Imóvel inteligente: saiba o que é, suas vantagens e como montar um

08/10/2021min de leitura

Sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas ajudando a tornar nossa rotina cada vez mais prática, mas você já ouviu falar dos imóveis inteligentes? Onde a tecnologia, comandada por você, está totalmente voltada para benefício das pessoas dentro do espaço residencial, dando mais conforto, comodidade e praticidade a rotina dos seus usuários.

Programar as luzes da sala e de outros cômodos para se ascenderem automaticamente no entardecer, usar sua digital para abrir a porta de casa sem precisar de chave e poder fechar as cortinas sem precisar sair do lugar são apenas alguns dos confortos e ajuda que você ganha quando decide automatizar sua casa. Pode parecer distante, mas essa realidade está mais perto do que você imagina!

Atualmente, montar um imóvel inteligente está ao alcance de todos já que produtos conectados estão cada vez mais acessíveis ao público, basta você investir um pouco e sua rotina se tornará mais simples.

Mas para entender melhor o que de fato é um imóvel inteligente e como você pode transformar sua casa ou apartamento em um, a Nova Época trouxe esse post para esclarecer dúvidas e dar dicas! E lembre-se: essas e outras dicas indispensáveis podem ser encontradas no nosso blog. Nossos corretores também estão sempre à disposição para ajudar!

O que é um imóvel inteligente?

A automatização residencial é um sistema eletrônico e digital que permite controlar o acionamento automático de diversos dispositivos. Ou seja, um imóvel inteligente é aquele capaz de integrar sua estrutura a vários dispositivos, já instalados na casa, que são conectados à internet de forma remota ou até mesmo pré-programada.

Vantagens de um imóvel inteligente

1. Segurança

A primeira e principal vantagem de adotar um sistema de automação na sua residência é a segurança de poder viajar ou sair com tranquilidade, sem maiores preocupações se seu imóvel vai sofrer danos quando você voltar. Isso acontece graças aos alarmes instalados nesse sistema, que detectam rapidamente qualquer incidente, como vidros quebrados, picos de corrente elétrica, incêndios e até mesmo movimentos suspeitos, no caso da ausência dos moradores. Com isso, se houver qualquer tipo de problema no seu imóvel, será possível evitar maiores desastres com a ajuda desse sistema.

2. Economia de água e energia

Outra grande vantagem de apostar no sistema de automação para seu imóvel é que esse sistema também contribui para a redução de gastos com energia elétrica e água, vantagens boas para o seu bolso e para o meio ambiente! Você precisa apenas configurar as regras de segurança para não deixar luzes acesas nem torneiras abertas sem necessidade.

3. Conforto e praticidade

Mais um ponto importante desse sistema são o conforto e a praticidade que você terá no dia-a-dia. Com esse sistema, você pode fazer tudo sentado! Por exemplo, com a automação não é necessário que você se levante para abrir ou fechar as janelas e cortinas, nem para acender ou apagar as luzes e até mesmo para colocar uma música. Lembre-se: tudo pode ser feito em apenas um clique!

Quais ambientes podem ser automatizados?

O sistema de automação permite que vários itens sejam usados de forma inteligente em ambientes diferentes e para determinados fins, variando de acordo com o que os moradores desejam. Porém, para um imóvel ser inteligente ele precisa de pelo menos dois itens conectados à internet, podendo os itens variar de acordo com os interesses dos moradores.

Em um imóvel inteligente com esse sistema é possível controlar de tudo, desde o sistema de iluminação e as cortinas até o controle de segurança e programar um banho quente. Não há limites para o uso do sistema de automação, afinal, o imóvel inteligente tem como intuito funcionar por conta própria, auxiliando seus moradores e facilitando o cotidiano.

Dica para corretores de imóveis saírem na frente

O conceito do imóvel inteligente ainda não está tão popularizado no Brasil quanto é nos Estados Unidos. Por isso, você que é corretor e deve estar sempre atento às tendências do mercado imobiliário, aproveite o “estouro desse boom” e se especialize no assunto para sair na frente dos seus concorrentes!

Com a especialização nesse assunto, você consegue mostrar detalhes que podem chamar a atenção de um comprador específico, facilitando a venda de um imóvel. Além disso, trabalhar com imóveis inteligentes faz com que você se posicione de forma diferente no mercado, mudando até mesmo a forma que clientes te enxergam, afinal, também é importante trazer inovação.

Agora que você já conhece o conceito de imóvel inteligente e depois das dicas que a Nova Época deu, esperamos que você esteja um pouco mais por dentro das novidades do mercado imobiliário!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":