarmos as dicas para se livrar do cheiro desagradável das geladeiras e dos refrigeradores, é importante entender as causas mais comuns desse problema. Por isso, trouxemos alguns dos principais motivos para o mau odor nesses eletrodomésticos:

 

  • Acúmulo de umidade – um dos principais motivos para o mau cheiro em geladeiras é a falta de ventilação adequada ou o mau funcionamento do sistema de drenagem, que pode levam ao acúmulo de umidade no interior. A umidade excessiva é um ambiente propício para o aparecimento de bactérias e fungos, que podem causar odores desagradáveis;
  • Alimentos estragados ou mal armazenados – alimentos em decomposição são uma das principais causas do mau cheiro nas geladeiras. Caso algum alimento tenha vazado ou ficado esquecido por muito tempo, ele pode acabar gerando odores desagradáveis que se espalham com rapidez pelo interior do eletrodoméstico;
  • Falta de limpeza regular – a falta de uma higienização adequada ou pouco frequente é outro fator que pode contribuir e muito para o mau cheiro nas geladeiras. Resíduos de alimentos derramados ou esquecidos nas prateleiras e gavetas podem acabar causando odores fortes indesejados.


Dicas de como evitar o mau cheiro nas geladeiras


Na correria do dia a dia, é comum que muitas vezes sejamos incapazes de manter uma rotina de limpeza adequada, especialmente quando o assunto são os eletrodomésticos. Porém, para te ajudar com essa missão, vamos enumerar a seguir algumas dicas infalíveis de como manter a geladeira sempre organizada para tirar o cheiro desagradável da geladeira, preservando nossos produtos com ainda mais qualidade e frescor.


Esvazie a geladeira e descarte alimentos estragados


Nossa primeira dica da lista para se livrar do mau cheiro na geladeira é esvaziar completamente esse eletrodoméstico. Nesse processo, procure descartar todos os alimentos que estiverem estragados, vencidos ou com sinal de deterioração, isso ajudará e muito a evitar que os maus odores continuem se espalhando.


Armazene os alimentos do jeito correto


Outra dica importante é saber armazenar os alimentos da maneira adequada. Essa é uma das melhores soluções para a questão dos alimentos com cheiro forte, como frutos-do-mar, cebola, entre outros. Para esses alimentos, procure sempre usar potes de fechamento hermético e prefira guardá-los separadamente, sem misturar com outros alimentos. 


Outras comidas também precisam ser armazenadas em embalagens e potes bem fechados, evitando vazamentos. Usar recipientes transparentes pode ser interessante para facilitar a visualização. Outra dica é que alimentos perecíveis, ou seja, que se perdem, precisam ser guardados na frente das prateleiras para consumo mais rápido, o que ajudará a evitar que eles sejam esquecidos e estraguem. 


Limpe a geladeira por completo


Com a geladeira já vazia e depois de se livrar dos alimentos que não estão mais válidos, é hora de limpá-la de forma minuciosa. Para isso, remova todas as prateleiras, compartimentos e gavetas, lavando-os com água morna e sabão neutro. Para a parte interna, faça uma solução de água, vinagre branco e bicarbonato de sódio, excelentes agentes de limpeza e desodorização. 


Higienize as borrachas de vedação


Essa é uma dica muito importante que muitos acabam esquecendo. As borrachas de vedação da geladeira são propensas a acumular sujeira e bactérias ao longo do tempo, contribuindo para o mau cheiro. Por isso, procure usar uma mistura de água e vinagre branco para limpá-las de maneira cuidadosa, o que vai ajudar a garantir que estejam livres de resíduos e mofo. Uma limpeza funcional é essencial para deixar sua geladeira com cara de nova.


Dicas de como tirar o mau cheiro nas geladeiras


Agora que sabemos como evitar que a geladeira fique com aquele cheiro podre, vamos falar sobre como tirar esse cheiro, caso ele apareça. Os produtos naturais são muito úteis nesse processo, além de serem mais seguros para os alimentos e eficazes na absorção de maus odores. 


Bicarbonato de sódio


O bicarbonato de sódio é um poderoso absorvedor de odores, muito usado em várias tarefas domésticas. Para essa específica, coloque uma pequena tigela com bicarbonato de sódio na geladeira para eliminar o mau cheiro. Porém, é importante que você não se esqueça de trocar o bicarbonato a cada dois meses para garantir sua eficácia!


Carvão ativado


Outra opção muito eficaz é o carvão ativado, que pode ser encontrado em muitas lojas de produtos naturais. Se você vai usar carvão ativado, coloque um pedaço dele em um recipiente aberto e deixe-o na geladeira por alguns dias para que ele possa absorver os odores desagradáveis. 


Limão e café


Limão e café é mais uma receita caseira muito eficaz para tirar o mau odor das geladeiras. Para isso, pegue um recipiente, esprema o suco de um limão e coloque uma colher de pó de café, fazendo uma mistura. Coloque o conteúdo na geladeira e deixe lá por até três dias. Essa solução costuma resolver o problema no primeiro dia. 


A Nova Época Imóveis espera que essas dicas te ajudem a deixar sua geladeira livre de maus odores! Porém, caso você já esteja com esse problema, não deixe de seguir nossas dicas infalíveis para acabar com isso! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade