Imóveis com “Áreas Instagramáveis”: entenda por que estão valorizando e se tornando uma tendência que está mudando o mercado imobiliário
Quem acompanha a Nova Época Imóveis aqui pelo blog já deve ter nos visto falar sobre o dinamismo do mercado imobiliário, que está em constante mudança para se adaptar às novas demandas e formas de consumo. Nos últimos anos, a maneira como consumimos e nos relacionamos com os espaços mudou. Isso se deve à influência das redes sociais, especialmente do Instagram, que transformou o jeito de registrar momentos e, consequentemente, a maneira como escolhemos onde viver e investir.
Com a concorrência cada vez maior, destacar um imóvel dentre tantas opções vai exigir estratégias inteligentes. Uma das maneiras mais eficazes de atrair mais leads e fechar negócios é investir em um “espaço instagramável” dentro do imóvel. Ou seja, criar um espaço bem decorado, visivelmente impactante e pensado para proporcionar experiências únicas que rendam registros fotográficos e memórias inesquecíveis.
Atualmente, uma imagem ou vídeo bonitos de um imóvel não são mais somente enfeites para o anúncio: são o primeiro “sim” do cliente. Servem como gatilho que desperta o desejo, o clique que vai levar à conversa, o pontapé que vai plantar a semente de associação do cliente com o imóvel em questão. Logo, para vender mais rápido hoje, é importante aprender a entregar cenário antes mesmo da ficha técnica.
Para te ajudar com essa questão, a Nova Época preparou este conteúdo para explicar como transformar seu imóvel em um espaço instagramável, levando em consideração os benefícios desse conceito e as melhores estratégias para criar um espaço que conquiste interessados e facilite a venda. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado imobiliário, além de dicas de organização, decoração e muito mais, não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!
O que é um “espaço instagramável”?
Conforme mencionamos mais acima, os espaços instagramáveis são, basicamente, áreas que oferecem um cenário perfeito para fotos, vídeos e interação nas redes sociais. Eles costumam incluir elementos de design mais sofisticados, estética que chama atenção e iluminação adequada. Isso pode variar desde uma piscina com vista ou um terraço bem decorado até áreas verdes cuidadosamente planejadas, com o objetivo de criar um ambiente bonito que transmita uma sensação de estilo de vida desejado.
Mas cuidado: não estamos falando no uso do Photoshop nas fotos ou de prometer o que não existe, mas sim de entender que a estética será um dos fatores determinantes na hora da compra de um imóvel. Logo, uma casa bem-posicionada, bem apresentada e bem iluminada vai conquistar o coração antes de pesar no bolso.
Qual a influência das redes sociais na valorização de imóveis?
Para compreender a importância da criação de um espaço instagramável em um imóvel à venda, é necessário falarmos sobre a influência das redes sociais na valorização de imóveis. Por terem mudado a maneira como as pessoas se conectam com o mundo ao seu redor, atualmente muitos potenciais compradores usam suas contas para buscar inspiração e ideias para a casa dos sonhos.
Isso mostra o quanto um imóvel que tem um espaço visualmente agradável pode ter uma vantagem significativa no mercado e diante da concorrência.
Qual a importância da fotografia no mercado imobiliário?
Como vivemos, atualmente, em um universo cada vez mais digital, onde 90% das buscas por imóveis acontecem online, a fotografia assume um papel central nas vendas. Isso porque a capacidade de uma imagem de capturar e transmitir informações, emoções e aspirações é inegável. Essa habilidade é muito necessária na venda de um imóvel, para ajudar o possível comprador a visualizar o espaço logo de cara.
Imóveis apresentados por meio de fotografias e filmagens cativantes e envolventes certamente possuem uma grande vantagem no mercado, o que ajuda a impulsionar o interesse do consumidor e, muitas vezes, substitui a necessidade de grandes prospecções por parte dos corretores. Logo, dominar a arte da fotografia no mercado imobiliário é uma necessidade imperativa.
Com a crescente demanda por experiências digitais cada vez mais envolventes, investir em boas práticas fotográficas e em tecnologias complementares, como as filmagens, é essencial para se destacar em um mercado tão competitivo quanto o de imóveis.
Quais os melhores exemplos de “espaços instagramáveis” dentro do imóvel?
Para entender o conceito, na prática, reunimos alguns exemplos de imóveis que estão em alta no mercado imobiliário pelo seu design e decoração diferenciados:
- Lofts minimalistas com tons neutros e iluminação indireta – ambientes bem planejados, com menos móveis, luzes quentes e um design sofisticado;
- Casas temáticas com inspiração de filmes ou séries – imóveis decorados com conceito único geralmente são mais procurados por famílias com crianças pequenas;
- Apartamentos com murais decorativos ou paredes temáticas – a identidade visual marcante já se mostrou ser um grande atrativo atualmente;
- Espaços com varandas e redes instagramáveis – áreas externas bem decoradas chamam atenção e ajudam a aumentar o engajamento da imobiliária nas redes sociais.
Por que “espaços instagramáveis” valorizam o imóvel?
Agora que você compreende do que se tratam os espaços instagramáveis em um imóvel e conheceu alguns exemplos, vamos apontar os motivos de eles ajudarem tanto a valorizar um imóvel:
- Apelo emocional e marketing espontâneo – contar com um espaço fotogênico faz com que moradores e visitantes publiquem fotos nas redes sociais, o que gera divulgação gratuita para a imobiliária e ajuda a aumentar a percepção de valor;
- Diferencial de destaque no mercado – em um mercado com tantas opções parecidas, tão dinâmico e competitivo, um ambiente visualmente marcante cria memória afetiva e destaca o imóvel na mente do comprador;
- Experiência de moradia – mais do que morar, as pessoas querem viver experiências no espaço onde habitam, e isso inclui ter cenários dignos de revista ou feed.
Dicas para tirar fotos encantadoras do imóvel à venda
Segundo pesquisas recentes, compradores em 2025 estão se tornando cada vez mais exigentes, não apenas em busca de um lugar para morar, mas também de uma experiência de vida. Agora vamos listar algumas dicas que vão te ajudar a tirar as melhores fotos para anunciar seu imóvel:
- Atenção à iluminação – para fazer essas fotos e vídeos, dê preferência a dias ensolarados, em que a luz natural realce os espaços. Evite depender somente da iluminação artificial, que pode distorcer a percepção real do ambiente;
- Analise a qualidade da câmera – embora smartphones estejam cada vez mais avançados, prefira câmeras de alta resolução. Caso necessário, uma boa ideia é investir em um fotógrafo profissional, que vai garantir imagens que valorizem seu imóvel;
- Use o enquadramento adequado – foque em capturar a essência do espaço, evitando deixar dúvidas sobre a disposição e dimensão dos ambientes;
- Pense em cenários inspiradores – tente ir além do imóvel em si, incluindo fotos da vizinhança e facilidades nos arredores, agregando valor ao estilo de vida que o imóvel oferece;
- Use zoom detalhista – no site, assegure-se de que as imagens permitam zoom sem perda da qualidade, oferecendo uma visão detalhada e clara do imóvel.
Além das fotos, filmagens também estão se tornando um recurso cada vez mais valioso nesse mercado, proporcionando tours virtuais e uma experiência mais imersiva para os potenciais compradores.
Gostou do post? Se você deseja vender um imóvel ou está procurando por um, não deixe de falar com um dos nossos corretores e visitar o site da nossa imobiliária para conhecer as mais diversas opções que temos disponíveis! A Nova Época está sempre à disposição para te ajudar com o que precisar!
Escrito por Mariana Carvalho