Guia para Roteiro de Visitação de Imóveis: passo a passo para impressionar clientes
Se você acompanha a Nova Época Imóveis aqui pelo blog, certamente já nos viu dar dicas de como preparar um imóvel para visitação, além da declaração de visita ao imóvel, documento importante para comprovar que o comprador conhecer o imóvel antes da compra. Mas você sabia que preparar um roteiro de visitação eficiente é um dos passos mais importantes para quem está comprando ou vendendo um imóvel?
Entender como preparar um roteiro de visitação eficiente é um dos passos mais importantes para compradores e profissionais de corretagem de imóveis, pois transforma uma simples visita em uma experiência inesquecível. O roteiro de visitação é uma ferramenta que vai ajudar a organizar os compromissos com os interessados, garantir que todos os aspectos relevantes sejam verificados e tornar a experiência mais favorável tanto para o cliente quanto para o corretores.
Pensando em te ajudar a compreender melhor o que é o roteiro de visitação de imóvel, além da sua importância na venda de uma propriedade e das responsabilidades do corretor nesse momento, a Nova Épocapreparou este passo a passo detalhado para criar a estratégia ideal. Para outras dicas sobre o mercado imobiliário, a compra e venda de imóveis e muito mais, não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!
O que caracteriza o roteiro de visitação de imóveis?
Saber apresentar um imóvel para potenciais compradores não se trata somente de abrir as portas e deixar os interessados explorarem o espaço. É importante saber criar uma jornada que valorize cada detalhe do imóvel e mostre como atende às necessidades do comprador. Nesse contexto, um roteiro de visitação de imóvel bem planejado vai fazer toda a diferença para causar impacto positivo e deixar o comprador mais próximo da decisão.
O roteiro de visitação de imóvel é uma ferramenta que corretores costumam usar para não só planejar, mas também organizar a sequência de imóveis a serem apresentados a um cliente, detalhando os pontos-chave que devem ser destacados em cada propriedade. Essa ferramenta vai otimizar o tempo do corretor e do cliente, garantir que todas as características do imóvel sejam mostradas com destaque facilitar a organização da visita.
Qual a importância do roteiro de visitação?
Conforme podemos observar até aqui, o roteiro de visitação de imóveis tem como principal função transformar o processo de visita em uma experiência mais organizada e produtiva. Essa iniciativa vai ajudar o profissional de corretagem a conduzir o cliente para que a visita seja mais objetiva e alinhada ao perfil do consumidor. A falta desse planejamento, que deve ser feito corretamente, podem deixar pontos importantes de avaliação de fora ou até mesmo confundir o interessado do imóvel com excesso de informações.
Além disso, um roteiro bem planejado proporciona economia de tempo para todos os envolvidos, tanto corretores quanto o próprio cliente. É possível organizar as visitas de acordo com a localização, as necessidades do comprador e o perfil do imóvel, evitando deslocamentos desnecessários e visitas que não trarão frutos.
Outra vantagem importante de fazer um roteiro para visitação de imóvel é a possibilidade de registrar observações relevantes durante as visitas, facilitando a comparação com outras opções e a tomada de decisão.
Qual a responsabilidade do corretor de imóveis nesse momento?
A elaboração do roteiro de visitação de imóveis é uma responsabilidade importante do corretor. Logo, cabe a ele se preparar previamente para isso, conhecendo todos os detalhes dos imóveis que serão apresentados, para que possa destacar seus principais diferenciais e responder a todas as dúvidas que os clientes possam ter.
Além disso, também é papel do corretor alinhar com o cliente o perfil do imóvel desejado, seu orçamento, suas preferências e necessidades, para que o profissional possa selecionar as opções mais adequadas e evitar mostrar imóveis que não se adequam. Durante as visitas, o corretor precisa garantir que o cliente tenha acesso às informações completas, conduzindo a apresentação de maneira clara e objetiva.
Também é importante para o corretor ter atenção a detalhes como o estado do imóvel, a documentação e a disponibilidade para visitas, deixando tudo preparado para que o processo possa transcorrer sem contratempos.
Passo a passo para criar um roteiro de visitação de imóvel
Como podemos perceber, saber criar um roteiro de visitação de imóveis pode ser eficiente para ganhar a atenção de muitos potenciais compradores. Porém, é importante se ater a alguns pontos, antes e durante as visitas. Agora vamos listar as principais etapas desse roteiro:
Conheça o perfil e os objetivos do cliente
Antes de começar a organizar o roteiro, é importante que o corretor compreenda o que o cliente está buscando em um novo lar: qual o tipo de imóvel, a localização, a metragem, a faixa de preço, o número de quartos, a proximidade de transportes e serviços, entre outros detalhes que vão ajudar o profissional a compreender o dia a dia do cliente. Enviar boas imagens vai ajudar muito nessa etapa do processo.
Escolha os imóveis adequados
Depois de entender o perfil do cliente e o que ele está procurando em um novo lar, o corretor poderá selecionar aqueles que atendam aos critérios impostos. Dê preferência aos com documentação regularizada, bom estado de conservação e que ofereçam diferenciais interessantes.
Faça um planejamento da ordem das visitas
Organizar o roteiro levando em consideração a localização dos imóveis vai ser muito importante para otimizar o deslocamento. Por isso, prefira sempre começar pelos imóveis que ficam mais próximos do perfil desejado pelo cliente e reserve um tempo adequado para ele ver tudo o que precisa em cada visita, evitando pressa.
Esteja preparado para apresentar cada imóvel
O corretor deve estudar com antecedência todas as informações importantes – como valor, características, documentação, taxas, metragem e potenciais pendências – sobre os imóveis que serão visitados. Assim, será possível esclarecer todas as dúvidas do cliente, além de saber destacar com mais propriedade os pontos positivos e os negativos.
Tenha uma fixa de visita
Ter todas as informações relevantes do imóvel no momento da sua visita vai ser de grande ajuda para o corretor e, para isso, usar uma ficha de visita para registrar tudo – como pontos fortes, fraquezas e impressões do cliente. Isso vai facilitar a comparação das opções no futuro e ajuda o cliente a tomar uma decisão mais assertiva.
Separe um tempo para esclarecer dúvidas
É fundamental que, durante cada visita, o corretor reserve um momento para que o cliente faça suas perguntas e tire todas as dúvidas. Isso vai ajudar a manter uma comunicação clara e honesta, evitando criar possíveis expectativas que não serão atingidas.
Esteja atento às reações dos clientes
Observar com atenção como o cliente reage a cada imóvel vai ser importante para o corretor se preparar para ajustar o roteiro, caso se mostre necessário. Se o cliente não demonstrar interesse em um tipo específico de imóvel, adaptar o roteiro para mostrar opções mais alinhadas vai mostrar ao cliente que o corretor está ouvindo suas necessidades, o que passa segurança.
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Escrito por Mariana Carvalho