Lavandeira compartilhada em prédios: entenda como funciona e suas vantagens

O tempo em que os apartamentos tinham lavanderias super equipadas passou, sendo substituídas pela nova tendência do momento, que veio para ficar: as lavanderias compartilhadas. Esse modelo de lavanderia, muito famoso nos EUA há décadas, é a nova tendência em prédios com apartamentos compactos, trazendo muitas vantagens e diferenciais que valem a pena conhecer.

Você provavelmente já viu um modelo de lavanderia compartilhada em filmes norte-americanos, mas sabia que estão retomando os projetos desse modelo para o uso de todos os moradores e implementando em condomínios modernos no Brasil? Além disso, essa é uma novidade que veio para ficar, já que as pessoas buscam cada vez mais praticidade, economia e otimização dos espaços dos imóveis.

Mas antes de falar sobre suas vantagens, é importante entendermos o que de fato é uma lavanderia compartilhada e como usá-la no dia a dia. Para esclarecer tudo, a Nova Época Imóveistrouxe esse post para listar tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência e suas vantagens. E para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário e suas novidades, não deixe de conferir nosso blog!

 Afinal, o que é lavanderia compartilhada?

Se você ainda não está familiarizado com esse modelo de lavanderia, a gente vai esclarecer aqui o que o caracteriza. Uma lavanderia compartilhada é um tipo de lavanderia comunitária, onde você se reveza com outras pessoas, ou agenda um horário, para dividir as máquinas de lavar e secar do tipo industrial, já que elas são mais eficientes.  

Esse modelo de lavanderia é uma ótima ideia para economizar tanto para a construtora, pois fica mais econômico para erguer os prédios, quanto para os moradores, que economizam na conta de luz e água e ao não precisar comprar o aparelho.

Essas lavanderias vêm aparecendo em vários prédios novos em grandes centros urbanos, especialmente em condomínios que oferecem apartamentos compactos, onde não há espaço para uma máquina de lavar. A lavanderia compartilhada também é vista por muitos como uma nova maneira de socializar com os vizinhos.

Vantagens da lavanderia compartilhada

Morar em condomínios com lavanderia compartilhada tem suas vantagens, mas pode não ser para todo mundo. Para algumas famílias, ter a própria máquina de lavar individual em casa faz mais sentido e tudo bem! Para quem ficou curioso sobre essa nova tendência, separamos aqui os diferenciais de ter um modelo de lavanderia desses no seu prédio.

1.Sustentabilidade

As máquinas de lavar industrial, tipo usado nessa lavanderia, são melhores no uso de água e energia elétrica, o que ajuda a economizar, no mínimo, cerca de 30% desses recursos por ciclo. Além do mais, essas máquinas costumam durar mais do que as individuais, ou seja, tem uma vida útil mais longa e não precisam ser descartadas para dar lugar a equipamentos novos.

2. Economia de recursos

Como já dissemos ali em cima, além de economizar por não precisar comprar uma máquina, ao usar a lavanderia compartilhada, os moradores também economizam nas contas de água e de luz, pois os custos do uso são divididos entre os condôminos. Além disso, também existe a economia de tempo, já que as máquinas industriais são mais potentes e têm ciclos mais rápidos.

3. Espaço extra em casa

Com a lavanderia compartilhada, aquele espaço na planta do imóvel dedicado à área de serviço, contando com uma máquina individual, seus canos e tubos, fica livre para ser outro espaço ou acomodar outra coisa. Mais espaço é muito importante em apartamentos do tipo compactos, onde é mais difícil achar um bom espaço para estender as roupas, e aquele pedaço pode ser melhor utilizado de outra forma.

4. Funcionalidade

É o sonho de muita gente ter máquina que lave e seque, assim como já foi um sonho há alguns anos ter uma máquina de lavar em casa. Porém, esse tipo de máquina é bem mais caro, o que a torna não muito acessível para todos. As lavanderias compartilhadas trazem mais funcionalidade porque elas têm esse tipo de máquina, assim, você já sai com suas roupas limpas e secas.

5. Interação com os vizinhos

Para muitos, outra vantagem de morar em um prédio com lavanderia compartilhada é a interação social entre os moradores. Isso porque enquanto lavam suas roupas, as pessoas podem interagir com outros moradores e até mesmo fazer novos amigos. Esse modelo de lavanderia permite eu você use um momento chato de lavar roupa como momento de socialização e diversão.

Como usar uma lavanderia compartilhada no dia a dia

Como sabemos, usar qualquer espaço comum em um condomínio demanda bom senso dos moradores e que eles aprendam sobre os regulamentos impostos. As lavanderias compartilhadas não são exceção: o condomínio precisa colocar ou ajustar claramente as regras no espaço da lavanderia para evitar confusões.

Em alguns prédios, por exemplo, você precisa agendar hora para usar as máquinas ou têm as máquinas separadas para peças especificas, como panos de limpeza e outras peças que demandam uma lavagem mais pesada.

Outro ponto importante que você precisa se informar é se a lavanderia compartilhada é do tipo gratuita, onde basta chegar e usar, ou se é preciso pagar para alugar a máquina. Em resumo, é essencial que você entenda as regras de uso do condomínio, se planeje e não pule as instruções de uso. Seguindo esses passos você não vai ter problemas e vai se acostumar rápido a esse modelo.

A Nova Época Imóveis espera ter te ajudado a entender melhor essa nova tendência que está sendo adotada no mercado imobiliário. E para ficar por dentro das nossas ofertas e lançamentos não deixe de conferir nosso site!