Investir em imóveis comerciais é uma boa opção?

Quando pensamos em investir em imóveis, sempre vem em mente os imóveis residenciais. Mas, há diversos tipos de imóveis que devemos prestar atenção pelo potencial de rentabilidade, como é o caso dos imóveis comerciais. 

Numa cidade grande como o Rio de Janeiro, com poucos espaços disponíveis para construção de novos empreendimentos, os imóveis comerciais apontam para uma possibilidade interessante de investimento.

Confira abaixo as vantagens em optar por eles! 

É o momento ideal para investir em imóveis no geral? A resposta é sim, nota-se o crescimento de mais lançamentos e mais procura por imóveis, tanto no segmento comercial, quanto no residencial. Isso pode ser explicado pela redução da taxa de juros para crédito imobiliário, a menor dos últimos 30 anos, e o retorno da confiança dos investidores na Cidade Maravilhosa. Desse modo, o segmento torna-se uma importante via de investimento para quem deseja aplicar seus rendimentos em opções menos conservadoras como a poupança.

 Logo, os imóveis representam a melhor opção para quem deseja criar um patrimônio próprio, seguro e rentável, não é? A seguir, iremos abordar as principais vantagens em aproveitar o bom momento do mercado imobiliário para aproveitar e investir nos imóveis comerciais. 

Contratos mais longos ao investir em imóveis comerciais

 A segurança é fundamental para qualquer investidor, certo? Nesse sentido, investir em imóveis comerciais torna-se uma boa opção para garantir um rendimento a longo prazo. Nesses casos, é possível conseguir contratos mais longos, o que assegura a estabilidade da renda fixa.

Em contrapartida, o proprietário do imóvel deve estar preparado para abandono de contrato ou curto período de permanência, caso o negócio não consiga prosperar. Então, atente-se bem às possibilidades de crescimento da empresa que procura o seu espaço. 

Variedade de escolha

Essa é uma das principais vantagens em investir em imóveis desse tipo. Ao adquirir um imóvel comercial, o proprietário terá à disposição diversas tipologias e poderá escolher qual se adequa mais ao seu perfil de investidor. É interessante pensar que os imóveis comerciais não se limitam apenas às salas comerciais. Nesse sentido, as mais procuradas são as salas comerciais, como consultórios médicos, que têm tendência imobiliária voltada a esse setor e lojas, podendo ter um retorno financeiro mais rápido.

Condições especiais de financiamento

Você sabia que os imóveis comerciais possuem mais facilidades em relação ao seu financiamento? É isso mesmo!

Quem investe em imóveis comerciais tem ao seu dispor diversas condições especiais de financiamento, válidas para diferentes tipos de salas comerciais, como salas simples, unidades hoteleiras ou lojas. Outra vantagem é que, normalmente, a negociação é feita diretamente com a construtora e envolve até cláusulas de isenção de juros ou correções. Com isso, o investidor fica completamente seguro em relação aos seus custos mensais com a aplicação, o que permite que ele até mesmo se programe para outros investimentos.

Invista em boas localizações

A localização para aquisição ou aluguel de qualquer imóvel é importante porque envolve questões como segurança e tranquilidade ao redor do espaço. No caso dos imóveis comerciais, a localização é um fator mais relevante ainda! Nesse sentido, é importante pensar na importância que o trabalho tem na vida das pessoas e, com isso, optar por lugares seguros e com infraestrutura de ponta para valorizar ainda mais o seu ponto comercial.

O que você precisa saber para investir em imóveis comerciais?

Comentamos acima que o financiamento de imóveis comerciais tem facilidades exclusivas, tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas. No entanto, é preciso se atentar pois, nesse caso, ao contrário dos imóveis residenciais, não é possível fazer uso do FGTS (Fundo de Garantia) pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

É importante lembrar também que o imóvel pode ser usado tanto para você abrir seu próprio negócio, quanto alugá-lo a algum estabelecimento e obter uma fonte de renda.

Agora, vamos listar os requisitos que você precisa atender antes de tomar essa decisão. 

  1. ser brasileiro ou de outra nacionalidade, desde que seja naturalizado em nosso país;
  2. ter idoneidade cadastral e capacidade civil;
  3. possuir mais de 18 anos;
  4. ter renda suficiente para pagar as parcelas do financiamento ao longo de todo o período;
  5. não possuir mais de 80 anos e 6 meses, pois muitos credores não aceitam conceder o crédito após essa idade;
  6. ter contratado antes os seguros DFI (Danos Físicos do Imóvel) e MIP (Morte e Invalidez Permanente).

 

Apresentamos os principais benefícios de investir em imóveis comerciais no Rio de Janeiro. Em resumo, o investimento representa um ótimo potencial de retorno, até para os investidores mais conservadores. O grande diferencial desse tipo de contrato é o tempo de duração, que pode chegar a mais de 10 anos, ao contrário da locação em imóveis residenciais, por exemplo. Além disso, há condições de financiamento diferenciadas que facilitam ainda mais a vida do cliente que deseja investir em imóveis comerciais.