Investir em imóveis vale à pena? Quais as vantagens?

20/08/2020min de leitura

Se você está com dinheiro sobrando no orçamento, existem inúmeras coisas que você pode fazer com ele e uma delas é investi-lo. Poupança, títulos, bolsa de valores ou de imóveis, as opções de investimento são muitas e algumas valem mais à pena que outras, basta pesquisar para saber.

O investimento no setor imobiliário, por exemplo, é uma das mais seguras e tradicionais maneiras de fazer uma aplicação, já que o bem costuma se valorizar com o tempo. Independente do investimento, seja ele em empreendimentos comerciais, residenciais, loteamentos ou terrenos, apostar nesse mercado mesmo em tempos de crise é uma ideia que dá retorno.  

Além da excelente taxa de retornos, investindo em imóveis você também tem a oportunidade de desfrutar de vantagens fiscais ótimas e de construir um patrimônio lucrativo com o potencial dos bens. O investimento nesse mercado combina estabilidade com rendimentos e retornos excepcionais, principalmente a longo prazo.

Para que você possa entender um pouco mais sobre esse tipo de investimento e para te ajudar a decidir se essa é a melhor escolha para você, a Nova Época trouxe esse post para falar sobre as vantagens de investir no mercado imobiliário e, assim, avaliar se esse tipo de negócio ainda vale à pena hoje em dia.

1.Segurança

Como já dito antes, uma das principais vantagens desse tipo de investimento é a segurança. Além disso, é comprovado que um imóvel consegue manter seu valor ao longo do tempo mesmo durante crises econômicas. Se você quer garantir uma renda para o futuro, esse é um excelente negócio para isso. Independente do tipo de propriedade, residencial ou comercial, se este fica em uma boa localização, principalmente, o ganho é quase certo.

Você também não precisa se preocupar com esse investimento, pois, uma vez registrado no cartório, dificilmente você vai perder esse bem porque ele só será confiscado se houver inadimplência de imóveis. Outra vantagem desse investimento é que ele é diferente da poupança, ou seja, imune a quebras de bancos. Isso quer dizer que ele não pode ser congelado pelo governo.

Diferente do mercado de ações, um investimento do setor de imóveis tem o risco de perda minimizado pelo tempo que mantém sua propriedade. O valor do bem investido melhora se o mercado melhorar e o resultado é que você cria um patrimônio. A vantagem de investir nos imóveis é que você tem controle sobre seu investimento e isso dá mais segurança para o investidor.

2. Expectativa de valorização constante

A demanda por imóveis sofre com aumentos contínuos conforme o tempo, principalmente por conta do aumento populacional. Isso promove um aumento na procura e, automaticamente, acontece a valorização dos imóveis. Somado a isso, você também pode investir no bem e fazer melhoras na sua estrutura para valorizá-lo.

Além do ganho com a valorização do terreno ou do empreendimento, outra ótima alternativa para aumentar o retorno do seu investimento e dos ganhos de capital é alugar esse imóvel. Procurar investir em imóveis bem localizados pode ser ainda mais vantajoso e lucrativo.

Por conta do histórico positivo do mercado imobiliário, esse tipo de investimento se valoriza ano a ano, acompanhando sempre a inflação. Adicionando isso ao excelente momento que o país vive para a aquisição de um imóvel, investir nesse mercado ainda é uma das melhores opções para fazer seu dinheiro render.

3. Diversificação do portfólio

Para quem não conhece muito sobre o mercado de investimentos, a diversificação é uma parte muito importante. A diversificação da classe de ativos é uma ajuda fundamental na redução de risco de investimentos. Além de todas as vantagens já ditas aqui, um imóvel sempre vai ser um ativo tangível seguro para conter o risco no seu portfólio. É muito possível conseguir construir seu patrimônio financeiro investindo apenas em imóveis e essa é outra vantagem desse negócio.

A baixa correlação, e muitas vezes até negativa, comparada com outras classes de ativos é mais uma vantagem desse investimento. Isso ajuda a garantir que uma parte do seu dinheiro investido tenha um bom desempenho em todos os momentos, o que aumenta o valor geral da sua carteira de investimentos.

4. Benefícios fiscais

Além de todas as vantagens já enumeradas, se você escolhe investir no mercado imobiliário, dependendo da forma como você investe, pode obter vários benefícios fiscais, como a redução sobre as despesas operacionais e os custos, os juros de hipoteca, a depreciação, o seguro e os impostos sobre a propriedade.

Caso você use todo seu dinheiro de venda na aquisição de outro imóvel no país, dentro de 180 dias, pode haver a isenção de imposto de renda. Uma dica é fazer esse investimento no final do ano, já que as pessoas querem aproveitar os inúmeros benefícios ficais antes que o ano acabe e isso torna essa época um momento mais ocupado para o mercado imobiliário.

5. Renda extra e formação de patrimônio

Investir no mercado imobiliário e virar atuante nele pode mesmo ser uma boa fonte de renda e gerar bons lucros para o investidor. Isso acontece porque investir nesse mercado não se resume somente à venda, mas outra opção interessante para quem tem um imóvel parado é a do aluguel, assim, você faz o dinheiro trabalhar.

Além disso, esse tipo de investimento é uma ótima opção para criar um patrimônio que pode te ajudar no futuro. Se você não tem disciplina para guardar dinheiro ou para fazer uma aplicação financeira, investir em imóveis te ajudará a desenvolver um compromisso financeiro e esse investimento programado vai render frutos, te ajudando a embolsar um ganho capital estável.

6. Proteção para a família

Com essa renda fixa formada, esse investimento pode servir como uma renda segura para sua família, principalmente em situações delicadas e complicadas. Caso vier a faltar dinheiro e você tiver imóveis alugados, que gerem rendas, o valor que você vai ganhar com isso poderá suprir as necessidades pelo menos parcialmente, garantindo a sobrevivência da sua família.

Essa renda também pode servir como uma boa herança para seus herdeiros, sendo o ponto de partida para eles e os ajudando na construção do seu próprio patrimônio. E isso é possível principalmente porque os imóveis têm uma enorme durabilidade.

Agora que você entendeu melhor sobre esse investimento e sabe algumas das suas principais vantagens, esperamos ter te ajudado a decidir se essa é uma boa opção para você. Caso você ainda tenha alguma dúvida, entre me contato conosco! Estamos disponíveis para te ajudar com o que precisar.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":