Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

Guia Completo de Como Pintar Parede: dicas para renovar os ambientes da sua casa

04/08/2025min de leitura

Às vezes, olhamos para um ambiente de casa e pensamos que ele precisa de mais vida, talvez uma renovada. Muitas vezes a resposta é mais simples do que parece: tudo o que o ambiente precisa é de uma nova cor para ser transformado. Muitos acabam deixando a pintura das paredes para depois porque não querem ou não podem investir em um profissional para realizar o serviço, mas você sabia que pintar paredes por conta própria é mais simples, econômico e compensador do que renovar qualquer espaço?

Diferente do que muitos pensam, pintar uma parede por conta própria não é tão complicado quanto parece — basta conhecer as dicas certas. Além de poupar com a mão de obra, você ainda tem autonomia total sobre o processo. Com isso, pode escolher a paleta de cores usada, definir o ritmo da transformação e curtir cada etapa do projeto. Com os materiais certos, um bom planejamento e o passo a passo adequado, é possível alcançar um resultado digno de profissional.

Pensando em te ajudar com esse processo, a Nova Época Imóveis não poderia deixar de fazer este guia completo com o passo a passo de como pintar parede do jeito certo, desde a escolha da tinta até o acabamento final! Para mais dicas de decoração, organização e limpeza de casa, não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais. Temos muitos guias completos com passo a passo para você!

Afinal, quais materiais são necessários para pintar a parede?

Primeiramente, é importante falarmos sobre os itens essenciais que você precisará reunir para pintar uma parede em casa. Ter tudo em mãos vai ajudar a facilitar o processo, além de evitar pausas desnecessárias. O que não pode faltar inclui:

  • rolo de pintura;
     
  • bandeja para tinta;
     
  • pincel para cantos e acabamentos;
     
  • tinta adequada para o ambiente e superfície;
     
  • lona plástica ou jornal para proteger o chão;
     
  • fita crepe para proteger rodapés, cantos e tomadas;
     
  • massa corrida para nivelar possíveis imperfeições;
     
  • espátula para aplicar a massa;
     
  • lixa de parede de gramatura média;
     
  • selador ou fundo preparador, caso necessário.
     

E qual a ordem correta para pintar uma parede corretamente?

Além de saber quais são os itens necessários para pintar uma parede corretamente, é importante também seguir uma sequência organizada que fará toda a diferença no resultado final. Aqui vamos mostrar o passo a passo de como pintar uma parede:

  1. Proteja o ambiente – o primeiro passo é cobrir o chão com lona ou jornal, usando fita crepe nos cantos, rodapés, tomadas e portas.
     
  2. Prepare a parede – em seguida, é importante limpar bem a superfície, corrigindo imperfeições com massa corrida e lixando as áreas niveladas.
     
  3. Aplique o fundo preparador ou selador – o fundo preparador deve ser usado em paredes antigas ou esfareladas para fortalecer a superfície e evitar que a tinta descasque. Já o selador é ideal para paredes novas, pois diminui a porosidade e ajuda a economizar tinta.
     
  4. Comece a pintura – para isso, use um pincel nos cantos e depois o rolo, sempre fazendo movimentos em formato de “N”.
     
  5. Aguarde a superfície secar e passe a segunda demão – confira o tempo de espera indicado pelo fabricante.
     
  6. Finalize com retoques, caso necessário – agora é a hora de remover a fita crepe antes que a tinta seque completamente.
     

Como escolher a tinta ideal para cada ambiente?

O tipo de tinta que você vai escolher para passar na parede faz toda a diferença no acabamento, na durabilidade e até na facilidade de limpeza. Para ambientes internos secos, como quartos e salas, a tinta látex PVA costuma ser a mais indicada. Isso porque ela tem secagem rápida, pouco cheiro e é mais simples de aplicar.

