Imóveis sustentáveis: entenda melhor essa nova tendência do mercado imobiliário e seus benefícios

Você já ouviu falar em imóveis sustentáveis? Ou quais sãos seus benefícios tanto para quem compra quanto para o planeta? Para você que não conhece, aqui vamos falar um pouco sobre esse tipo de imóvel, que é uma das tendências mais recentes do mercado imobiliário.

Essas construções minimizam os impactos ambientas durante e depois das obras, reduzindo gastos com água e eletricidade, além de servir como uma alternativa de conscientização humana.

Nos dias de hoje o consumidor exige muito uma posição sustentável das empresas e estas estão se preocupando cada vez mais com a sustentabilidade dos seus produtos e serviços. O mercado imobiliário não fica fora disso.

Hoje em dia é possível encontrar construtoras empenhadas em construir empreendimentos que sejam ecologicamente corretos. Mas você sabe o que uma construção precisa ter para ser sustentável?

Como dito acima, a Nova Época trouxe esse post para explicar quais fatores o imóvel precisa cumprir para ser considerado sustentável, como a escolha de material usado na sua construção e quais técnicas que priorizam a consciência ambiental devem ser adotadas. Também vamos apontar todos os benefícios que esse tipo de construção oferece para você, sua família e o meio ambiente.

O que é um imóvel sustentável?

Antes de explicar o que é um imóvel sustentável, primeiro temos que entender a definição da palavra sustentável. A ideia de sustentabilidade vem do não esgotamento futuro dos recursos do planeta, consumindo somente o essencial que atenda as necessidades atuais e ainda mantenha o que é preciso para as gerações futuras.

A construção civil é uma das maiores responsáveis pelos impactos ambientais no mundo e, por conta de tamanho impacto, a construção sustentável vem crescendo de forma significativa no mercado.

A relação da sustentabilidade com o imóvel está ligada a técnicas conscientes no processo de construção ou reforma. O modo de vida da família também faz toda diferença, pois não adianta escolher morar em um imóvel sustentável se seu estilo de vida não condiz com essa escolha. É importante ter uma mentalidade de cuidado e conhecimento sobre seu consumo e suas ações.

Os imóveis sustentáveis são aqueles construídos com materiais adequados, formulação projetual, tecnologia ambiental e processos diferenciados de execução no canteiro de obras, minimizando os impactos no meio ambiente.

Construtoras que estão investindo em empreendimentos desse tipo utilizam tecnologias modernas que vão muito além da cobertura verde e de captação de energia solar. A escolha da área, o local de inserção, a tecnologia construtiva utilizada e a vizinhança são alguns dos muitos fatores que envolvem a criação de um imóvel ecológico.

Quais são os benefícios de um imóvel sustentável?

A principal motivação para a criação de empreendimentos desse tipo é o alto desempenho ambiental, ou seja, a preservação do meio ambiente. Mas, ao mesmo tempo, eles também são ideias para reduzir os gastos dos moradores.

Os benefícios de adquirir um imóvel sustentável são abrangentes e duráveis e se baseiam na busca pela saúde, conforto e bem-estar de quem vai morar na propriedade, além da economia e da utilização inteligente dos recursos cotidianos. Continue lendo para entender todos os benefícios desse tipo de imóvel.

1. Economia

Os imóveis sustentáveis fazem a captação da água da chuva através de filtros e sistemas de captação adaptados para o uso interno, além de usar sistemas elétricos sustentáveis que permitem economia e uso racional da energia elétrica. Com isso, você tem redução do consumo de água e de energia.

Apesar de um imóvel desse tipo ter seu custo de produção igual ou maior que os comuns, é normal ter o retorno de investimento em médio prazo seja pelo seu menor custo operacional quanto pela maior valorização comparativa do bem.

Além disso, esse tipo de imóvel se torna muito mais valorizado e pode ser revendido, na maioria das vezes, por um valor mais alto do que o de sua aquisição.

2. Consciência ambiental

A ideia por trás do imóvel sustentável tem tudo a ver com a questão ambiental e, por mais óbvio que possa parecer, o maior benefício de comprar um bem desse tipo é o fato de preservar a natureza.

Os imóveis sustentáveis chamam atenção das pessoas e incentivam hábitos e ações sustentáveis mesmo para quem nunca se interessou muito pela consciência ambiental, ajudando a garantir a preservação da fauna e da flora.

3. Qualidade de vida

O cuidado com a natureza também reflete na qualidade de vida e na saúde dos moradores. Como um imóvel sustentável está sempre iluminado pela luz do sol, arejado sem precisar de ar condicionado e com uma estética equilibrada, ele traz muitas vantagens para sua vida.

Sem os excessos de consumo e com a otimização do espaço, você tem um lugar muito interno muito mais saudável e equilibrado. Foi comprovado que imóveis sustentáveis não só tornam sua saúde melhor, mas também podem colaborar com a disposição diária dos seus moradores, tornando-os mais pró-ativos e dispostos.

4. Modernidade

Não se deixe enganar, pois não é porque a construção é sustentável que ela vai seguir um padrão ou vai deixar de ser moderna e abrir mão da sofisticação e do bom gosto, na verdade é o oposto.

Os imóveis sustentáveis possuem, em sua maioria, seu design moderno além de criar espaço para implementações tecnológicas que contribuem para melhorar ainda mais o bem-estar dos moradores.

5. Redução de resíduos

Como já dito antes, o conceito de sustentabilidade é reduzir os resíduos e rejeitos produzidos pelo homem. Essa ideia não muda quando falamos de construções sustentáveis.

O conceito de sustentabilidade na construção continua o mesmo, implicando em reduzir rejeitos e resíduos dos seus moradores e aqueles produzidos durante e depois das obras, evitando gerar poluição no ar, no solo e na água, minimizando impactos futuros.

Esses foram alguns dos principais benefícios de escolher adquirir um imóvel sustentável. A Nova Época espera ter te ajudado a entender um pouco melhor sobre esse novo segmento do mercado imobiliário que vale muito à pena.

Não esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas! Temos todos os tipos de imóveis em todas as regiões do Rio, para que você escolha qual é o ideal para você. Fale conosco, vamos realizar esse sonho juntos!