Limpeza e bem-estar em casa: conheça as melhores dicas para limpar tapetes

14/10/2021min de leitura

Poeira e sujeira são dois grandes inimigos da boa saúde, por isso, para ter uma boa qualidade de vida em casa é importante manter seu lar sempre organizado e muito bem limpo. Como já dissemos em outro post, é importante que você mantenha sua casa sempre limpa e arrumada para seu bem-estar e da sua família e para ajudar a tornar usa rotina mais funcional e prática.

Os tapetes e carpetes são peças de decoração que, apesar de acrescentarem muito charme e dar personalidade para sua casa, também podem ser muito desagradáveis para pessoas com alergias ou problemas respiratórios, visto que são propensos a acumular mais poeira e outras sujeiras do que outros itens de decoração.

Fazer a limpeza de tapetes e carpetes pode ser uma função trabalhosa, porém também é necessário para garantir sua vida útil. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis trouxe uma lista com as melhores técnicas e dicas para limpeza e higienização dessas peças decorativas de forma fácil e rápida. Para mais dicas e informações do mercado imobiliário confira nosso blog e em caso de dúvidas não hesite em procurar um dos nossos associados.

Técnicas de limpeza

1. Lavagem a seco

Sabemos como pode ser complicado tirar os tapetes do lugar diariamente para limpá-los, principalmente quando você tem mais de um tapete decorando diferentes ambientes. Nessa situação, é necessário apelar para soluções menos arriscadas.

O primeiro passo é passar uma vassoura ou aspirador de pó na peça para retirar a poeira e outras sujeiras superficiais. Em seguida, é recomendado jogar um pouco de bicarbonato de sódio ou amido de milho em áreas úmidas ou manchadas. Deixe reagir por alguns minutos e depois passe o aspirador de pó mais uma vez em movimentos verticais e horizontais.

Uma dica extra é adicionar gotas de essência, como de canela, lavanda ou cravo, à mistura de bicarbonato ou amido. Assim, mesmo depois de passar o aspirador na peça sua casa ficará bem cheirosa.

A vantagem desse tipo de lavagem é que não se utiliza nenhum tipo de produto químico, sendo perfeita para tapetes de fibras mais delicadas, que correm risco de apodrecerem se expostos a água.

2. Lavagens especiais

De fato, pode ser difícil acertar nos produtos químicos para limpeza de tapetes e carpetes, principalmente porque qualquer erro pode comprometer permanentemente a qualidade das peças. Por isso, especialistas costumam recomendar a substituição de soluções mais agressivas por produtos menos corrosivos, como sabão de coco ou detergente neutro.

Aviso importante: sob hipótese nenhuma você deve utilizar água sanitária para limpar tapetes e carpetes! Existem ainda algumas recomendações necessárias a serem seguidas, de acordo com os diferentes materiais de tapetes, como:

- tapete de pelo alto: deve ser aspirado com mais frequência; e se precisar ser lavado, só pode ser seco na sombra.

- tapete de vinil: preferencialmente deve ser lavado à mão em temperatura ambiente ou, no máximo, em água morna.

- tapete de fibra sintética (poliéster ou náilon): precisa ser bem seco para não ficar com cheiro para evitar qualquer cheiro desagradável, basta borrifar um pouco de vinagre.

ruim e isso pode ser feito sob sol bem forte, se o mesmo for lavado com água e sabão neutro, e - tapete de crochê: esse material não deve ser colocado em máquina de lavar e, depois de lavado e enxaguado, deve ser seco na sombra, de preferência sem pendurar.

3. Soluções caseiras para limpeza

Deixando um pouco os produtos de limpeza vendidos em loja de lado, outra opção mais barata e prática para você limpar seus tapetes é fazer você mesmo algumas soluções que podem ser até melhores para suas peças.

Além das dicas de bicarbonato e amido de milho, outras coisas da sua despensa também podem ser úteis aqui, como o vinagre, considerado produto mais ecologicamente correto, sendo desinfetante natural e neutralizante capaz de matar germes e bactérias escondidos. Outra dica fácil e prática para manchas e mau cheiro é esquentar um pouco de água e misturar com detergente neutro e vinagre branco.

4. Em casos de emergência

Em casos de acidentes domésticos sobre seu tapete, não precisa se preocupar em gastar muito, pois, dependendo da situação, existem receitas caseiras simples que podem te ajudar. Algumas delas são:

- em casos de manchas: solução de água com vinagre, espuma de água e detergente líquido ou solução efervescente de água oxigenada e bicarbonato de sódio, que deve ser aplicada sobre a mancha;

- para neutralizar odores: pulverizar vinagre, bicarbonato de sódio ou talco de bebê;

- para dar bom cheiro: solução de detergente neutro, água e amaciante de roupas para escovar, sempre de leve, o tapete;

- para xixi de pet: pulverizar a área com vinagre branco não diluído e secar com um papel absorvente.

Dicas de limpeza

1. Limpe o tapete na hora

Um erro comum é não limpar o tapete na hora que cai alguma sujeira sem saber que deixar essa ação só para o dia de limpeza da casa pode ser muito complicado, além de gerar prejuízos permanentes. Isso porque quanto mais tempo você deixa a peça suja, mais difícil é de remover a mancha ou sujeira.

2. Escove o tapete no sentido correto

Ao escovar seus tapetes, além de ser necessária uma escova de cerdas macias para não prejudicar nem danificar o material das peças, é importante seguir a direção dos pêlos dos tapetes na hora de escová-los.

Para remover poeira e outras sujeiras sem estragar as fibras, o recomendado é que se esfregue devagar e suavemente. Além disso, ao usar vassouras, escovar e rodos nunca use aqueles de cerdas firmes, elas podem alterar a textura dos tapetes, principalmente daqueles com material felpudo.

3. Não deixe acumular poeira

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas é muito importante manter uma rotina para limpar tapetes e carpetes, pois quanto menos poeira na peça, melhor conservada ela fica, ou seja, mais bonito e com as fibras mais ajeitadas eles ficam, além de ser mais saudável para os moradores da casa e, especialmente, para as crianças brincarem. Algumas dicas para te ajudar a manter essas peças sempre limpas são:

- deixe os tapetes em um ambiente fechado;

- procure não deixa-los perto de janelas e portas;

- ao varrer, garanta que a vassoura esteja limpa e seja macia;

- em dias de muito vento, procure manter as portas e as janelas do cômodo fechadas;

- tente abanar o tapete com frequência.

Com essas dicas, a Nova Época espera que sua rotina de limpeza de tapetes e carpetes fique mais fácil e prática. Não se esqueça que nosso blog tem essas e muitas outras dicas para você cuidar da sua casa ou apartamento sem gastar muito tempo e dinheiro.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":