Já a tinta acrílica é uma opção mais resistente à umidade e pode ser limpa com mais facilidade, o que torna essa uma opção ideal para cozinhas, banheiros e até mesmo áreas externas cobertas. Para pintar portas, janelas, móveis ou detalhes metálicos, a tinta esmalte à base d’água é uma boa escolha. Ela oferece um acabamento mais robusto e é encontrada no mercado nas versões acetinada, brilhante ou fosca.

E como escolher a melhor cor para a parede?

Além de conhecer o melhor tipo de tinta, a cor também vai ter grande influência no clima do ambiente. Algumas possibilidades e seus impactos no espaço incluem:

  • Branco e tons neutros – ajudam a tornar o espaço visualmente mais amplo e combinam com tudo.
     
  • Terracota e verde musgo – principais tendências de 2025, esses tons ajudam a trazer elegância e aconchego.
     
  • Cores frias – azul claro e lilás, por exemplo, são ótimas opções para quartos, pois ajudam a transmitir calma.
     
  • Cores quentes – laranja e amarelo, por exemplo, criam energia e movimento, sendo adequadas para áreas sociais e cozinhas.
     

Como você deve proteger o ambiente antes de pintar uma parede?

Saber como proteger o espaço antes de começar o processo de pintura é importante porque ajuda a evitar sujeira e retrabalho. O chão é o primeiro que deve ser coberto com jornais ou uma lona de plástico, que devem ser fixados com fita crepe para que a cobertura não saia durante a pintura. Já móveis e objetos devem ser retirados do ambiente, mas caso não seja possível, você deverá cobri-los com um lençol ou lona.

Além disso, também é importante usar fita crepe para isolar rodapés, portas, batentes e interruptores, o que vai garantir bordas limpas e evitar respingos em lugares indesejados.

Como aplicar tinta do jeito correto?

A maneira correta de aplicar tinta é começar pelos cantinhos usando um pincel para pintar as bordas da parede, especialmente perto da fita crepe e dos acabamentos. Essa parte do processo exige mais cuidado, mas vai fazer toda a diferença no resultado final. Em seguida, com o rolo, você deverá cobrir o restante da parede fazendo movimentos em formato de “N”, o que ajuda a espalhar melhor a tinta e evita aquelas marcas desiguais.

Ao terminar a primeira demão, basta esperar o tempo indicado na embalagem pelo fabricante e aplicar a próxima camada com o mesmo cuidado e capricho, para que toda a superfície fique uniformemente pintada.

Como evitar cometer os erros mais comuns ao pintar paredes?

Evitar falhas comuns ao pintar a parede pode ajudar a poupar muito tempo, dinheiro e dores de cabeça. Um dos erros mais comuns na hora de pintar uma parede são manchas irregulares, causadas por tinta mal misturada ou aplicação desigual. Para evitar isso, certifique-se de mexer bem antes de usar e espalhe com movimentos contínuos.

Bolhas na pintura também são comuns de aparecer quando a parede é pintada ainda úmida ou a tinta é aplicada em excesso. Para evitá-las, prepare a parede corretamente e evite sobrecarregar o rolo. Outro erro é deixar a tinta escorrendo, o que acontece por excesso de tinta no rolo. Para isso não acontecer, basta retirar o excesso na bandeja antes de aplicar.

Por último, mas não menos importante, uma cobertura falhada pode ser causada por falta de demão ou tinta muito diluída. Isso pode ser evitado ao respeitar o número mínimo de demãos e as instruções do fabricante no rótulo da tinta.

A Nova Época Imóveis espera tornar esse processo mais fácil para você com este guia completo de como pintar parede em casa sozinho, mas caso ainda não se sinta seguro, é indicado procurar um profissional, pelo menos para maiores orientações. Agora que você sabe como pintar parede sozinho e repaginar o ambiente de casa, que tal dar uma olhada nas opções de imóveis que temos disponíveis no nosso site e escolher um que você possa pintar do jeito que preferir? Fale com um dos nossos corretores — eles estão sempre à disposição para ajudar!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":